segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

FC BARCELONA - MAIS QUE UM TIME, UMA FILOSOFIA DE FUTEBOL

O fato é que o Barcelona entrou para a história, ganhou tudo o que se tem para ganhar em uma temporada, absolutamente tudo, e jogando bem. Este é o detalhe. Nunca mudou sua filosofia, nunca, nem mesmo nos piores momentos como na final em Adu Dhabi.

Um 4.3.3 legítimo, com dois meias, quem joga assim hoje? torço para que, como tudo no futebol historicamente, tenhamos uma maré de 4.3.3 nas equipes brasileiras, com dois meias, um volante, atacantes de ponta e um futebol ofensivo, em que joga-se para ganhar e não para não perder, alguns podem dizer, mas não tem Henry, Messi, mas digo, Mano Menezes fez o mesmo com Dentinho e Jorge Henrique, então, dá. Ou vai me dizer que Pedro é um craque? não, só é bem treinado, é um bom jogador bem treinado, eis a questão.


Viva o 4.3.3, viva a posse de bola, viva o Barcelona, viva o futebol que joga para ganhar.


Um abraço

Luis Esteves

la_futeboll@hotmail.com

8 comentários:

Anônimo disse...

Ein verdade, o Barcelona alternou 433 e 442 durante a temporada toda, pela falta de reservas para xavi e iniesta, muitas vezes guardiola utilizou 442 em linha, até mesmo para poupar o trio ofensivo! Mas o que mais chama a atenção é a alta posse de bola porém como percebemos muitas vezes torna-se um jogo ineficaz quando encontra times bem postados defensivamente

Anônimo disse...

E nessa final, percebemos que a equipe do estudiantes LP é muito envelhecida, estando ao final do jogo em cacos fisicamente rsrsrsrs vale ressaltar também que estavam em fim de temporada, em provavel periodo de transição ou de declinio físico portanto seria lógico que o final de jogo seria de dominio do Barcelona

Luis Esteves disse...

seria lógico se estivéssemos na década de 30 onde se ia de navio para jogar uma competição em outro continente, qualquer um de nós sabe que a preparação desportiva esta avançada demais para cair neste erro de cansaço de fim de temporada, era a disputa de um titulo mundial, certamente houve uma intertemporada para isso.

Não ví em nenhum momento este ano o Barcelona utilizar duas linhas de 4 em qualquer jogo, e olha que assisti muitos jogos. É muito mais fácil defender do que atacar, como diz um amigo, quando se defende basta realizar o modelo de jogo, quando se ataca precisa-se transcender o modelo.

O Barcelona tem uma média de 25 anos, o Estudientes tem uma média de 25 anos, fonte : www.ogol.com.br

O futebol apresentado pelo Barcelona é sempre eficiente, e quase sempre eficaz, tanto e que ganhou 6 titulos em seis campeonatos.

Um abraço

João Henrique T.L.C disse...

Esse Barcelona ja deixou sua marca na historia... Boas Festas e saude para voce professor Luis, espero que proximo ano o blog continue tao bom, em debate e conteudo, como esta sendo.

Um Abraco!

Anônimo disse...

Oras, então não vistes Barcelona e Atlante? Pra citar um exemplo recente? 2 linhas de 4 com messi e ibra na frente, iniesta fazendo as vezes de 3 homem de ataque, mas em maioria do tempo fechando na linha de 4! Assim também foi contra o Rubin Kazan qnd não estavam todos a disposição e também contra a Inter quando Ibra e Messi estavam machucados, isso pra citar exemplos recentes!
E intertemporada como o Estudiantes faria se disputou até o final do Apertura Argentino com seu time titular?? É facil supor desse jeito
E repito, o Barcelona apresenta sérias dificuldades quando enfrenta times que optam por uma pressão baixa, esperando o time. Foi assim nesse inicio de ano e também no ano passado.

Luis Esteves disse...

Amigo
toda equipe apresenta dificuldades em construir algo quando a outra ewquipe propoe uma marcação como a do estudientes.

Eu vi Barcelona 0x2 Rubin Kazan, e não me lembro de nenhum ourtro sistema além do 4.3.3, existem variantes, mas a estrutura é a mesma, há quem diga que o barcelona jogou com 3 zagueiros, não, não jogou, só realizou alguns mecanismos do sistema que por vezes torna a equipe com uma estrutura de 3, provavelmente foi o que houve nos jogos que tu citou, certamente o Estudientes fez uma intertemporada, pois é uma chance úbica, eles deviam saber que a chance de disputar outro mundial era dificil, já um campeonato argentino não, duvido que tenham chego desgastados a final, as isso nem eu nem vc saberemos, o que sabemos é que o Barcelona é campeão do mundo, em rendimento, e resultados.

Luis Esteves disse...

Fora que, o Raijkard ja usava a progressão do 4.3.3 pro 4.2.4 quando estava perdendo, isso é normal o Barcelona fazer, sempre que esta perdendo algum jogo, podendo nestes casos em uma transição os dois atacantes de ponta recuarem para a linha dos meios, caso estes estejam em linha a formatação é de um 4.4.2 em linhas, mas a estrutura não é essa , é só um mecanismo defensivo do sistema, pois os dois jogadores de lado são atacantes.

Houve 4.4.2 na temporada, houve eu vi o Iniesta fazer a função de meia abrindo pros lados, em raríssimos jogos, o sistema amplamente utilizado foi o 4.3.3.

Luis Esteves disse...

Aliás, confira se estou errado, mas o Estudientes terminou o argentino em 8?

Ou a tabela que vi esta errada, ou a comissão técnica do estudientes é muito incopetente para não fazer uma planejamento específico para o mundial. Ai amigo, merecia ter sido goleada.