quinta-feira, 30 de setembro de 2010

EXERCÍCIO

EXERCÍCIO
INTERSETORIAL
COLETIVO



Exercício em que pode-se valorizar qualquer princípio ou sub-princípio de um modelo de jogo que valorize posse, circulação, pressão, retirada da pressão e seus sub-princípios.

Jogo: 10 x 5

1º Momento:

A equipe com 10 circula a bola buscando as goleiras pequenas ( geração de uma melhora na 1ª Fase da Organização Ofensiva - Organização) , ou se preferir a goleira grande (geração da 2ª e 3ª Fase da Organização Ofensiva - Criãção e Finalização, neste caso irá ocorrer isso no 2º momento do exercício).

A Equipe com 5 (Intersetorial) tenta defender as goleiras pequenas, e em caso de desarme, fazer o gol na goleira de cones, rapidamente. Naturalmente em caso de perda, a equipe com 10 deverá fazer uma rápida pressão afim de evitar esse ponto dentro do seu espaço interior.

É importante salientar que os campos dividem a equipe verticalmente, com o propósito de:

1 - Identificar zonas de Pressão e dobras posicionais;
2 - Identificar os lados de atuação;
3 - Identificar as possibilidades e mecanismos de retirada da Pressão;
4 - Os jogadores amarelos são Jogadores Centrais da equipe, ou seja, Volante e Atacante de Centro, portanto estes tem passagem livre pelos dois quadrados.

2º Momento:

Após pontuar, a equipe com 10, passa para uma 2ª Fase de O.O. e ocupa o outro campo, em posse, buscando criar situações previamente treinadas para finalizar.

A equipe com 5 também entra neste campo, e passa a defender a goleira, e em caso de desarme, tenta passar a linha de meio com posse dominada.
__________________________________

Este exercício valoriza muito a posse dos 10, e fisiológicamente desgasta demais os jogadores com 5 pelo princípio da retirada da pressão, portanto deve-se recuperar internamente, na figura existe outra equipe com 5 na espera.

Pode-se organizar da seguinte forma a aquisição recuperação das equipes:

- 2 grupos de 10;
- divide-se a equipe em dois de 5;
- jogam então 5 x 10, e um de 5 recupera;
Após determinado tempo, trocam as equipes, que estava em 10, passa a estar em 5;
- Os tempos variam de acordo com o propósito e o dia no morfociclo;

Grande Abraço
Luis Esteves

2 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante o exercicio.
Parabéns.
Leandro Teixiera (Treinador sub17 - Avaí FC)
leandrofloriano@yahoo.com.br

Luis Esteves disse...

Obrigado Leandro

É interessante que, se você utilizar este exercício, posteriormente passe aqui e descreva o que aconteceu no teu grupo, esse feebback é importante para a melhoria e criação de novos exercícios.

Grande abraço