terça-feira, 10 de agosto de 2010

A ORGANIZAÇÃO FRACTAL DO FUTEBOL NOS SEUS CONFRONTOS

“As boas equipas, marcam muitos golos em transição, mas também em organização ofensiva e bolas paradas, portanto, o número de golos, deve estar distribuído de forma equilibrada.”

José Guilherme Oliveira
2006
A proposta de organização fractal do jogo de futebol que é colocada por diversos autores que falam sobre a periodização tática me parece ser fundamental, para o entendimento da não separação de forma "valorizada" das dimensões do jogo nos treinamentos.

Para mim o entendimento de fractal, e consequentemente fragmentação, vai ao encontro da manutenção da complexidade da tomada de decisão. Sendo o futebol um jogo de tomadas de decisão constantes, dentro de diversas dimensões organizacionais ( Individual, Setorial, Intersetorial e Coletiva) não podemos em nenhum treino, excluir por completo a tomada de decisão, devemos sim apenas regular a propensão em que ela irá ocorrer, dentro da complexidade dos princípios e seus sub comportamentos.

O futebol pode ser interpretado de forma fractal, o jogo em sí representa de formas diferentes, em diferentes ângulos a representação do jogo total

Os confrontos que ocorrem no jogo podem ser vistos em diversos tamanhos e números, sendo assim uma constante relação micromacro de jogo. A riqueza do treino deve estar exatamente na inter-relação entre as decisões. Não consigo velorizar um treino em que só exista a organização ofensiva, ou apenas a organização defensiva desconectada das transições. Separar estes momentos é o mesmo que desconectar as fases do jogo e o resultado disso é uma diminuição drástica da velocidade de tomada de decisão perante os acontecimentos do jogo.

O treino nunca pode valorizar a desconexão dos momentos, quebrar essa lógica interfere diretamente na velocidade coletiva da equipe.

Vou exemplificar aqui uma sessão de treino que pode privilegiar diversas formas de fragmentação do jogo, pretendendo nunca emprobecer o mesmo com situações inexpecíficas a determinado tipo de jogo.

FRAGMENTAÇÃO INICIAL - VALORIZAÇÃO INDIVIDUAL
MICRO-PRINCÍPIOS

Aquecimento técnico, com condução e muitos toques na bola, a princípio com muito pouca  complexidade e com liberdade de movimentos e ações, dentro de uma propensão. Estabeleci 3 circúitos diferentes em que queria uma preocupação grande com a condução e dribles, e seus detalhes mais técnicos.

Valorização da técnica individual como ativação

Após cerca de 3 Minutos, alongamos e contínuamos por mais 3 minutos. A preocupação foi totalmente individual, com o gesto motor e a eficiência na execução dos fundamentos propostos.

PEQUENA FRAGMENTAÇÃO
MICRO-PRINCÍPIOS

MICRO-CONFRONTOS

Após o aquecimento, passamos para uma preocupação um pouco maior, e realizamos um exercício em pequenos campos em que havia o confronto 1x1, com a utilização de apoios, para a realização de passes verticais.


1 contra 1 com apoios

SITUAÇÃO DE JOGO

Confronto 1 contra 1 - Qualidade Individual


PEQUENA FRAGMENTAÇÃO
SUB-PRINCÍPIOS

MICRO-CONFRONTOS

Dentro de uma sequência de complexidade seguimos para um exercício em que a participação de 2 jogadores com mais dois apoios aumenta a complexidade das ações. Mais possibilidades de escolha aparecem e o jogador neste momento passa a ter muitas possibilidades. Neste momento o modelo de jogo específico passa a dominar as ações e exclui / inclui ações.

2 contra 2 com apoios laterais

SITUAÇÃO DE JOGO


 
2 contra 2 - Qualidade individual e Coletiva


MICRO-CONFRONTOS

MÉDIA FRAGMENTAÇÃO
SUB-PRINCÍPIOS E PRINCÍPIOS

Seguindo uma progressão de complexidade vamos a um exercíício com maior valorização das combinações ofensivas em circulação, ainda de forma aposicional,  porém visando uma determinada estrutura organizacional. A partir daqui a preocupação se torma mais coletiva e a complexidade aumenta.



4 contra 4 com 8 apoios

SITUAÇÃO DE JOGO





TRANSIÇÃO OFENSIVA

Criar situações em que exista a valorização da posse e situações em que exista o aproveitamento da desorganização do adversário na transição ofensiva.

MICRO-CONFRONTOS

MÉDIA FRAGMENTAÇÃO
SUB-PRINCÍPIOS E PRINCÍPIOS

Exercício com preocupações estruturais específicas, relacionadas as funções ofensivas e defensivas da estrutura e do modelo. Maior complexidade pois aumentam as preocupações com a densidade de princípios e tomada de decisão.
 
 
5 contra 5 em estrutura posicional

SITUAÇÃO DE JOGO




GRANDE CONFRONTO
PRINCÍPIOS

Exercício final com grande propensão a grandes princípios, sem fragmentação, o jogo em só acontece de forma adaptada com os componentes originais, formatados a propensão que o espaço delimitado irá gerar.
 

11 x 11 + 11 (Em casos de grupos pequenos pode ser apenas 11x11)
É importante salientar que 11x11 com determinados objetivos relacionados ao modelo de jogo é diferente do antigo Coletivo, não tem nada a ver um com outro, a não ser a utilização de 11 jogadores contra 11.

SITUAÇÃO DE JOGO


11 contra 11 - Organização coletiva geral


Dentro destes exercícios podemos valorizar diversas dimensões da fragmentação do jogo. Temos a possibilidade de, em cada sessão inserir determinada propensão de algo, como por exemplo, exercícios setoriais, e variar situações em cima deste fragmento, ou também é possível realizar uma progressão no próprio treino, iniciando em uma situação individual e terminando em uma situação coletiva complexa.

Como os exercícios citados, tem possibilidade de participação em diversos dias da semana, o tempo de exercítação irá ser maior em exercícios que estiverem melhor inseridos no dia, por exemplo, na quinta-feira o exercício mais valorizado em termos de tempo de exercítação poderá ser o exercício 11x11, na quarta-feira poderá ser o exercício 4x4 + 8...etc.

Grande abraço
Luis Esteves

5 comentários:

Braccini disse...

Ok!
Acrescentei seu link no meu blog, aguardo retorno!
Futebol – Paixão e Profissão
Abraços!

Anônimo disse...

Caro Luis,
a complexidade dos exercícios da sua semana de treinamento vai aumentando com a proximidade do jogo ou há um "relaxamento emocional" antes do mesmo??

Abraço,
Alberto Tenan.

Luis Esteves disse...

Alberto

Ela aumenta de terça para quarta, de quarta para quinta, quinta atinge um pico de complexidade e desgaste emocional alto, porém menor que o jogo pelos intervalos de recuperação.

Sexta já reduz pensando na recuperação do jogo do final de semana.

Grande abraço

Unknown disse...

Perfeitamente Luis, obrigado pelo esclarecimento.
Uma curiosidade: no caso de um jogo no meio da semana e outro no final de semana, como ficaria o grau de complexidade??

Abraço,
Alberto Tenan.

Álvaro Alves disse...

Caro sr.Luís, queria apenas perguntar se posso adicionar o seu mail de modo a colocar algumas perguntas sobre futebol... agradeço desde já

P.S: era aquele anónimo que colocou um comentário por pontos no artigo da variedade dos treinos...