domingo, 27 de dezembro de 2009

A «ATENÇÃO» NO FUTEBOL

Futebol, um fenômeno antropossocialtotal.
Vitor Frade



Conversando com uma amiga psicóloga, sobre assuntos relacionados ao futebol e ao blog, chegamos ao assunto da concentração e da atenção, então, baseados no exercício postado por último no blog, resolvemos, através da visão dela no caso psicóloga, acentuar a participação do processo do treino, como intervenção, na área psico-cognitiva do jogador, ou seja, como o treino deve evoluir o processo de evolução, no caso, como estamos acostumados a falar, da concentração do jogador.

__________________________

A ATENÇÃO CONCENTRADA, DIFUSA E A CONCENTRAÇÃO

O futebol é o desporto coletivo mais difundido no mundo, por tamanha popularidade o nível competitivo aumentou bastante nas últimas décadas, e uma das áreas que vem contribuindo com o crescimento do rendimento é a psicologia.

Uma das contribuições desta dimensão, na visão da Periodização Tática é a Concentração. Podemos definir concentração como...um processo cognitivo que estimula o intelecto a focar em determinados estímulos e/ou contextos.

A recepção de estímulos é constante em nosso dia-a-dia, advindo de todas as partes. A seleção do que e de como focalizamos estas "excitações" vai depender de três fatores básicos. Os fatores fisiológicos que dizem respeito às condições neurológicas, os situacionais que tem a ver com o grau de atuação e solicitação do estímulo, o que pode levar a maior clareza da situação ou não e os motivacionais que tem a ver com a forma que o estímulo é apresentado, gerando interesse.

Acredito que ao se falar em futebol, ou qualquer outro desporto coletivo, o sucesso do alcance das metas de uma equipe dependerá, dentre muitos outros fatores, das estratégias de intervenção do treinador e de sua comissão técnica nos fatores situacionais e motivacionais.

Para isso é importante terem consciência de como um maior estudo deste fundamental processo cognitivo (atenção) pode fazer a diferença durante uma competição. É importante destacar que, de um modo geral, a atenção é dividida em Atenção concentrada e Atenção Difusa. E no esporte coletivo é importante que o atleta tenha bom desenvolvimento nestes dois tipos. A atenção concentrada possibilitará que o jogador foque sua percepção no que está realizando no momento, no drible, na cobrança de falta, no passe, por exemplo e a difusa o levará a perceber todo o contexto, conseguindo visualizar com qualidade vários estímulos ao mesmo tempo: o jogador adversário, a posição do goleiro, o colega de equipe... Durante a preparação para uma competição é importante que junto aos treinamentos sejam realizadas atividades que podem levar os atletas a potencializarem o que já possuem nestes âmbitos, com atividades que podem até mesmo ser associadas ao desenvolvimento de outras habilidades.

Treinar a cobrança de falta, por exemplo, gera ao mesmo tempo um desenvolvimento da atenção concentrada. Já um treinamento com jogadores com coletes de cores distintas na mesma equipe, como a atividade proposta por Julian Tobar no exercício de comunicação (último post), vai gerar um maior desenvolvimento da atenção difusa. Ao meu ver é na difusa que há de se ter um “atenção” especial, já que a percepção do todo pode levar a equipe a se posicionar melhor, trocar passes com mais estratégia, estar atenta ao posicionamento dos adversários e assim, realizar um jogo com mais êxito.


B. Sperandio - Psicóloga



_______________________________



Realmente, o exercício citado gera de fato um alto nível de estímulos relacionados a concentração do jogador no jogo, muitas vezes a mudança de equipes gera um conflito mental, que por repetição acaba por gerar um mecanismo de atenção muito forte, além de outros diversos princípios que podem ser elevados, este, neste exercício me chamou muito a atenção, acho pertinente para nós treinadores sabermos diferenciar as atenções, como foi citado acima, entre difusa, e concentrada, o futebol é em sua maior parte formado por atenção difusa, e em alguns momentos concentrada, ao realizar ou criar um exercício temos que levar isso em consideração.


OBSERVAÇÂO ESPECIAL:

Quero deixar um abraço especial para o meu amigo treinador Rodrigo Santos Silva, do Esporte Clube São José, que na última quarta-feira realizou a proeza de ser campeão gaúcho sub-12, coisa nunca ocorrida no clube, um grande abraço professor, e parabéns pela conquista, vocé é sem dúvida um vitorioso nato.

E ao amigo professor Lucas Oliveira, pelo título do campeonato brasileiro sub-20, ao qual o Grêmio FBPA se tornou bí-campeão nesta terça-feira, um grande abraço professor, parabéns pelo caminho que estra trilhando.


Um grande abraço, obrigado Bia!

Feliz natal a todos!

Em breve deixarei uma mensagem de ano novo.

Luis Esteves

la_futeboll@hotmail.com

Um comentário:

João Henrique T.L.C disse...

Luís, muito legal a abordagem desse assunto, também estou lendo algumas coisas a respeito da concentração, especificamente sua importância no treino - e consequentemente no jogo.

Abraço!