quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

UM GRANDE ABRAÇO AOS AMIGOS DESTE BLOG, UM FELIZ 2010! MUITO OBRIGADO



Gostaria de agradecer, sinceramente a todos que lêem este blog, e se correspondem ou não, através de e-mails e mensagens, muito obrigado a todos pela participação e qualificação que dão a este blog.

Quando decidi começar a escrever algo aqui, em nenhum momento quis direcionar a verdade a minha ideia, não, não acho necessário, pois no futebol não existe verdade, e sim verdades, pois algumas vezes temos a mania de achar que somos donos dessa, quando na verdade ela não tem dono e nunca teve.

Temos a liberdade de seguir por onde quisermos e com quem quisermos, e de pensar de forma diferente, fazer testes, mudar filosofias e quebrar paradigmas, e quando posto aqui sei que posso falar o que quiser sobre a dimensão tática, e técnica, inclusive sem fundamentação teórica, pois a dimensão tática é assim, ela não pode ser cientificável (muda de treinador para treinador, tornando-se empírica de certa forma) , mas a dimensão física sim, esta pode e deve, portanto esta tem que ter fundamentação, precisa ter, e se engana profundamente quem acha que quando se treina em periodização tática, se deixa a dimensão física de lado, ela é tão importante quanto as outras, ou seja é um pilar pro modelo existir, sem ela não existe futebol, aliás, sem nenhuma das dimensões.

Muitas vezes ví coisas muito qualificadas em diversos sites e blogs, porém fora na realidade que me encontrava, um dos objetivos deste blog também é esse, apresento o FC Barcelona, mas também falo da minha equipe que não é nenhum Barcelona, longe disso, é uma equipe muito pequena e pobre, mas a metodologia e a filosofia precisam ser grandes (Mas também realistas!).

Um dos meus objetivos sempre foi o dividir conhecimento, não gosto das pessoas que escondem o conhecimento sobre qualquer assunto, pois acho que são medrosos. Quem sabe ensina, isso é uma realidade, e ensina-se não só em aulas, mas em conversas, em ideias, em exercícios, em comportamentos, até em um momento de silêncio, em tudo então acredito que o conhecimento nunca deve ser escondido, nunca, pois é dele que se progride, esse é o nosso grande dom em relação a todas as outras espécies, a inteligência e a capacidade de raciocinar e aprender diversas coisas, de mudar de ideia, então nada mais humano do que ensinar.

Portanto quero desejar aos amigos que aqui circulam um grande abraço, e continuem postando opiniões, ideias, críticas, pois isso motiva.

Abraço em especial à Lucas Oliveira, Rafael Vieira e Thiago Duarte, pois após uma conversa com os mesmos tive a idéia de realizar este blog, a Rodrigo Cezarin, amigo estudioso e prático apaixonado pela metodologia e parceiro de artigos, aos professores Diego Gomes também parceito de artigos, Diego Salomoni e Rafael Soutinho, minha comissão técnica no EC Cruzeiro, Aos grandes amigos de Cruzeiro Eduardo, Luis Antônio, Marcelo, André, Matheus, Leandro, Cláudio, Pavão, aos amigos de EC São José, Rodrigo (Grande capeão gaúcho 2009!), Rafael, Figueiró, Hodo, Alex, Maicon, Pit, Bebeto, Junior e em especial a Giuliano Moreira, pessoa que me abriu as portas do futebol, ao professor Luis Afonso (Grande professor!), Guilherme Rondon, Gustavo Leão (Grande preparador, parceiro de Junior, excelente profissional e amigo que 2009 me proporcionou), Fabiano Daitx, Cyro Leães , á Felipe Kssessinsky, Marcel Montalban, João Henrique, Cláudio Roberto, Julian Tobar, Rodrigo Albuquerque, Vandilson, Laerte, Gilterlan e todos os amigos que aqui frequentam, um grande abraço!

Um feliz ano novo a todos!

Que o ano de 2010 seja um grande ano de realizações e sorte a todos vocês, um grande abraço!

E pra vc um beijo Bia.


Luis Esteves

4 comentários:

A postante! disse...

Luis é uma das pessoas mais persistentes, focadas e inteligentes que eu conheço.

Sabe o que quer e sempre busca novas estratégias para alcançar seus objetivos.

Apesar de todo o seu potencial, de toda sua sabedoria, está sempre aberto a aprender coisas novas e isso o torna ainda mais sábio.

Admiro muito vc e sei que ainda vai muito longe!

Sabes que és especial!!

Beijoo

Ta tchau!
;)

Unknown disse...

A verdadeira periodização tática, técnica ou seja lá o que cada pessoa acredita, é aquela que é pensada por si mesmo... é aquela que surge nas madrugadas, em um bar, no almoço com sua comissão... O importante que a periodização ou planejamento venha de seus princípios, seus conceitos e mais do que isso, que você possa aplicar aquilo que acredita... também não sei se existe verdade no futebol, mas acredito fielmente naquilo que penso e aplico... parabéns pelo blog e pelos seus conceitos, obrigado pela citação... abraços Rafael Vieira

Prof. Gustavo disse...

Grande Professor Luis Esteves!!! Com certeza umas das grandes conquistas do ano de 2009 foi a sua amizade!!! grande abraço e um excelente 2010!!!

CELIO IVAN disse...

saber e não ensinar de nada vale. saber e repassar é sinal de sabedoria e somente os sábios fazem isto... prbs