sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ESTÁGIO - GRÊMIO FBPA - JUNIORES



Tive a oportunidade de estagiar do dia 1º ao dia 10 de novembro nos juniores do Grêmio FBPA, categoria esta comandada pelo treinador Cristian de Souza. Gostaria de agradecer a recepção de todos os profissionais que tive a oportunidade de conviver nestes dias, onde pude observar treinos e um jogo, tendo um grande crescimento na minha formação profissional e pessoal sem dúvida, afinal jamais havia participado da realidade diária de um clube gigante como o Grêmio FBPA, ainda mais em uma categoria junior.

Agradeço então aos professores Mário, Felipe, Rogério, Vinícius e Cristian, o pessoal do juvenil que tive a oportunidade de ter rápidas conversas Ema, Marcelo e Túlio, além dos profissionais Jéferson ,Egíidio e Seu Osmã, além do pessoal da direção nas figuras do Paulo Araújo, Rogério, Mauro Rocha, Edson Aguiar e João Antônio, agradeço a todos pela atenção, abertura e recepção, e parabenizo pelo exelênte trabalho.



Abaixo irei colocar alguns exercícios e fotos que representam algumas ideias do professor Cristian e da sua comissão assim como do clube, demonstrando que existe uma congruência entre treino e jogo, entre planejamento e ações dentro de um Modelo de Jogo previsto pelo treinador e pelo clube:



É importante salientar alguns pontos para reduzir a margem de descontextualização:

  • A equipe se reapresentou nesta exata semana.
  • Esta semana foi utilizada como readaptação ao esforço.
  • Semana aberta para avaliações com futuros reforços para competições previstas.
  • Acompanhei na maioria dos dias somente um turno dos treinos.
  • Não vou colocar os tempos de exercitação  e recuperação, porém é importante salientar que todos os exercícios seguiram a lógica de aquisição e recuperação respeitando também as sub-dinâmicas físicas força, resistência e velocidade.
Exercício de 2x2 - Ocorreram muitas variações deste tipo de exercício com grande preocupação em correções individuais sobre diversos elementos do Modelo de Jogo.

EXERCÍCIO 1


Aquecimento - Muitas variações com coordenativos em escada, pequenos circúitos e alguns exercícios técnicos.
Exercícios intersetoriais - Variações sempre buscando a circulação desde o goleiro, e movimentações previstas de acordo com o jogador que possui a bola.

EXERCÍCIO 2



Exercício Intersetorial

EXERCÍCIO 3

Treinamento de Goleiros - Preocupação com o Modelo de Jogo e o entendimento dos goleiros no processo.
EXERCÍCIO 4


Centro de Treinamentos de Eldorado - Um verdadeiro paraíso para o treinamento de uma equipe de futebol, poucos tem uma estrutura como essa.

Um grande abraço
Luis Esteves

2 comentários:

GELCIUS VIEIRA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gilson disse...

Luis, venho aqui parabenizar pela excelência apresentada em todas as postagens e pela formatação do blog, desde a defesa pela livre divulgação de trabalhos até as metodologias aqui apresentadas, que só fazem crescer ainda mais a nossa profissão e o jeito como devemos encarar os desafios das mesmas. Sabe que sou fã confesso do teu trabalho, e acredito que apesar de divergirmos em alguns aspectos, temos pensamentos semelhantes sobre as conjecturas do jogo. Um conselho ao amigo que postou aqui em cima é tentar utilizar os exercícios aqui propostos na sua prática profissional exatamente do jeito que assimilou a atividade, depois conforme o entendimento vais alterando certos aspectos para que o exercício seja construtivo para tua equipe.
Abraço Luis, Gilson Dorneles