BIBLIOGRAFIAS

Aqui dedicarei um espaço para divulgar e indicar livros e trabalhos acadêmicos que considero interessantes, contrariando o professor José Guilherme Oliveira que afirma haver poucas publicações sobre o assunto Periodização Tática. Como critério colocarei coisas que já lí por completo, ou por capítulos através de consulta:

____________________________


TRABALHOS ACADÊMICOS

MODELAÇÃO TÁTICA DO JOGO DE FUTEBOL

Autor: Júlio Garganta
 
Dissertação apresentada às provas de doutoramento no ramo de Ciências do Desporto, pelo professor Júlio Garganta. É um trabalho muito completo e merece ser impresso e estudado de forma detalhada.


A (In)(Corpo)r(Acção) Precoce dum jogar de Qualidade como Necessidade (ECO)ANTROPOSOCIALTOTAL

Autor: Jorge Maciel

Para mim é esta o melhor trabalho acadêmico realizado sobre Periodização Tática. Primeiro pela profundidade, segundo pelo volume de informações. Tudo pode ser lido neste trabalho.

LIVROS

O DESENVOLVIMENTO DO JOGAR SEGUNDO A PERIODIZAÇÃO TÁTICA

Autora: Marisa Gomes
Livro originado da monografia acadêmica da professora Marisa Silva, especificamente sobre periodização tática, muito bem elaborado pedagogicamente, seguindo uma lógica que possibilita um esclarecimento inicial bom sobre a metodologia. É para mim o melhor livro sobre o tema.

MOURINHO - PORQUÊ TANTAS VITÓRIAS?

Autores: Bruno Oliveira, Nuno Amieiro, Nuno Resende e Ricardo Barreto
 Livro organizado por Bruno Oliveira, Nuno Amieiro, Nuno Resende e Ricardo Barreto. Foi o primeiro livro lançado com maior ênfase a metodologia utilizada por José Mourinho. É um ótimo livro, só é preciso ter cuidado para não sair alérgico a dimensão física após a leitura. O último capítulo para mim é o melhor, é o mais denso de ler porém é o que mais contribui em termos metodológicos na minha opinião. 


ESTA PÁGINA ESTÁ EM CONSTANTE CONSTRUÇÃO!