Este exercício segue um contexto Intersetorial. Existe a Intersetorização Defesa/Meio e a Meio/Ataque.
Neste caso quero dar uma ênfase a mecanismos de organização ofensiva da 1ª fase, que se baseia como em uma das últimas postagens que fiz em organizar e criar espaços para entrar em situações frontais com uma bola nos meias que ali são representados pelas goleiras. Detalhe que as goleiras estão de perfil para o lateral, e o mesmo exemplo pode ser colocado pro volante, representando uma entrada de bola frontal no meia.
Quanto a equipe verde, está equipe tem como ênfase dois momentos:
G+5 x 3
1 Momento - Pressão alta, que consiste em ir buscar a bola de forma relativamente organizada, com constantes dobras e uma zona pressionante realmente em conjunto. Na figura a pressão inicial é feita pelo trio de ataque (Verde).
6 x 5 +G
2 Momento - Se conseguir o desarme, lateral, ou falta, imediatamente entram os atletas vermelhos, que representam alí o setor de meio campo. A partir daí o jogo passa a ser 6 x 5. A equipe de 6 tenta finalizar em organização na goleira grande.
Ao concluir o objetivo, volta o início e a pressão inicial é feita pelo vermelho, deixando o verde na espera.
Ao concluir o objetivo, volta o início e a pressão inicial é feita pelo vermelho, deixando o verde na espera.
Grande abraço
Luis Esteves
2 comentários:
Excelente exercício professor Luis!
Atividade que trabalha em conjunto princípios ofensivos e defensivos do modelo de jogo, ideal para quem tem "pouco tempo" para resolver os problemas da equipe.
Grande Abraço,
Alberto Tenan - Treinamento Futebol.
professor
Obrigado, fico feliz que tenha gostado.
Quanto ao exercício é bom para vários comportamentos, e um deles que dei ênfase nesse dia foi a pressão e as dobras dela pois ali ocorria uma pressão intersetorial, embora com apenas um triangulo de pressão.
Quanto ao tempo, quanto mais específico for o treino, menos tempo vamos precisar acredito eu, por isos não podemos perder tempo.
Grande abraço Alberto!
Postar um comentário