quinta-feira, 26 de maio de 2011

EXERCÍCIO


EXERCÍCIO DE CIRCULAÇÃO SIMPLES COM FINALIZAÇÃO

Exercício que visa a circulação da bola em passes diagonais e frontais. Também existe uma pequena finalização no caso ai em uma mini-goleira.

Como questionou em outra postagem similar, o professor Blessing Lumueno, este tipo de exercício tem algumas particularidades. Acredito que uma equipe que tem como base uma metodologia que se baseia (em grande parte) neste tipo de exercício terá sérios problemas quando a equipe estiver jogando 11 x 11, pois a propensão de tomada de decisão deste não retrata a complexidade verdadeira do jogo.

Porém é um exercício auxiliar, que pode ser utilizado para potencialização de:

- Fundamentos: Que se treinados em uma complexidade maior, digamos que de 10 x 8 em estrutura, em que mais elementos entram e dividem a atenção dos jogadores (dependendo da progressão complexa) , podem não ter a atenção necessária, pois quanto mais complexo o exercício, mais difusa será a atenção, e consequentemente as correções serão afetadas pois a tendência é a valorização do mais complexo;

- Aquecimentos: Pode ser utilizado como aquecimento, dentro de uma variante de exercícios, que seguem a mesma lógica, mas com contextos diferentes;

- Exercícios de recuperação: Pela sua baixa solicitação física, pode ser utilizado para a recuperação mental e física de exercícios maiores, com maior grau de complexidade.

Grande abraço
Luis Esteves

_____________________________


Professor Ariel Lanzini e eu, em um treino. Mais um grande profissional que tenho a sorte de trabalhar. Mais um grande treinador vindo do Grêmio FBPA.

Um comentário:

Blessing disse...

Boa tarde professor, de facto compreendi essa mesma situação e numa época inteira de futebol é preciso intervalar por vezes com este tipo de exercício para aquecimento, recuperação ou até dependendo da sensibilidade da equipa treinar realmente uma lacuna específica que detectamos.
Fica novamente o abraço pelo esclarecimento anterior, e continue o bom trabalho.

Blessing Lumueno