quarta-feira, 23 de março de 2011

NUNCA DEIXE DE TENTAR


No futebol, portanto, o jogador deve desenvolver-se em equipa, sem ser reduzido à equipa. E assim o treinador, nos seus momentos de reflexão, poderá levantar, no mais íntimo de si mesmo, esta questão: qual o tipo de pessoa que eu quero que nasça dos jogadores que lidero? Reside aqui, no meu modesto entender, o momento essencial do treino.

MANUEL SERGIO





NUNCA DEIXE DE TENTAR


O MEDO É UMA ILUSÃO

Não fico pensando nas consequências de errar um arremesso decisivo. Por quê? Porque quando pensamos nas consequências, sempre imaginamos um resultado negativo.

Se vou me atirar num lago, mesmo que não saiba nadar, penso que serei capaz de nadar, nem que seja apenas o suficiente para sobreviver. Não vou pular e ficar pensando comigo mesmo: "Acho que posso nadar, mas talvez em me afogue."

Se estou mergulhado em uma situação, mentalizo que vou ser bem sucedido. Não fico imaginando o que vai acontecer se eu fracassar.

Posso entender porque algumas pessoas se deixam paralisar pelo medo do fracasso. São influenciadas por companheiros e colegas ou pela ideia de um resultado negativo. Podem ter medo de fazer feio, ou de ficar constrangidas. Mas isso, para mim, não basta.

Eu conclui que para conseguir algo em minha vida, precisava ser agressivo. Tinha que ir a luta e brigar por aquilo. Não acredito que seja possivel conseguir qualquer coisa com uma atitude passiva. Sei que para algumas pessoas o medo pode ser um obstáculo, mas para mim não passa de uma ilusão.

Uma vez que esteja envolvido não penso em nada que não seja o que eu quero conquistar. Qualquer medo é uma ilusão. Você acha que há algo atrapalhando seu caminho, mas na verdade não há nada ali. O que existe é uma oportunidade para você fazer o seu melhor e obter sucesso.

Se, no fim, meu melhor não for o suficiênte, pelo menos poderei olhar para trás e dizer que eu não tive medo de tentar. Talvez eu não fosse bom o bastante. Mas não há nada de errado nisso, e não há nada a temer. O fracasso sempre me levou a tentar com mais entusiasmo na vez seguinte.

Por isso meu conselho sempre é "pensar positivo" e buscar em cada fracasso o "combustível" para uma nova tentativa. Às vezes o insucesso nos deixa mais perto de onde queremos chegar. Se estou tentando consertar um carro, toda vez que faço algo que não funciona, fico mais perto de encontrar uma solução. As grandes invenções do mundo foram procedidas de centenas de fracassos antes que as respostas certas fossem encontradas.

Às vezes acho que, no esporte, o medo vem da falta de foco ou de concentração. Se no momento de um aremesso livre, diante da cesta, eu imaginasse os milhões de pessoas que assistiam à minha jogada pela TV, jamais teria conseguido fazer alguma coisa.

Assim, mentalmente, procurava me colocar num ambiente familiar.  Pensava nas infinitas cestas que já tinha feito com os mesmos movimentos e usando a mesma técnica.

Portanto esqueça o resultado. Você sabe que esta fazendo a coisa certa. Relaxe e execute. A partir daí você não está mais no controle. Esta fora das suas mãos, então não se preocupe mais.

Não é muito diferente de apresentar um projeto no mundo dos negócios ou um trabalho na escola. Se você fez tudo o que era necessário, não depende mais de você. Gostar ou não da apresentação depende apenas do cliente, do comprador, ou do professor.

Posso aceitar a derrota. Todos nós falhamos em alguma coisa. O que não posso aceitar é não tentar. É por isso que não tive medo de me arriscar no beisebol. Não posso dizer: "Bem, não vou fazer isso porque estou com medo de não conseguir entrar para o time." Isso, para mim, não basta. Não importa que você vença ou não, desde que dê tudo o que há em seu coração e se empenhe 110% naquilo que está fazendo.

O medo é uma ilusão.
___________________
Grande abraço.
Luis Esteves

2 comentários:

Prof. Rodrigo Leal disse...

Muito interessante!

É preciso trabalhar muito o lado mental para poder desenvolver isso. Pensar e mentalizar o sucesso em uma determinada situação, deixando de lado o possível fracasso na mesma, na teoria parece ser fácil, mas na prática, é um pouco complicado.

Parabéns pelo post amigo!

Grande abraço!


Prof. Rodrigo Leal.

Unknown disse...

é bastante complicado mas todo treino eu pesso para os meus atletas que ao estarem vindo para o campo treinar mentalizem a nossa equipe triunfando vencendo e que tenham sempre em mente que aquilo foi resultado do processo de treinamento do nosso esforço enquanto pessoa e equipe