domingo, 16 de janeiro de 2011

EXERCÍCIO - VARIAÇÃO ENTRE ATAQUE RÁPIDO E ATAQUE ORGANIZADO

Exercício desenvolvido no Gerenciador de equipes de Futebol - L.A.FuTeBoll

Um dos principais problemas que venho observando nas equipes, é a percepção as possibilidades que o jogo proporciona em cada lance, e a melhor escolha a ser tomada.

A maior parte das equipes tenta jogar sempre da mesma forma embora o jogo proporcione outras situações que exigem outros caminhos, por exemplo, equipes que valorizam a posse ao extremo tem dificuldade em fazer uma transição rápida para aproveitar uma desorganização momentânea, e equipes que jogam em transições tem dificuldade em perceber quando devem ficar com a bola e iniciar um ataque organizado, muitas vezes por não ter qualidade suficiente para isso.

O exercício acima tem o propósito de gerar isso, situações de superioridade em que o jogador com a bola consiga perceber se é possível chegar rapidamente ao gol com jogadas em profundidade, ou se é necessário circular a bola gerando assim espaços do lado contrário para um futuro aproveitamento.

O exercício se baseia inicialmente em um 5 x 3, porém muitas variações podem existir como a colocação de um 1º volante na equipe em superioridade, isso é interessante principalmente quando se inicia um ataque organizado por este jogador ser uma referência ao início da organização.

A equipe de 3 pode aumentar por exemplo para 4 ou 5. É interessante manter uma superioridade grande que proporcione neste dia uma certa margem de sucesso grande tanto na criação quanto na finalização.

Este exercício pode ser usado todos os dias com mais ou menos tempo, nesta figura coloquei como um exercício de velocidade de contração que seria mais apropriado para sexta-feira, com tempos de 10 á 20 segundos com recuperações internas no exercício de cerca de 2 jogadores, ou seja 3 por posição. Em caso de dois por posição é necessário ter cuidado com a sequência de participações para não haver uma grande fadiga, ai é interessante fazer tempos menores de exercício, em caso de mais de dois pode-se fazer tempos maiores.

Grande abraço.
Luis Esteves