segunda-feira, 23 de maio de 2011

PRINCÍPIOS TÁTICOS DO JOGO DE FUTEBOL



Alguns princípios e sub-princípios que podem ser absorvidos para modelos de jogo no futebol moderno. O quadro resume bem os objetivos e comportamentos que hoje se vê em grandes equipes do futebol mundial. Parabéns aos autores (Professores Israel Teoldo, Júlio Garganta, Juan Pablo Greco e Isabel Mesquita) , o título do artigo original foi abaixo citados na referência bibliográfica.



Fases/momentos de jogo, objetivos e princípios táticos gerais, operacionais e fundamentais do jogo de Futebol (baseado em GARGANTA; PINTO, 1994)
_____________________________

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

COSTA, Israel Teoldo da;GARGANTA, Júlio Manuel; GRECO, Pablo Juan, MESQUITA, Isabel. Princípios Táticos do Jogo de Futebol: conceitos e aplicação.  Motriz, Rio Claro, v.15, n.3, p.657-668, jul./set. 2009.
________________________
Grande abraço
Luis Esteves

2 comentários:

Anônimo disse...

Hehe, muito legal esse artigo. Não sei se o senhor se recorda professor, mas quando o professor Israel fez sua palestra no seminario "Desafios do alto rendimento" ele falou sobre o teste futsat ou gr + 3 x 3 + gr, que mensura o conhecimento tático dos jogadores partindo de escores desses principios. Estou preste a realizar o teste no clube que faço estágio aqui em Belo Horizonte. Parece que vai ser um instrumento pedagógico e tanto! Abraço

Anônimo disse...

Gostaria de fazer uma correção em relação ao nome do teste, o nome correto é “GR3-3GR”. Abraço