sábado, 12 de março de 2011

EXERCÍCIO

"O pressing faz-se para correr menos, para economizar esforço, partindo da organização."
Nuno Amieiro


EXERCÍCIOS


Diversos exercícios em espaço curto, mais propensos a ações rápidas.

4 x 4 + 4 - com valorização do jogo frente-costas: Exercício em que existe uma valorização de dois tipos de retirada da pressão no momento da transição ofensiva. Em caso de desarme de frente, joga-se em profundidade, buscando o gol ou o apoio, em caso de desarme de costas, joga-se em segurança, buscando um jogador de frente ou um apoio.

4 x 2 com goleira: Neste caso jogam 4 por fora, contra dois por dentro em constantes dobras, buscando desarmar os que estão fora para sair do quadrado. Ao mesmo tempo não podem levar o gol nos 4 cones que estão por dentro, pode-se utilizar a referência de cada gol feito, uma rodada a mais para desarmar.

4 x 4 + 1: Neste exercício o objetivo é fazer o jogador vermelho receber a bola, se isso ocorrer a equipe de fora faz o ponto. A equipe de dentro em fase defensiva deve pressionar e ao faze-lo trocar 3 passes sem o vermelho desarmar, se conseguir troca de lugar com o azul, e passa a jogar em fase ofensiva.

5 x 1: Aqui o ideal é utilizar o espaço interior, com trocas entre os 5 jogadores, ou seja, 4 por fora e um por dentro. É necessário sincronia e o gol só pode ser feito por quem estiver dentro. Se o jogador de dentro desarmar troca com o jogador que perdeu a posse.

4 X 4 + 4: Este exercício busca a superioridade de uma das equipes no centro, quem tiver a posse no centro usa os apoios de fora.

_______________________________

SITE:
FUTEBOL TÁTICO


Indico a todos os amigos o site futbol táctico, excelente site relacionado à todos os assuntos referentes ao futebol. Realmente possui muita qualidade nas matérias feitas, parabéns aos editores do site, em especial ao professor Juan José Vila Seoane.
_____________________________
 
GERENCIADOR LA FUTEBOL


Gerenciador para equipes de futebol com diversas funções relacionadas ao planejamento e treino, para treinadores e preparadores.

Mais informações em:


Grande Abraço
Luis Esteves

2 comentários:

Anônimo disse...

Legais os exercícios, mas, acredito que faltou a descrição do 4x4+4 do centro. De qualquer forma está inteligível.

Essa revista tem muita qualidade, leio todos os artigos gratuitos que liberam. Tenho tentado aprender espanhol para no futuro assiná-la e ter um melhor aproveitamento dela...

Abraços

Luis Esteves disse...

Blz Marcelo, obrigado pelo toque, já dei uma corrigida.

Se tu tiver a oportunidade de fazer uma assinatura, vale a pena, os artigos que tem na parte paga são muito bons.

Grande abraço