domingo, 19 de dezembro de 2010

EXERCÍCIOS EM PEQUENOS GRUPOS


Variações de exercícios em espaço curto, com propensão a circulação e seus sub-princípios, zona pressionante e seus sub-princípios, retirada da pressão e seus sub-princípios, e recompactação e seus sub-princípios. Estes exercícios são variadíssimos no que diz respeito a possibilidade de propensão destes comportamentos.

VEJAMOS:

6+2 CONTRA 1:

Aqui existem 3 equipes de 3 jogadores. Dentro ficam um jogador por equipe, formando um trio em 3 cores. O sentido do jogo é a Posse, com muita circulação e retirada da pressão, evitando passes entre apoios. Vai haver uma superioridade de 2 x 1 no meio, que será variável e dependerá do erro de passe, ou seja, se errar o passe ou for desarmado, passa a ficar em inferioridade, assim como o apoio, se o apoio da cor do jogador que esta no centro errar, ele automaticamente passa a ser a inferioridade numérica.

4+2 CONTRA 2 COM GOLEIRAS:

Neste exercício jogam 4 jogadores no centro, e 4 jogadores por fora como apoios. O Objetivo é circular de forma a finalizar nas goleiras. É possível objetivar determinado números de passes antes de finalizar se quiser, eu prefiro liberar isso. Outro ponto importante é colocar a regra única de ao roubar a bola, ter que pelo menos retirar uma vez a bola da pressão nos apoios para após isso buscar linhas para fazer o gol. É importante salientar que quanto mais exercícios tiverem a possibilidade de finalização, independente da qualidade, melhor. É preciso saber que a manutenção da posse é boa, porém só tem sentido se for para fazer o gol.

6 CONTRA 3 (Retirar os jogadores azuis da figura, contando com dois trios apenas por fora - Verde e Vermelho):

Este é um tipo de bobinho, porém com objetivos muito claros e uma alta intensidade de concentração para haver sucesso. Jogam 6 jogadores por fora, e 3 por dentro.

Os que estão por dentro tem dois objetivos:

1 - Pressionar alto nas extremidades, tentando roubar bolas.
2 - Fechar o espaço interior, evitando bolas cruzadas entre a estrutura.

O grupo que está por fora, tem também dois objetivos:

1 - Circular determinado número de passes.
2 - Entrar com passes verticais dentro da estrutura do trio de pressão.

4 CONTRA DOIS COM CONES:

Neste exercício ocorre uma propensão a cobertura da zona pressionante buscando seguidas dobras diagonais. Quem esta pelo meio em dupla deve pressionar alto, e tentar desarmar, contando a pontuação pelos desarmes. Quem está por fora deve circular a bola a fim de derrubar os cones que se encontrar no centro do campo. É importante a paciência para achar o melhor espaço para derrubar o cone, para isso deve ocorrer constantes retiradas da pressão com certa qualidade.



Quanto a propensão da sub-dinâmica física fica a critério do dia de escolha, porém existe na maioria dos exercícios uma maior propensão para quarta-feira pelo fato do espaço ser reduzido, o número de jogadores no meio relativamente igual, e a solicitação alta, porém, dependerá os tempos de exercitação, dos intervalos, e da pressão, se será ativa (Alta e agressiva) ou semi-ativa ( Média e sem desarme direto, roubando na interceptação).
Grande abraço

Luis Esteves
la_futeboll@hotmail.com

4 comentários:

TodH disse...

Estes são ligeiramente diferentes do que eu estou acostumado. O que normalmente é a área de campo para estes jogos?

Abraco

Tod

Luis Esteves disse...

Ola Tod

Não tenho áreas pré-definidas, mas ficam em torno de 20x20, 15x15, 10x10. Elas variam de acordo com a propensão, com o que tu quer que acvonteça mais. Quanto menor for o espaço maior vai ser a dificuldade em circular, portanto em um grau de progressão desse princípio e dos sub dele tu vai reduzindo o espaço. Se tu quer mais dificuldades na pressão pode aumentar o espaço,consequentemente irá favorecer a circulação se tu quer recuperação reduz a intensidade da pressão, essas são algumas variáveis de propensão que me lembro no momento.

Abraço

Unknown disse...

Prof. Luis Esteves,
mais uma vez sem palavras em mais um post seu. Tá nas minhas leituras semanais aqui, tenho lido todas. Excelentes exercícios, dinâmicas bem definidas com objetivos claros. Continue com o trabalho top de linha professor. Seu gerenciador aqui na minha mão tá um sucesso, tá salvando minha vida! Recomendo a todos!

Abração,
Alberto Tenan - Treinamento Futebol.

Gilson disse...

O bom das férias é que pode-se ler com calma alguns blogs e comentá-los com maior calma. Luis, exercícios em pequenos grupos me parecem ser a melhor forma de inserir o contexto tático do jogo ao aluno/atleta, sabes bem que no contexto de formação de jogadores é muito mais importante habilitar o entendimento da situação (príncipio que se deseja trabalhar ou que está ocorrendo) e o gesto motor mesmo que debilitado deve ser lapidado em segunda plano. Não sou contra os exercícios analíticos, me parecem ser fundamentais em certas ocasiões, mas Balzano (2007) prioriza que a técnica deve estar em função da contextualização do jogo e não o contrário. Trabalhei muito com iniciação ao esporte em 2009 e a metodologia aplicada foi parecida com a periodização defendida por ti e pude notar melhoras no processor cognitivo dos atletas (digamos que o processo cartesiano de divisão de partes deixou de ser o preferido por eles hehe)
abraço