sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A ORGANIZAÇÃO DO JOGO

Tenho o prazer de publicar o artigo enviado a mim pelo professor Thiago Duarte. Conheci o professor num destes momentos em que não há uma idéia planejada e o acaso simplesmente acontece mesmo acreditando que as coisas não acontecem por acaso, e através de algumas particularidades tive a possibilidade de ir até o Grêmio FBPA em 2009 e lá conversar com os professores Lucas Oliveira, Rafael Vieira e Thiago Duarte. Fui até lá e em meio a conversar sobre meu Gerenciador chegamos ao assunto periodização tática. Vale dizer que o pessoal citado, formavam (e ainda forma, com exceção do professor Rafael Vieira que hoje esta na seleção brasileira) na época a equipe da CDD do Grêmio, responsável pela análise de desempenho da equipe profissional, dentre outros serviços ao clube. Ao conversarmos sobre periodização tática, Lucas, Thiago e eu, falamos de diversos sub-assuntos e essa conversa para mim pessoalmente foi uma verdadeira descoberta guiada, pois dali retirei posteriormente a idéia de construir esse blog. Então tenho uma verdadeira gratidão a estas pessoas pela abertura e a disponibilidade de desenvolver conhecimento dentro de uma área tão competitiva como é o futebol. Obrigado Rafael,  Thiago e Lucas por aquela conversa. As imagens são por minha conta.

______________________________

ARTIGO DE REFLEXÃO


Organização ou Organiza"ação"

Thiago C. Duarte
___________________________________________________

"...quem não sente, não entende!"
" Um treinador de futebol que só sabe de futebol é um péssimo treinador de futebol"
Vitor Frade

Organização é o resultado da relação/interação entre ordem e desordem em um sistema, que formam por si só só um novo sistema organizado e organizante.

Difícil é estabelecer o equilíbrio entre ordem e desordem a fim e se criar um sistema organizado. Portanto tendo em vista a construção de uma organização, o que causa inquietação e indagação é a sua p´ropria construção: A organização deverá ser construída a partir do todo (A partir da ordem), ou se ela deverá ser construída a partir da interação das suas partes (a partir da desordem)?

Se a organização que se pretende é uma organização complexa (flexível e regenerável) tende-se a edificar a partir da interação de suas partes. Caso pretenda-se uma organização rígida e estável tende-se a construir a partir do todo pretendido. dentro do futebol é possível visualizar essa afirmativa muito claramente.
"O que a organização perde em coesão e rigidez ao se complexificar, ela ganha em flexibilidade, em aptidão a se regenerar, a jogar com o acontecimento, com o acaso, com as perturbações"
Edgar Morin



Quando há um encontro entre equipes "Desorganizadas" versus "Organizadas" , pensamos a priori que este confronto irá favorecer as equipes "organizadas". Mas, comumente, não é isso que acontece. Desorganizar uma organização desorganizada ( baseada em ações que que se ordenam e não na ordem pela ordem)  é muito mais complexo do que desorganizar uma organização organizada. Talvez seja por isso que é muito mais fácil quebrar um copo de vidro do que um copo de plástico, pois as moléculas do vidro estão mais rígidas e mais ordenadas em suas ligações, do que as de plástico. Neste caso o equilíbrio entre ordem e desordem, inclina-se muito mais para a ordem que à desordem.

Abalar o equilíbrio entre ordem e desordem é o que desorganiza qualquer tipo de organização. Seja ela organizada ou desorganizada. O difícil é encontrar a ordem na organização desorganizada com o intúito de desorganizá-la (...como é difícil encontrar padrão na maioria das equipes do futebol brasileiro).

Encontrar um padrão nas equipes desorganizadas, achar ordem na estrutura que pondera muito mais para a desordem, é muito complexo. Dentro de campo, talvez isto seja possível apenas com atletas que consigam ler o jogo, interpretar o que as interações do Futebol estão à dizer naquele momento. Verdadeiramente assim conseguiremos abalar a estrutura de qualquer organização, esta simbiose dicotômica entre ordem e desordem. Ter aquele(s) atleta(s) que tenha(m) a capacidade, inata ou adquirida, de abalar o equilíbrio instável da organização dentro do jogo.


"Em momentos de construção de um time, temos que ter princípios fundamentais e ele representa todos estes princípios: Ambição, Disciplina e Solidariedade."
José Mourinho, AS - 01/10/10

Uma equipe organizada no Futebol é flexível ao momento para manter sua rigidez. No qual em determinado momento do jogo (ofensivo, defensivo e transição) ela tem que ser flexível para manter a rigidez da equipe. Todavia, o atleta precisa ser criativo e ter liberdade, dentro desta organização que se pretende, afim de cumprir esta estabilidade necessária, neste momento.

No futebol, eu diria que a organização de uma equipe é o encadeamento das relações/interações entre cada atleta que produz uma unidade complexa/sistema. Porém não podemos esquecer que o Futebol é o confronto de duas equipes, ou seja, de dois sistemas, por via, de duas organizações. Assim esse encontro causa uma nova organização entre dois sistemas. Ao final essa organização será favorável à uma equipe ou outra.

Toda organização (no Futebol ou não) comporta diversos níveis de subordinação quanto aos seus componentes. No entanto, o desenvolvimento dessa organização não significa necessariamente crescimento das imposições, das leis impostas sobre os atletas; a verdadeira organização, dita complexa, se estabelece nas "liberdades" dos indivíduos que constituem a equipe de Futebol.  Há sempre, em todos os sistemas (E digo aqui o futebol como um sistema), mesmo nos que excitam criatividade, ligações entre as partes, coerções, que impõem graus de restrições e servidões. O todo assim, neste sentido, é menos que a soma das suas partes. Pois no futebol determinamos e desenvolvemos especializações e hierarquizações, servidões e repressões.
.
" En el campo, el Barcelona é lo mismo de antes. Pero en el club en habido cambios y la cuéstion és que no afecten a un modelo que tanto éxitos ha dado y que el mundo entero admira, mejor no tocarlo"
Cruyff
2010


Portanto, o Sistema Futebol é ao mesmo tempo mais, menos e diferente que a soma dos seus atletas (suas partes). Mas também é verdade que fora do Sistema Futebol, os atletas são menos, eventualmente mais, de que qualquer forma do que ele seriam dentro da equipe de Futebol. Mas por quê? Porque cada atleta tem uma dupla identidade (Iniesta é sempre Iniesta, porém há muitos Iniestas, um que interage com Xavi, outro que interage com Touré, assim como outro que joga na seleção espanhola com Xabi Alonso). Uma identidade dentro do Sistema Futebol e outra fora do Sistema Futebol. Ele tem uma identidade própria e participa da identidade da equipe (o jogar que se pretende). Por mais diferentes que a identidade de cada atleta possam ser, eles ao constituírem um sistema têm pelo menos uma identidade comum de vinculação à identidade da equipe e de obediência as regras organizacionais.

Por exemplo, nas sociedades humanas, o indivíduo tem a dupla identidade, pessoal, profissional, e familiar. Não nos comportamos da mesma forma em nosso ambiente de trabalho, com os amigos, com o cônjugue, etc. Mas isso não quer dizer que somos falsos ou qualquer coisa do tipo. Isso quer dizer que em cada ambiente social temos restrições e servidões diferentes, pois as interações que temos com o meio e com as pessoas que constituem o ambiente faz com que tenhamos estes comportamentos distintos e diversos (Constrangimentos coletivos; tarefa, meio e do envolvimento).

"Por fuera todo parece igual. Pero por dentro no lo es."
Cruyff
2010



O que é necessário compreender são as características de cada atleta. A equipe deve ser uma unidade, pois ela é formada por atletas que são diferentes, porém inter-relacionados. Cada atleta dispõe de qualidades próprias e irredutíveis, mas elas devem ser construídas e organizadas (Por isso é importante pensar a ordem através da ação a Organiza"ação" e não a ação através da ordem).


"O segredo do bom futebol actual é, os jogadores mesmo em posições diferentes em campo, pensarem a mesma coisa, ao mesmo tempo, em cada situação de jogo, não distinguindo a defesa e o ataque (e missões) de forma tão clara pelos seus intérpretes. Começar a atacar (recuperada a bola) pelos defesas e começar a defender (perdida a bola) pelos avançados. Viverem no mesmo território de elite apesar de terem vindo de "planetas" diferentes."
Lobo
2010



Com isto, não se pretende total subordinação das ações individuais às coletivas, ou seja, o que se quer é que cada atleta encontre dentro desta concepção de organização coletiva o espaço necessário para refletir a sua própria personalidade/identidade, improvisação e criatividade. Pretende-se assim assegurar a coordenação e cooperação dos seus comportamentos, pois parece ser este o aspecto que consubstancía o aumento da eficácia da equipe.

Contudo, "Não necessariamente a maior eficiência leva a eficácia" . Aliás um dos problemas mais complexos que determinam a eficácia de qualquer estrutura de uma equipe de Futebol é a forma como os atletas desenvolvem a sua ação dentro da organização da própria equipe.




"Sim Mister, ele faz isso, sim. E vai fazer outra vez neste jogo. Mas...Quando?"

"FORMAR (Criar situações para que a equipe forma a sua identidade) e não FORMATAR (Impor uma identidade."

 "É preciso pensar o futebol a partir da bola"
Vitor Frade.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PESSOAIS:

EQUIPES ORGANIZADAS X EQUIPES DESORGANIZADAS

Concordo com o professor quando diz que é muito dificil desorganizar algo que já esta desorganizado, é mais difícil do que desorganizar algo organizado, pelo simples fato de que é possível criar uma estratégia para isso, ou seja, quando se prevê um comportamento, é possivel criar previsões de um contra-comportamento, mas quando não existe um padrão de comportamento isso se torna muito mais imprevisível.

FORMATAÇÃO X FORMAÇÃO

Esse é pra mim um ponto importante de discussão. Formar ou formatar? Eu atualmente tento formar equipes, porém dentro de uma formatação prevista. Ou seja, formo pois a equipe em sí tem seus componentes e eles ao interagirem acabam Formando um novo sistema, porém este sistema precisa ser formatado por um determinado comportamento pré-estabelecido, porém flexível, e certamente em meio a esta Formação, alguns conceitos em termos hierárquicos podem sofrer alterações, ou seja, coisas perdem e ganham importância com determinados jogadores. Porém acredito que não deva haver uma prostituição do treinador, se um treinador é contratado por um clube, existe a lógica de que ele foi contratado por um histórico, então, não há sentido em mudar tudo, porém pequenos ajustes obrigatóriamente precisam ser feitos pelo simples processo histórico do clube.

AS INTERAÇÕES DO SISTEMA

É outro ponto interessante. Considerando uma escalação, não devemos subestimar a estrutura de jogo. Embora ela seja menos importante do que o Modelo, e seja possivel usar estruturas parecidas em modelos diferentes, a estrutura proporciona em sí a maior parte das interações entre os elementos do sistema. Portanto é diferente colocar por exemplo um jogador em uma ponta direita, por exemplo, que terá interações com os jogadores que jogam por ali, pode facilitar ou não o jogo deste jogador, por isso a estrutra também deve ser muito valorizada e consequentemente os contatos de interação que irão gerar os jogadores de posições próximas, além da facilitação ou não de determinados comportamentos do modelo.

A DESORGANIZAÇÃO ORGANIZADA

Ao meu ver, quando jogamos contra equipes sem padrão em termos mais aprofundados, pois acredito que sempre exista um padrão, mesmo que o padrão seja não ter padrão. E ai entramos na pergunta: Como jogar contra uma equipe que não apresenta um comportamento lógico? A meu ver a unica solução é ter um Modelo de Jogo flexível, a ponto de mesmo não mudando, se ajustar a determinados processo e e desta forma conseguir impor o seu tipo de jogo. Ou seja, a unica coisa que eu acho que não deva ocorrer é a modificação do comportamento em molde do constrangimento proposto pelo adversário. É fundamental acreditar no modelo, porém também é fundamental que este modelo seja variado a ponto de prever diversos tipos de jogo.

____________________________________________


Grande abraço
Luis Esteves

_____________________________

PROMOÇÃO GERÊNCIADOR!



Estou fazendo duas promoções do dia 13 até o dia 31 de Dezembro de 2010 relacionada ao gerenciador que venho comercializando no blog. Estarei dando o desconto do envio para qualquer lugar do Brasil. Ou seja, até a data acima citada o gerenciador terá o custo de 100 reais. Após esta data o preço volta ao normal e o valor passa novamente a 100 reais + o preço do envio.


A segunda promoção é que nestes gerenciadores comercializados nesta data estarei enviando junto, dentro do programa o Caderno de Organização para Treinadores e profissionais do futebol, que pode ser visto em:


( O caderno neste caso será enviado por PDF e deverá ser impresso).

Sobre este assunto contacte diretamente em:
la_futeboll@hotmail.com

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Luis, primeiramente muito obrigado por suas palavras e postar meu artigo em seu blog.
Mas gostaria de fazer alguns comentário:
Quando escrevo equipes desorganizadas, quero dizer que elas são organizadas porém de uma forma mais desorganizadas, por isso que são "Desorganizadas". Mas essas equipes "desorganizadas" sao organizadas, pois a organização de uma equipe sempre vai haver, mesmo se juntarmos nossos amigos e fizermos um futebol entre nós. Lembre na minha palestra que quando falei de organização me referi a uma interação entre ordem e desordem de seus elementos. Equipes que poderam mais para a ordem são mais rígidas e esteriotipadas que as que ponderam mais para a desordem. Porém há um limiar que separa a organização complexa e a organização "desorganizada". A organização complexa necessita da desordem, nasce da desordem e usa a desordem à seu favor, à sua organização (i.e. Barcelona, Internazionali 09/10). Lembre disso.
O jogo de Futebol na minha opinião, para os mais expert, não é mais imprevissível. E nós temos a total condição futuramente de prever esse "imprevisível". Se soubermos mais sobre as interações e compreender mais as partes que forman o todo, que por sua vez irá confrontar o outro todo, formado por partes, previamente sabido.
Quando tu falastes de que treinas com uma formatação prevista, te digo: cuidado!!! Como passei na palestra do Seminário, a organização ideal parte da desordem de um sistema e não da ordem. Formas previstas de se jogar são ordem que colocamos aos atletas para que eles produzam a organização. Porém isso causa rigidez, Luis. Rigidez à organização. Se queres uma organização compleza, parta da desordem! Experimente isso. Perceba que assim seus atletas ficaram mas "soltos" em campo, saberão o que fazer em diversas ocasiões.
Modelo de Jogo Flexível. Quando falamos de Modelo de Jogo remetemos a Periodização Tática, pois este nome veio desse conceito. Modelo de Jogo por si só é flexível. E por isso quando falamos de Modelo de Jogo flexível, estamos sendo reduntantes, e ao extremo. Claro que muitas pessoas não sabem o que é MJ, pois tem esse conceito como um conceito diferente do que é de verdade. Mas nós (e digo eu, você e mais meia dúzia de pessoas) sabemos o que é e o que não é.

Mas temos que voltar a conversar mais pessoalmente, te faço um convite: para a próxima temporada vamos nos encontrar mais assiduamente!?

Grande abraço
p.s. espero ter ajudado.

Luis Esteves disse...

Professor, o convite está aceito certamente.

Vamos ter que conversar sobre isso porque vejo que é um assunto realmente complexo. É de fato e concordo que a rigidez em termos de jogo previsto, seja algo que produza uma certa cegueira situacional em determinados momentos nos jogadores, baseados em uma formatação muito grande em cima de determinado Modelo, o exemplo citado acredito que é sobre isso, Barcelona x Inter em que o Barcelona acreditou até o final no seu modelo mesmo que a situação buscasse um outro tipo de jogo, me corrija se estiver errado.

Eu concordo, porém pra mim a complexidade disso está no seguinte: Tenho uma ideía de futebol, o futebol que me atrai, o futebol que gosto de ver, e ele tem determinados conceitos, posse, circulação, e os outros princípios que para dar vida a este devem existir como a retirada da pressão, a zona pressionante etc..

Quando falo em uma certa formatação é partir deste tipo de jogo, porém, sabendo que nem todos os jogos serão possíveis ter 70% 80% de posse, que mais cedo ou mais tarde haverão momentos em que a equipe deve jogar de forma mais direta, e isso é treinado e esse conceito também existe, mas buscamos sempre o nosso comportamento padrão aquele jogo que faz a equipe como equipe se sentir bem. Porém este ano tivemos situações em que não pudemos jogar este tipo de jogo pois o jogo apresentava outros elementos que acabavam inibindo o nosso jogo preverido, então partimos para um outro tipo de jogo, um Modelo mais adaptado a situação, e vencemos, equipes individualmente superiores. Mas não fazendo neste ponto as coisa sque realmente gostamos, mas também gostamos de ganhar. Porque o jogo é jogo e de fato, ele pode ser previsível na analise, e nas escolhas, e talvez ai é que esteja o sucesso do Mourinho.

Neste ponto não temos uma ordem, mas existe digamos uma base, é como uma base musical, ela esta ali e para o músico improvisar precisa ser feito nas escalas certas se não ficará fora do tom e o solo não será bem escutado, então o jogador em sí, não tem uma previsão de ação, mas sim de comportamento, pois o Modelo está ali para isso para dar a ele um embasamento coletivo, saber sem perguntar o que o outro vai fazer, é aquilo que diz o lobo no artigo, e concordo totalmente: ´No futebol atual uma equipe de verdade é aquela em que todos ou quase todos os jogadores pensam a mesma coisa ao mesmo tempo em determinada situação, embora existam hoje na minha equipe algumas movimentações base, para criação e aproveitamento de espaços, isso é como um botão de ajuda, quando precisa esta lá para usar.

Mas de fato é muito complexo, vamos conversar sobre isso pessoalmente e vou voltar a te questionar sobre isso, mas como tu faria isso, partiria da desordem nos treinos?

Grande abraço!