sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O ALONGAMENTO ANTES, DURANTE E DEPOIS DO TREINO


Caderno de Educação Física, Estudos e Reflexões, v.3, n.2, p.67-78, 2001
"O alongamento feito antes do treinamento de força, juntamente com o aquecimento, prepara o corpo para qualquer atividade em seguida, podendo prevenir lesões, tanto musculares como articulares. No entanto, o treinamento de flexibilidade excessivo, realizado antes do treinamento de força máxima e de resistência, pode causar uma diminuição da força, prejudicando o treinamento. Os exercícios de alongamento também podem ser feitos durante o treinamento de força, como intermédio entre um exercício e outro, conforme a sua necessidade (recuperação metabólica ou relaxamento). Do mesmo modo, durante o treinamento, a flexibilidade pode ser trabalhada, através de exercícios com pré-estiramento ou por meio de trabalho excêntrico."

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO TREINAMENTO DE FORÇA
Jociane de Carvalho
Gustavo A. Borges


Futuramente pretendo fazer uma postagem somente sobre alongamento, flexibilidade e coisas afins, eu utilizo alongamento antes e depois do treino, e em determinado tipo de treino durante os exercícios nas trocas de um exercício para outro, com fins como ditos acima, de recuperação metabólica e relaxamento, dependendo do dia do morfociclo, com mais ou menos enfase, e em alguns treinos, valorizamos a flexibilidade de forma mais acentuada. O alongamento no caso citado é o ativo não balístico, e também o balístico que utilizamos através de movimentos coordenativos.

_____________________

EXERCÍCIO

COLETIVO
11X11
GRANDES PRINCÍPIOS
RESISTÊNCIA AO MODELO


Demarcação de 3 setores do campo, em que deve-se dar uma maior valorização de determinado tipo de passe em algum deles, ou ter determinado tipo de comportamento em algum deles, exemplo: no setor central os jogadores devem constantemente retirar a bola da pressão, de preferência em diagonal para o último terço do campo.

Neste desenho existe uma limitação de espaços, nas extremidades existe uma situação de 2x1 (dois defensores x 1 atacante) dá pra inveter, 2 atacantes contra 1 defensor, para facilitar a vida dos atacantes, quando a equipe conseguir fazer essa ligação intersetorial, que é o objetivo maior desse exercício.

EXERCÍCIO

INDIVIDUAL
SUB-SUB-PRINCÍPIOS
VELOCIDADE COMPLEXA


EXERCÍCIO

INDIVIDUAL
SUB-SUB-PRINCÍPIOS
VELOCIDADE COMPLEXA


Exercícios que visam a precisão dos fundamentos específicos do jogo em alta velocidade, porém com extrema precisão, ou seja, não adianta ter velocidade sem precisão, portanto deve-se evitar a pressa, buscando a máxima eficiência e eficácia nas ações.
As setas e informativos definem as ações no exercício.

EXERCÍCIOS

FC INTERNAZIONALE
4X2 - VELOCIDADE DE CIRCULAÇÃO + MECANISMO DE PRESSÃO E COBERTURAS

FC BARCELONA
VELOCIDADE COMPLEXA COM FUNDAMENTOS ESPECÍFICOS



ORGANIZAÇÃO DE JOGO

BAYERN DE MUNIQUE
LIGA DOS CAMPEÕES 2010
OITAVAS DE FINAL


Resolvi postar essa foto pela possibilidade de visualização da equipe toda (menos o goleiro) em transição defensiva. Ví a equipe do Bayern jogando em duas linhas de 4, porém ao olhar esse jogo cheguei a conclusão de que não eram duas linhas de 4, e sim, um 4.5.1 escalonado com o Tomas Muller entrando nas costas do Mário Gomez, como um segundo atacante, formando com bola um 4.2.4, em transição defensiva já recupera a posição de meia, e forma um 4.1.4.1 ou um 4.2.1.2.1. É interessante ver a compactação em relação ao espaço e a bola da equipe.

Grande abraço
e beijo Bia.
Luis Esteves

Nenhum comentário: