terça-feira, 10 de maio de 2011

A ÁGUIA E A GALINHA


A Águia e a Galinha

Era uma vez um camponês que foi a floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Coloco-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros. Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:

- Esse pássaro aí não é galinha. É uma águia.

- De fato – disse o camponês. É águia. Mas eu criei como galinha. Ela não é mas uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.

- Não – retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar ás alturas.

- Não, não – insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.

Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse:

-Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não a terra, então abra suas asas e voe!

A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas. O camponês comentou:

- Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!

- Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia.

E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.

No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurrou-lhe:

- Águia, já que você é uma águia, abra as suas asas e voe!

Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.

O camponês sorriu e voltou à carga:

- Eu lhe havia dito, ela virou galinha!

- Não – respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma ultima vez. Amanhã a farei voar.

No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:

- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!

A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.

Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergue-se, soberana, sobre se mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez mais para o alto. Voou... voou... até confundir-se com o azul do firmamento...

E Aggrey terminou conclamando:

- Irmãos e irmãs, meus amigos! Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus! Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E muitos de nós ainda acham que somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso, companheiros e companheiras, abramos as asas e voemos . Voemos como as águias. Jamais nos contentemos com os grãos que nos jogarem aos pés para ciscar.

(Autor: Leonardo Boff)

________________________________
Grande abraço
Luis Esteves

5 comentários:

Valter Correia disse...

Boas sr Luis.

Ja lhe apresentei o meu site, penso eu. tenho andando a vasculhar o seu site, pois uso o meu para estudar futebol. Escrevo aquilo que aprendo.

Mas digo-lhe uma coisa: para bom entendeder, e logo com a minha filosofia atual de vida, esta história não tem nada a ver com futebol, ou quase nada, mas diz mesmo muito. É o seu melhor post que me lembro de ter lido.

Como eu costumo dizer:

"Inteligente é aquele que, com bons resultados, não segue os padrões que formam a terceira dimensao!"

http://teoriadofutebol.webs.com/apps/blog/show/7003533-guia-e-galinha

Copiei a história e citei um link para o seu site


Muito obrigado :)

Luis Esteves disse...

Valter

Obrigado, gosto muito de ajudar, no fim das contas, é pra isso que serve este blog, ajudar os profissionais do futebol, como eu gostaria de ser ajudado.

Aproveito e parabenizo o teu blog, pois é de muita qualidade mesmo, parabéns, tem muitos textos de qualidade, e merece ser bem visto por todos.

Seu blog já esta na minha lista de blogs, e aproveito esta msg para pedir aos amigos que queiram deixar seus sites ou blogs na minha lista que peçam e fiquem a vontade de citar o meu em suas listas mesmo sem pedir nada, e se eu não colocar, não me leve a mal mas as vezes acabo me esquecendo e deixo passar, só peço que os blogs ou sites tenham alguma coerência com os assuntos tratados aqui.

Grande abraço Valter

Blessing disse...

Boa tarde Professor fica aqui mais um elogio da minha parte, e se o senhor Valter Correia me permite discordar esse história tem tudo, mas tudo mesmo haver com futebol(não com o jogo em si). Principalmente com a batalha que se tem travado entre metodologia analítica, treino integrado e periodização.
Nesse campo fomos todos criados como galinhas e neste momento somos confrontados com um novo desafio, com o primeiro dia das nossas vidas em que nos é dada possibilidade de ser criativos, seguindo o nosso próprio caminho com uma estruração de treinos e operacinalização definida por nós, e principalmente por exercícios criados por nós modelados a nossa forma de pensar o jogo e não a de outros quaisquer, neste momento somos deuses por termos a possibilidade de escolher o nosso caminho!

Grande abraço,
Blessing Lumueno

Douglas Tajes Jr. (Juca) disse...

Bom dia Professor Luis!

Hoje observei um blog de um professor de Portugal que está retirando as postagens do seu blog e do meu e alterando as ilustrações dos exercícios e publicando como sendo de autoria dele (plágio).

Deixarei o link para vc observar: http://trluisrodrigues.blogspot.com/2011/04/circuito-de-passes-e-finalizacao.html

P.S.: eu não conversei com este professor, mas achei uma tremenda sacanagem.

Abraço Juca.

Luis Esteves disse...

Bom dia Juca

Obrigado pelo aviso, já comuniquei o blogspot e o amigo que tem copiado o material, com claro intúito de publica-lo (de forma tosca visto a rasura nas imagens) como seu material original.

As copias não se resumem aos nossos blogs, como também outros como o do Julian.

Grande abraço