sexta-feira, 1 de abril de 2011

EXERCÍCIO


EXERCÍCIO
MANUTENÇÃO DA DISTÂNCIA DAS LINHAS DO BLOCO
ORGANIZAÇÃO OFENSIVA E TRANSIÇÃO DEFENSIVA

OBJETIVO:

Fazer com que a equipe esteja permanentemente próxima, possibilitando um jogo apoiado de circulação, e em caso de perda da bola, uma rápida pressão com os jogadores mais próximos. A referência de aproximação do bloco são os quadros horizontais, que possibilitam a existência de 4 quartos no campo.

REGRA:

A equipe deve ocupar apenas dois quartos do campo, usando como referência o homem que tem a bola, independente de circulação curta ou longa.

1º MOMENTO

A equipe inicia a circulação no seu campo de defesa, com máxima abertura e profundidade, organizando a estrutura de forma muito posicional. Neste momento a bola se encontra no 1º quarto, e a equipe se encontra entre os dois primeiros quadros.


 2º MOMENTO

A equipe escolhe um local, após a criação de espaços pelo lado ou pelo centro, ao escolher entra e avança com a bola circulando. Neste momento a bola se encontra no 2º quarto, e a equipe deve perceber a evolução da bola e não deixar as linhas entre jogadores abrirem demais, para facilitar uma futura transição defensiva.


3º MOMENTO

A equipe continua progredindo e criando linhas diagonais, principalmente com os jogadores de meio, e a variação entre pontas e laterais. Salientar que a equipe deve avançar como bloco, ocupando apenas dois quadros. Pode-se avançar de forma curta, ou pode-se utilizar bolas em profundidade por cima da linha de defesa, independente da forma como a equipe vai entrar no campo adversário, é necessário existir a ocupação de apenas dois quadros.


4º MOMENTO

A equipe neste momento deve criar os espaços para finalizar pelo lado ou pelo meio, de acordo com a movimentação e os mecanismos previstos e finalizar, sempre com o bloco próximo, se por ventura o azul recuperar a bola, deverá trocar certo número de passes, ou então pode-se colocar mais jogadores, como um ou dois atacantes atrás da linha de centro, e caso o azul retome a bola, deve fazer uma ligação rápida por cima da linha, naturalmente o vermelho deverá eliminar isso com uma pressão rápida ao jogador que estiver com a bola.

Grande abraço
Luis Esteves
la_futeboll@hotmail.com

2 comentários:

Blessing disse...

Caríssimo Mister Luis Esteves, venho seguindo o seu trabalho desde a poucos dias, depois de ter descoberto o seu site este me abriu novas perspectivas, e foi este site que me levou a comprar um dos vários livros recomendados na Biblioteca.
Como português obviamente que optei pelo livro de José Mourinho (Porquê tantas vitórias) e partir daí foi uma descoberta guiada até ao grande génio do professor Vitor Frade e agora vou continuar a busca pela perfeição no modelo de priodização tactica a começar pelos Sub 17 de uma equipa local.
Tenho estudado imenso e com ajuda do meu grande companheiro que está num curso de motricidade humana e tal como eu partilha das mesmas ideias, posso dizer que fomos inspirados por si e como tal devo deixar o meu agradecimento, dizer que li todos os posts sem excepcção e vou continuar a acompanhar o seu trabalho.

Muito Obrigado

Continue o bom trabalho

Luis Esteves disse...

Amigo, lhe agradeço de coração o comentário. Fico feliz em poder ajudar com as ideias que coloco aqui. Fico feliz que isso possa ser um disseminador do futebol de qualidade.

Grande abraço ao amigo
na próxima por favor deixe seu nome