quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

EXERCÍCIO - CIRCÚITO DE JOGOS DE TENSÃO

"Se o Pep me dissesse para eu me atirar do terceiro anel do Camp Nou eu pensaria: 'Deve ter algo bom lá embaixo'."


Daniel Alves, sobre Pep Guardiola
Site da FIFA





POSSE E CIRCULAÇÃO:

Preocupação com a organização ofensiva

Neste campo jogam 4x4+1. A Equipe com goleiro deve fazer o gol em uma das goleiras pequenas, a equipe sem goleiro deve fazer o gol na goleira grande. O mais importante neste campo é manter a posse, portanto para efetuar a finalização na goleira grande é necessário realizar no mínimo 5 passes, quem faz o gol na goleira pequena pode pontuar a qualquer momento. O objetivo é se manter finalizando na goleira grande, ou seja caso pontue em uma das goleiras pequenas, troca-se de meta, se por ventura houver gols na goleira grande, se mantém atacando na mesma a equipe que pontuou.

ZONA PRESSIONANTE:

Preocupação com a organização defensiva

Neste campo jogam 4x4 em um quadrado com 4 goleiras nas pontas. O objetivo do jogo é pressionar o mais alto possível, fazendo uma retirada da pressão curta e um gol em uma das goleiras distantes da mais´próxima a que a bola foi roubada.

RETIRADA DA PRESSÃO:

Preocupação com a transição ofensiva

Neste campo ocorre um confronto 2x2 no centro, com apoios de 4 jogadores por fora. Os apoios só podem jogar em segurança, e a retirada da pressão deve ser feita pelos jogadores do centro, forçando uma maior criação de linhas de frente para as metas, se não o normal é um comodismo com a retirada da pressão pelos apoios que não tem pressão contra, ou tem maior liberdade para pensar. O Objetivo do exercício é retirar a bola da pressão entrando e pontuando em metas do lado oposto. Exigir dobras próximas evitando ficar um de cada lado do campo.

RECOMPACTAÇÃO:

Maior preocupação com a transição defensiva

Neste campo existe uma relação setorial ou intersetorial, nos outros isso pode ocorrer também, porém neste há uma maior preocupação com a transição. Jogam 4x4, de forma que fique uma linha contra um losango, o objetivo do losango é finalizar em uma das goleiras, o objetivo da linha é retomar a posse e trocar 3 ou 5 passes, se conseguir isso passa a atacar e o outro grupo defender. A cada desarme e tentativa de circulação deverá haver uma reação rápida a perda da posse concentrando no fecho de espaços das goleiras. Isso deve gerar uma maior responsabilidade em relação aos espaços entre linhas e dobras setoriais. Todos os mecanismos ofensivos e defensivos do setor podem ser treinados neste exercício.

___________________________________

GRÊMIO TEM MAIS UM NA SELEÇÃO SUB-20



Lucas de Oliveira será analista de desempenho

Depois das convocações do zagueiro Saimon e do volante Fernando, o Grêmio cede mais um profissional para a Seleção Brasileira Sub-20 que disputa em janeiro, no Peru, o Campeonato Sul-Americano da categoria. Lucas Martins de Oliveira foi chamado para exercer a função de Analista de Desempenho da Seleção do técnico Ney Franco.

Lucas é um dos profissionais do Grêmio que trabalha no CDD (Central de Dados Digitais) do clube, local onde foi revelado também Rafael Vieira, hoje Analista de Desempenho da Seleção Brasileira profissional comandada por Mano Menezes.

Nesta temporada, o CDD do Grêmio foi citado mais de uma vez pelo goleiro Victor. Durante o Campeonato Brasileiro, ele defendeu cinco penaltis, resultado do minucioso trabalho realizado dentro do CDD.

Funções do CDD :
a) Analisar através de imagens os próximos adversários a nível técnico e tático
b) Analisar através de imagens e por pesquisas os atletas oferecidos ao clube
c) Preparar material audiovisual com as características dos atletas que serão adversários
d) Fazer os scouts das partidas
e) Preparar o material para ser utilizado nas Palestras de treinos e Jogos
f) Monitorar todos os atletas que atuam em todas as Séries do Campeonato Brasileiro
g) Monitorar os atletas brasileiros que estão atuando no exterior
h) Monitorar os atletas estrangeiros

Lucas Oliveira viaja no dia 3 de janeiro e fica com a Seleção Brasileira até a metade de fevereiro.
______________________
Parabéns professor!
Grande abraço
Luis Esteves

Um comentário:

Douglas Tajes Jr. (Juca) disse...

Ótimo isso! É bom saber que a CBF através de Mano Menezes e Ney Franco estão mudando paradigmas e contratando pessoas competentes e novas para funções de suma importância! Parabéns ao Professor Lucas!