domingo, 14 de março de 2010

A MONTAGEM DA SEMANA DE TREINOS - 2ª Parte - O MORFOCICLO E OS PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS




PRINCÍPIOS

Antes de entrar no assumo principal, vou colocar algumas definições de princípios, também colocados por José Guilherme Oliveira, aos quais devemos saber diferenciar, existem diferentes tipos de princípios, e achei pertinante colocar isso aqui para gerar um melhor entendimento:

José Guilherme coloca:

Existem 3 tipos de princípios de jogo:

1- Princípios fundamentais

  • Recusa a inferioridade numérica

  • Evita a igualdade numérica

  • Cria a superioridade numérica

2- Princípios específicos ou culturais:


OFENSIVOS:

  • Penetração

  • Cobertura Ofensiva

  • Mobilidade

  • Espaço

DEFENSIVOS:

  • Contenção

  • Cobertura defensiva

  • Equilíbrio

  • Concentração

3- Princípios específicos relacionados ao MODELO DE JOGO:

  • Estes princípios são variáveis de modelo a modelo, dependem da idéia do treinador dentro dos quatro momentos do jogo.

Achei importante colocar estas definições, pois as vezes entramos em determinado assunto, sem ter passado por outros e isso pode gerar lacunas entre uma idéia e outra, coisa que devemos tentar preencher, muitas coisas não serão lembradas ou citadas, pois o futebol em seu treino e competição é muito complexo, mas esse post mesmo, é um post de risco, pois cito muitas coisas das quais não sou o inventor, nunca falei com Vitor Frade, não sou José Guilherme nem o Mourinho, porém acredito na filosofia que a Periodização Tática nos proporciona, e tento a cada dia descobrir mais e treinar melhor para jogar melhor e tenho visto isso acontecer, portanto o que digo aqui não é nenhuma verdade absoluta, é só um dos muitos caminhos que podemos seguir, inclusive na própria periodização tática, sem jamais deixar de ser específico.


________________

RELATÓRIO - FC PORTO

Bom, analizando um relatório que tenho sobre a equipe junior do FC Porto, cheguei a conclusão de que citar aqui, o que um dos principais utilizadores desta metodologia seria mais interessante do que citar meu próprio dia à dia, então, farei isso, colocarei o relatório que o estudante Bruno Marques Fernandes Pivetti elaborou, em Março de 2006, a partir de um estágio de observação, com a comissão técnica em treinos e jogos, com imagens e explicações bem definidas.

Vou fazer interpretações gráficas dos exercícios, e colocar as fotos retiradas pelo autor. Achei interessante este relatório, que acabou me ajudando a interpretar melhor uma sessão de treino em periodização tática, juntamente com literaturas atuais com a da Marisa Silva e Jorge Maciel. Isso será um assunto posterior.



___________________________



MORFOCICLO PADRÃO E OS PRINCÍPIOS DA ALTERNÂNCIA, PROPENSÕES E PROGRESSÃO.


O morfociclo padrão é a forma como organiza-se os treinsmentos da equipe semanalmente, visando sempre o jogo anterior e o próximo jogo. A diferenã entre Microciclo e Morfociclo é que, o microciclo em sí, são somente sessões, de determinado número, normalmente de 3 a 14 sessões, que a comissão programa, porém elas podem assumir diferentes formas, e levar a diferentes objetivos.

Já o Morfociclo se chama Morfo ( ¹Morfologia: Tratado das formas que a materia pode tomar) ou seja, queremos que tome forma o nosso modelo de jogo, e para isso acontecer existem alguns processos, dentre eles o da continuidade, a semana de treino em algumas dinãmicas será sempre a mesma, o que alterna são os assuntos que surgirão dentro dos problemas apresentados no jogo, por isso Morfociclo, porque queremos modelar a equipe a certa forma.

Alguns utilizadores desenvolveram o que chamam de morfociclo padrão, que é uma sequencia de uma semana de treinos, que leva em consideração apenas o jogo anterior e o próximo. Este morfociclo foi publicado algumas vezes em literatura como a de Oliveira, Amieiro, Resende 2006, e Barreto e Gomes 2008. Isso não significa que não exista um mesociclo ou um macrociclo, porém estes são apenas guias gerais de programação e planejamento, com menor interferência no processo de treino do que o morfociclo.

Este é:
MORFOCICLO PADRÃO SEMANAL

Basicamente podemos definir 5 dias de treino e um de folga, nestes 5 dias, três são aquisitivos e dois recuperaticos, em casos de categorias menores, por exemplo, em que não se treina sábado, seriam dois dias aquisitivos e um recuperativo, ou existe a possibilidade de se treinar na segunda-feira, cada treinador poderá moldar seu morfociclo da forma como achar mais adequado, o exemplo acima é só um molde para entendimento.
A cada dia, o morfociclo levará em consideração, através dos proncípios e das sub-dinâmicas físicas determinado objetivo, levando em consideração:
PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS - O GUIA DO TREINAMENTO
Todas as citações retiradas do PDF de José Guilherme Oliveira:
____________
PRINCÍPIO DA ESPECIFICIDADE
Na Periodização Táctica a Especificidade é um princípiometodológico que contextualiza tudo o que é feito. Sóse considera algo Específico quando está relacionadocom o Modelo de Jogo que se está a criar.Desta forma, a Especificidade é sempre Substantiva.

O cumprimento do Princípio da Especificidade só érealmente atingido se durante o treino:

• Os jogadores mantiverem um elevado nível de concentração durante o exercício;

• O treinador intervier adequada e atempadamente perante o exercício.

• Os jogadores entenderem os objectivos e as finalidades do exercício;

O princípio da especificidade deve assumir uma organização fractal, os exercícios que criamos devem ser fractais do jogo que pretendemos.
PRINCÍPIO DA ALTERNÃNCIA HORIZONTAL
Alternãncia do tipo dos níveis de concentração e do tipo de esforço que os dias exigem, de acordo com o grau de recuperação e aquisição da equipe de acordo com o último jogo e com o próximo jogo.

Basicamente os exercícios irão apresentar 3 características de contração muscular que interagem, com mais ou menos densidade, são elas:
- Velocidade de contração
- Tensão de contração
- Duração de contração
A contração muscular pode ser excêntrica ou concêntrica, dependendo do dia, se estimula mais uma do que outra através dos exercícios propostos, porém esta sub-dinâmica é totalmente subordinada ao modelo de jogo e a dimensão tática.
PRINCÍPIO DA PROGRESSÃO COMPLEXA
“Montagem” e “Desmontagem” dos Princípios e dos Subprincípiose sua Hierarquização durante o PadrãoSemanal e ao longo dos Padrões Semanais, consoante aevolução da equipa.

PRINCÍPIO DAS PROPENSÕES:

Densidade de Princípios, Sub-princípios e Sub dos Subprincípi osque se pretende treinar e do tipo de esforço/sub-dinâmicas requisitados em cada dia dasemana.
  • Os problemas da equipe no último jogo
  • Os objetivos semanais
  • As características do adversário
DIAS DA SEMANA

Quadros explicativos são colocados para gerar melhor entendimento, eles levam em consideração 4 formas de manutenção do treino:

  • Tensão - É a tensão que a contração muscular será exposta. Quanto mais contrações excêntricas maior a tensão.
  • Duração - É a duração de contração muscular. Quanto mais longo o exercício maior a duração das contrações, em geral mais concêntricas.
  • Velocidade - É velocidade de contração muscular. Quanto mais rápida for solicitada a ação, mais rápida a contração, em situações curtas e velozes.
  • Desgaste Emocional - É o desgaste que o exercício irá proporcionar. Relacionado aos seguintes critérios:
  • Complexidade do(s) princípio(s)
  • Complexidade da dinâmica
  • Quantidade de jogadores
  • Espaço de jogo
  • tempo de diração do exercício

Descontínuo - É a duração do exercício, quanto mais descontínuo mais curto será.


TERÇA-FEIRA:

Primeiro dia de treino, caso a folga seja segunda, isso depende do treinador.

Exercícios (relacionados com o Modelo) que promovam: Situações descontínuas, semelhantes ao jogo, mas comdensidades de “tensão”, “velocidade” e “duração” reduzidas das contracções musculares, com o objectivo de se promover arecuperação, fisiológica e emocional.

QUARTA-FEIRA:

Exercícios (relacionados com o Modelo) que promovam:Situações muito descontínuas, semelhantes ao jogo, que contemplemuma grande densidade de: acelerações e travagens, mudanças dedirecção e velocidade, saltos e quedas, remates,... (semprerelacionadas com os sub-princípios e os sub dos sub-princípios...).Devem ser realizados em espaços curtos, com um número reduzido dejogadores, e o tempo de exercitação do exercício também deve serreduzido.




QUINTA-FEIRA:

Exercícios (relacionados com o Modelo) que promovam:Situações descontínuas, semelhantes ao jogo, que contemplemuma grande densidade (principio da propensão) decomportamentos relacionados com os princípios e sub-princípiosdo Modelo.Devem ser realizados em espaços grandes, com um númeroelevado de jogadores e o tempo de exercitação do exercício deveser “longo”.


SEXTA-FEIRA:

Exercícios (relacionados com o Modelo) que promovam:Acções descontínuas, semelhantes ao jogo, que contemplem umagrande densidade (princípio da propensão) de comportamentosrelacionados com os sub-princípios e os sub dos sub-princípios...Os exercícios devem promover uma elevada velocidade de decisãoe de execução.Devem ser realizados em espaços que permitam contemplar osobjectivos referidos. O tempo de duração dos exercícios deve serreduzido.



SÁBADO:

Exercícios (relacionados com o Modelo) que promovam:Situações muito descontínuas que possam contemplar tensão evelocidade de contracções musculares altas, mas com reduzidadensidade e duração.Os objectivos são promover a recuperação, fisiológica e emocional,e “pré-activar” a equipa e os jogadores para o jogo do dia seguinte.



Bom, no proximo post coloco o exemplo de operacionalização semanal que o José Guilherme utilizou, acho que será um bom exemplo, já que retirei o modelo de jogo citado do post anterior das citações dele mesmo.
Abraço
Luis Esteves
_______________________________
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GOMES, Marisa Silva; Do Pé como Técnica ao Pensamento Técnico dos Pés dentro da Caixa Preta da Periodização Táctica - Um estudo de caso - Monografia de Licenciatura apresentada na Faculdade de Desporto da UP - Porto. 2006, 111 p.
OLIVEIRA, Bruno; AMIEIRO, Nuno; RESENDE, Nuno; BARRETO, Ricardo; Mourinho: Porque tantas vitórias? Editora:Gradiva, Lisboa. 2006. 223p.
OLIVEIRA, José Guilherme Granja; Padrão Semanal - PDF - Sem data.
OLIVEIRA, José Guilherme Granja; Periodização Tática: Um modelo de treino. Universidade do Porto - PT . Sem data.
1 - SILVEIRA BUENO; Mini-Dicionário da lingua portuguesa. São Paulo - Editora: FTD . 2000

2 comentários:

Cerverinha disse...

¿Cuando publicas el post con la parte práctica?

Luis Esteves disse...

Estou tendo problemas na configuração das postagens, estou tentando resolver o mais rápido possível.

Abraço