"Todo o organismo é movido por uma tendência inerente a desenvolver todas as suas potencialidades e a desenvolvê-las de maneira a favorecer sua conservação e enriquecimento. (...) A tendência atualizante não visa somente (...) a manutenção das condições elementares de subsistência como as necessidades de ar, alimentação, etc. Ela preside, igualmente, atividades mais complexas e mais evoluídas tais como a diferenciação crescente dos órgãos e funções; a revalorização do ser por meio de aprendizagens de ordem intelectual, social, prática..."
(Rogers, 1977).
"Entendendo Modelo de Jogo como uma ideia / conjectura de jogo constituída por princípios, sub-princípios, sub-princípios dos sub-princípios..., representativos dos diferentes momentos / fases do jogo, que se articulam entre si, manifestando uma organização funcional própria, ou seja, uma identidade. Esse Modelo, como Modelo que é, assume-se sempre como uma conjectura e está permanentemente aberto aos acrescentos individuais e colectivos, por isso, em contínua construção, nunca é, nem será, um dado adquirido. O Modelo final é sempre inatingível, porque está sempre em reconstrução, em constante evolução. "
Vender jogadores jovens.
Já fiz um post parecido com este.
Bom, vamos a montagem de uma semana de treinos, dentro de uma perspectiva do que eu considero Periodização Tática e do que normalmente faço no dia á dia mesmo, é a teoria da prática.
Montar uma semana, ou periodizar, ou planejar, ou pensar, seja lá como chame, é muito complexo, porquê depende de algumas variáveis, dentre elas o modelo de jogo. Algumas pessoas podem ler isto, e copiar, o que eu não acho errado, pois eu copio muitas coisas também, porém sempre colocando minha contribuição junto, já que como diria o Mourinho, " a cópia nunca é tão boa quanto a original", portanto, melhor que copiar, é entender, pensar e produzir. Mas vamos lá.
Para tentar programar esta semana, vamos seguir os seguintes passos (este post será longo hehehe):
- Definição de um modelo de jogo
- Exemplo de um jogo
- Exemplo de planejamento de treinos da semana, conforme um morfociclo de 1 jogo
Sendo para isso, preciso definir um modelo de jogo, vamos a ele então, de forma simplificada, tentando definir nos momentos os princípios e sub-princípios.
MODELO DE JOGO
Definindo modelo de jogo: Modelo de jogo pode ser considerado como conjunto de comportamentos idealizados por nós que desejamos ver nossa equipe realizar durante o jogo, dentro de todas as dimensões que o futebol apresenta, sendo elas tática, técnica, psicológica, física dentre outras que também podem ser inseridas nestas, ou podem ser valorizadas tanto quanto estas, a exemplo das dimensões afetiva, e social.
"Entendendo Modelo de Jogo como uma ideia / conjectura de jogo constituída por princípios, sub-princípios, sub-princípios dos sub-princípios..., representativos dos diferentes momentos / fases do jogo, que se articulam entre si, manifestando uma organização funcional própria, ou seja, uma identidade. Esse Modelo, como Modelo que é, assume-se sempre como uma conjectura e está permanentemente aberto aos acrescentos individuais e colectivos, por isso, em contínua construção, nunca é, nem será, um dado adquirido. O Modelo final é sempre inatingível, porque está sempre em reconstrução, em constante evolução. "
José Guilherme Oliveira
É importante definir que, todo e qualquer treinador tem um modelo de jogo, mesmo que não saiba que tenha, pois qualquer comportamento apresentado por uma equipe leva a um modelo, existem modelos mais e menos evoluídos, dentro de uma filosofia de qualidade, mas não sei se pode-se definir uma escala, o mais evoluído de hoje, pode não ser o de amanhã, hoje posso citar como modelo de jogo evoluidíssimo, o do FC Barcelona.
ORGANIZAÇÃO OFENSIVA
Acredito que hoje, este é o futebol mais evoluído, dentro da minha filosofia de jogo de futebol.
Bom, para entender como se monta um modelo de jogo, você tem que entender que, para facilitar a análise do jogo de futebol, alguns pensadores do jogo nos proporcionaram uma boa ideia, dividiram o jogo em MOMENTOS. Estes momentos são:
- Organização Ofensiva
- Transição Defensiva ou Ataque/Defesa
- Organização Defensiva
- Transição Ofensiva ou Defesa/Ataque
Estes momentos acontecem a todo momento no futebol, as vezes de forma cíclica, as vezes não, por exemplo:
Sua equipe tem a posse de bola em uma zona de ataque, ela esta em ORGANIZAÇÃO OFENSIVA, porém ela circula e em determinado momento perde a posse, neste momento ela entra em TRANSIÇÃO DEFENSIVA, após isso ela reage de determinada forma a esta transição e de algum modo rouba novamente a bola, ela acaba de entrar em TRANSIÇÃO OFENSIVA, a partir daí ela terá um comportamento que irá acarretar na ORGANIZAÇÃO OFENSIVA novamente.
Também vale citar um ponto colocado pelo José Guilherme, quanto as possibilidades de fragmentação dos momentos entre:
- individual;
- sectorial (ou grupal);
- intersectorial;
- colectiva.
Então partindo destes momentos, iremos estabelecer o comportamento que queremos para a equipe, mas antes deve-se levar em conta os seguintes critérios para a definição de um modelo:
- Estrutura do clube ou local
- Histórico do clube ou local
- Objetivos do clube
- Grupo de jogadores
- Comissão técnica
- Competições
- Categoria
Porquê é importante levar isso em consideração, por que muitos ao assumir um time pequeno assistem a jogos da Uefa Champions League e querem reproduzir o mesmo modelo de jogo (um modelo de jogo similar, pois o mesmo nunca será possível) não levando em consideração que esta batendo de frente com estes critérios de escolha de modelo, o que acaba levando ao fracasso e a uma frustração muito grande, e o pior, as vezes levando a demissão.
Bom, vou definir um modelo básico, e muitas vezes o básico é o melhor para o entendimento dos jogadores, é natural reações emocionais dos jogadores quando se trabalha nessa perspectiva, muitos não assimilam, não entendem e isso gera emoções negativas, e reações agressivas, portanto deve-se levar isso em consideração até mesmo como prevenção de possíveis problemas relacionais, mas este é outro assunto.
Vamos ao modelo :
Vou pegar o exemplo do meu time do ano passado.
Estrutura do clube:
A estrutura do clube era precária, tínhamos um campo de treino, ao qual utilizávamos pela parte da manhã, alguns treinos eram a tarde no próprio clube.
Histórico do clube:
O clube se encontra na 2ª divisão do estado, e no ano anterior havia sido vice-campeão gaúcho júnior, o que aumentou bastante a responsabilidade do grupo, e da comissão, entrei apenas ao término da primeira fase , onde surpreendentemente o clube acabou em 1º lugar, deixando clubes mais estruturados atrás.
Objetivos do clube:
Ser campeão gaúcho junior.
Vender jogadores jovens.
Grupo de Jogadores:
Era um time de boa qualidade, tinha uma mescla boa de técnica e pegada.
também tinha a característica da união, cobrança positiva e da auto-motivação.
Tinha cerca de 33 Jogadores, 3 por posição.
Portanto a escolha dos atletas dentro das limitações é muito importante e tem que ser congruente a uma filosofia, eu por exemplo queria uma equipe com posse de bola, com circulação, com amplitude e profundidade, com mobilidade ofensiva, com pressão,
Comissão Técnica:
Tínhamos uma comissão técnica composta por:
Treinador
Preparador Físico
Preparador de Goleiros
Competições:
Campeonato Gaúcho Júnior
Baseado nesta ideia montamos um modelo de jogo bem comum, e bem utilizado hoje:
OBSERVAÇÂO: O modelo segue uma organização fractal de princípios, hierarquizados de forma a levar em consideração a importância do comportamento. A palavra fractal tem o significado de Fragmento, portanto o modelo de jogo é fragmentado em ordem, posteriormente para poder ser treinado de forma contextualizada, só assim não é mais abstrato como normalmente se é em outras definições.
É IMPORTANTE SALIENTAR QUE, QUANDO SE MONTA DETERMINADO MODELO DE JOGO, DEVE-SE SEGUIR UMA LINHA ÚNICA, SEM PRINCÍPIOS QUE BATAM CONTRA OUTROS PRINCÍPIOS, ISSO GERA UM PROBLEMA GRANDE DE ASSIMILAÇÃO!
ORGANIZAÇÃO OFENSIVA:
Princípio: Posse e circulação de bola
Sub-Princípio: Equilíbrio Posicional = Amplitude e profundidade
Sub-Princípio de Sub-Princípio: Antecipação do pensamento pelo mapeamento tático da equipe = VELOCIDADE COLETIVA
Sub-Princípio: Técnica do passe e domínio.
Princípio: Mobilidade Ofensiva
Sub-Princípio: Zonas de Criação
Sub-Princípio de Sub-princípio: Utilização do espaço entre as linhas adversárias.
Princípio: Preparação para a Finalização
Sub-princípio: Momentos da finalização
Sub-princípio de Sub-princípio:
1- Abertura de espaços
2- Visualização dos espaços
3- Utilização dos espaços / passe
4- Finalização
TRANSIÇÃO DEFENSIVA:
Princípio: Pressão imediata a perda da posse
Sub-Princípio: Direcionamento da bola para a zona mais adequada a pressão.
Sub-princípio de Sub-princípio: Movimentação Diagonal
ORGANIZAÇÃO DEFENSIVA:
Princípio: Compactação
Sub-Princípio: Fechamento de linhas e definição de bloco de pressão.
Sub-princípio de Sub-princípios: Aproximação e Equilíbrio entre as linhas
Princípio: Pressão
Sub-Princípio: Pressão zonal
Sub-princípio de sub-princípio: Definição do tipo de pressão nos 3 ou 4 setores do campo.
Sub-Princípio: Desarme
Sub-princípio de sub-princípio: Técnica do desarme.
TRANSIÇÃO OFENSIVA:
Princípio: Valorização da posse da bola e retirada da zona de pressão.
Sub-princípio: Mecanismos de saída
Sub-princípio de sub-princípio: Articulação intersetorial entre defesa e meio ou defesa e ataque.
A partir daí se repetem os momentos.
Bom, encerro aqui esta primeira parte, no próximo post coloco uma simulação de problemas apresentados no jogo, e um exemplo de morfociclo.
Abraço.
Luis Esteves
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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
OLIVEIRA, José Guilherme; Organização do jogo de uma equipa de Futebol. Aspectos metodológicos na abordagem da sua organização estrutural e funcional. PDF. 23 Páginas. Sem data.
Um comentário:
Muito interessante esse post e essa nova "serie",Luis, seguirei acompanhando...
Um abraco!
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