segunda-feira, 6 de setembro de 2010

EXERCÍCIO


“ Meu Deus, agradeço por me dar forças e convicção para cumprir a tarefa que me confiou.
Obrigado por me guiar sem hesitar através de muitos obstáculos em meu caminho e por me manter determinado quando o mundo parecia perdido.

Agradeço sua proteção e seus sinais ao longo do caminho.

Obrigado pelo bem que eu possa ter feito e lamento muito pelo mal.

Combati o bom combate, terminei a corrida, mantive a fé!”

Tomóteo, II carta - Capítulo 4 Versículo 7.

“A fé é a minha flor de luz no campo da escuridão, o que me dá forças para seguir em frente”
O livro de Eli

EXERCÍCIO
TÁTICO-TÉCNICO
Criei este exercício baseado na dinâmica do 1.4.3.3 que utilizo e ele demonstrou potencializar um tipo de circulação que gosto nas minhas equipes, foi interessante o treino dele.

Gerou inicialmente uma sensação de facilidade, pois é fácil, só que ao trocar de cone, junto com a circulação da bola muitos atletas se perdem, e ai iniciam conflitos. Foi bem interessante ver a reação dos jogadores ao aparecimento desses problemas, como tentavam corrigir, foi muito parecido com conflitos que surgem em jogos, e que muitas vezes eles não conseguem resolver sozinhos, pois estão acostumados com a intervenção podadora (podadora porquê no momento em que o jogador começa a pensar na solução o treinador intervem e faz isso por ele, instintivamente, pois quer sempre acertar, fazendo do jogador um simples reprodutor de técnicas, e não um produtor de jogo de futebol) do treinador que resolve todos os problemas, ou seja, se o exercício não esta funcionando, logo o treinador para, e pensa pelos atletas, não gerando assim nenhuma autonomia na resolução dos problemas. Intervir é bom, aliás no treino é talves uma das principais funções do treinador, porém, pode ser um vício, o vício de querer controlar tudo e que tudo aconteça como o planejado, isso não vai acontecer. O planejado ja deve levar em conta as possibilidades de variáveis que nem foram pensadas e quando isso ocorrer é necessário criatividade para solucionar o problema. Existem sim os princípios que geram o comportamento da nossa equipe, mas este comportamento tem muitas formas de acontecer, é ai que esta a capacidade de tomada de decisão e resolução que o jogador precisa ter e desenvolver. Que não se confunda isso com a intervenção para atingir determinado princípio ou comportamento que não esteja ocorrendo ou que ocorra com muita frequência em qualquer dimensão, as vezes o jogador não percebe, neste momento de alguma forma o treinador precisa fazer com que ele perceba, de preferência por sí só, o erro que esta cometendo e o que isso esta gerando para a equipe.

Portanto determinados exercícios vão gerar o erro, o insucesso, o fracasso perante uma situação, ai cabe ao treinador deixar que os atletas percebam isso, percebam o porque erraram e como podem fazer para atingir determinado comportamento que queremos para a equipe. Isso vai de encontro aos treinadores que, ao ter determinado insucesso no treino terminam chateados porque o treino não deu certo, dependendo do estágio de desenvolvimento que a equipe esta esse é o melhor treino.

O jogo esta ai para quem quiser entender, e por sí só o futebol é um grande problema, muitos problemas aparecem e precisam ser rapidamente solucionados, as vezes pelo treinador em termos estratégicos, mas principalmente pelos jogadores, no aqui e agora do jogo.

Bom, Exercício de baixa complexidade para habituação de tipo e direções de passe. Nele estão presentes passes diagonais, e pode-se fazer uma variação com um passe frontal, basta não cruzar o passe entre o circúito.

Exercício interessante para a variação de passe curto e longo., tensão e principalmente PRECISÃO do passe, quem quer ter posse de bola precisa ter um passe muito preciso, rápido e tenso, de preferência com um bom primeiro toque, ai esta o tal fundamento do jogo.

Grande abraço
Luis Esteves

Nenhum comentário: