quarta-feira, 25 de agosto de 2010

EXERCÍCIO - RETIRADA DA PRESSÃO


 A construção de uma forma de jogar implica tempo. Nesse sentido, a periodização é o tempo que é gasto na construção do jogar que o treinador pretende. Neste sentido, o período que temos é normalmente de um ano. Mas depois há sub-períodos que eu utilizo e que são os mais determinantes no processo de operacionalização, que é o padrão semanal. Como temos jogos, normalmente, semana a semana, é esse o período que utilizo para preparar a equipa para o jogo seguinte. Eu considero o padrão semanal de extrema importância porque é ele que me vai dando, através dos treinos e dos jogos, as indicações de evolução ou não da equipa e dos jogadores, relativos aos padrões de comportamento desejados. Em virtude disso, surge a possibilidade de permanentes ajustes de todo o processo. Ou seja, através do padrão semanal nós podemos gerir a evolução de todo o processo de construção da forma de jogar.

José Guilherme Oliveira


EXERCÍCIO

 


Exercício para a habituação de mecanismos de retirada da pressão de forma curta e longa.

- Variação:

AO RETIRAR A BOLA DA PRESSÃO, A EQUIPE QUE O FEZ GANHA O APOIO DOS JOGADORES DA ESPERA PARA FINALIZAR NA GOLEIRA GRANDE TAMBÉM, SENDO ASSIM UM JOGO DE 10 CONTRA 5.
Basicamente é formado por equipes de 3, 4, 5, ou 6 Jogadores (depende da propensão que se quer), em que um dos jogadores fica num campo contrário, dando uma referência de retirada da pressão longa, e os apoios funcionam como mecanismo de retirada da pressão curta.

Após essa retirada de pressão longa inicia-se um novo processo de organização ofensiva e defensiva de ambas as equipes, onde quem deve finalizar na goleira é a equipe que conseguiu a virada, quem defende a goleira é a equipe que deixou a virada ocorrer.

Possíveis princípios objetivados:

- Retirada da pressão (automática pelo objetivo do exercício)
- Posse e circulação - 3 passes no mínimo, podendo aumentar para haver a retirada
- Zona pressionante - na transição deve haver a RECOMPACTAÇÃO seguida da pressão na zona da bola.

Também pode-se enfatizar:

- Situação de 1x1
- Condicionamento do adversário
- Identificação do lance vertical ou da valorização
- Criação de Linhas
- Mecanismos Ofensivos - Movimentações planejadas
- Mecanismos Defensivos - Sobra, Linha de Impedimento
- Finalização
- Linhas de entrada
- Tempo de entrada



Grande abraço
Luis Esteves
la_futeboll@hotmail.com

Nenhum comentário: