sábado, 20 de março de 2010

ZONAS DE DESCONFORTO

"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado"

Albert Einstein







A ideia é simples.

Criar situações que gerem um stress mental, um desconforto, para haver uma progressão. É a criação de zonas de desconforto, me surgiu essa idéia após ler citações do Mourinho e do Bernardinho. A do Mourinho era relacionada a um tipo de exercício que ele fazia que sempre dava certo em um quadado de 30x30, porém ele reduzia pra 20x20 e já não dava certo, gerava um stress, conflitos, discussões. Já o Bernardinho citou que certa vez foi treinar num estacionamento, com a equipe campeã mundial, a contragosto dos atletas, exatamente para proporcionar a eles sentimentos, ou relembrar sentimentos e sensações de dificuldade que estes passaram ao longo de suas vidas para chegar até lá.

As vezes estas discussões podem trazer novas soluções, mais complexas, e isso vai depender do princípio da progressão, do nível em que se encontra a equipe. As vezes essa zona de desconforto vai gerar um sentimento de dúvida, de desconfiança, que pode ser benéfico em uma equipe que está confiante demais.

OBS: O blogspot é complicado de postar, depois da minha última postagem o editor de postagens se modificou e alguns quesitos sairam, o que não me permite configurar bem a postagem, estou tentando resolver isso o mais rápido possível, para terminar a 3ª parte da última postagem. Basta ver a configuração desta postagem.



Abraço

Luis Esteves

Um comentário:

João Henrique T.L.C disse...

Professor Luis, incrivel essa frase de Einstein. Em relacao a zona de desconforto, ja li algo parecido, dito pelo Mourinho, este disse que quando iria enfrentar equipes que a imprensa, torcida e jogadores consideravam mais faceis, ele simplesmente tornava os exercicios muito mais dificeis, com o objetivo, exatamente, dos jogadores nao conseguirem cumprir o exercicio e entao terem essa crise. Enfim, esse ee um excelente tema para se tratar.

Um abraco!