terça-feira, 3 de agosto de 2010

A VARIEDADE DOS EXERCÍCIOS


"Os exercícios apenas são potencialmente específicos."
José Guilherme Oliveira


Pessoalmente durante muitos anos me preocupei em exercícios. tanto é que o que originou o meu Gerenciador, em seu primeiro protótipo, foi o armazenamento dos exercícios. Pensava eu que o mais importante era ter muitos exercícios diferentes, com o intúito de não enjoar o jogador, deixar a equipe sempre motivada com novos exercícios. E de fato, isso acontecia.



Muitas vezes fui parabenizado por metodologicamente ter diversos tipos de exercícios "difíceis", as vezes copiados, as vezes adaptados, as vezes criados, diferentes do que os outros treinadores da mesma realidade apresentavam, o que de certa forma valorizava meu trabalho, metodologicamente no meu ambiente inicial me valorizei assim. Na época essa era uma preocupação.



Acho que sempre será, porém a forma como essa preocupação acontece é que mudou. Hoje não me preocupo mais se o exercício é fácil ou difícil, se tem muitas ou poucas bolas, quantos cones ou estacas usamos, quantas regras tem, etc.. essas preocupações, que antigamente para mim eram importantes pois deixavam o exercício mais atrativo, mais chamativo pros jogadores e treinadores/colegas, nada mais eram do que enfeites, coisas desnecessárias, hoje são secundárias, continuam importantes porquê envolvem a complexidade do exercício, mas estão totalmente subjugadas ao princípio do modelo.



E o desnecessário nada mais é do que peso morto para levar, então precisamos jogar fora. Vejo hoje que a simplicidade é um dos maiores segredos dos exercícios. Um simples quadrado pode gerar muitas coisas boas para um modelo. O mais importante em um exercício não é o exercício, mas sim a propensão que ele gera no comportamento que se quer da equipe.



Portanto, digo aos treinadores iniciantes que entram neste blog, não baseie sua metodologia em coleções de exercícios de outros treinadores, pegue e copie alguns que sirvam para o modelo, porém, escolha os poucos e bons e neles crie a sua operacionalização semanal, uma grande variedade desconexa acaba por tirar a progressão complexa da equipe, pois a preocupação em não enjoar o grupo, ou querer agradar este ou aquele, acaba deixando de lado o mais importante que é a evolução do modelo.



Esse erro é muito comum e eu mesmo já cometi muitas vezes, é o que eu chamo de tapar um buraco e abrir outro, na verdade, durante todas as semanas do ano, teremos que dar propensão ao modelo, de forma muito equilibrada, para que não haja estabilização desse ou daquele princípio, ou ate mesmo uma desvalorização. É necessário sempre gerar novas crises para que haja a evolução.



Para isso, não dá para ficar variando muito os exercícios, deve-se sim variar, porém, sem mudar muito a estruturação, apenas mudando um ou outro objetivo, porém com os mesmos princípios sempre, de forma mais ou menos complexa, lembrando que quanto mais evoluido for o modelo mais rico em termos de comportamentos ele será e os exercícios devem acompanhar isso.


Grande Abraço
Luis Esteves
la_futeboll@hotmail.com

3 comentários:

Anônimo disse...

excelente artigo! porém gostaria de colocar umas questões...

1º - penso que os treinos devem reflectir o jogo, isso já está mais que esclarecido, ou seja, jogar com intensidade, sempre com bola, etc.

2º- porém, penso que os exercícios devem ter em conta as características dos jogadores, a correcção de erros de jogo para jogo, e outros factores

3º- vendo o 2º ponto, concluo então que apenas 1 ou 2 exercícios deverão ser feitos quase de modo fixo, surgindo numa grande parte da época.

Penso que fiz uma concordância com o artigo, porém existe um ponto no qual eu não concordo:

- obviamente que um treinador se quer ser excelente deve criar os seus exercícios também, mas com a evolução que o futebol está a ter, e com a informação que a Internet dá, existem e irão existir milhares de exercícios óptimos: seleccionar alguns é uma tarefa díficil...

Luis Esteves disse...

Concordo com você.

Eu mesmo, usava exercícios antes que hoje já não uso mais.

O que me refiro é, escolher alguns, de determinada estrutura, e usar eles sempre, com algumas variações, meramente motivacionais.

Os exercícios são fundamentais para a propensão dos princípios, e realmente selecionar alguns é uma tarefa dificil e demora tempo, precisa de prática e testes, acho que tu pode fazer de 2 a 4 exercícios fixos, levando em conta que tu tem 4 dias ou 5 dependendo do morfociclo. No final das contas, o importante mesmo é o princípios, dois exercícios diferentes podem treinar de forma igual o mesmo princípio em propensão.


Grande abraço!

Marcelo Schmitt disse...

Exatamente o que conversávamos esses dias professor, obrigado pelo esclarecimento.
Grande Abraço