quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ESCLARECIMENTO

Bom, venho nesta mensagem expressar minha ponta de tristeza, em relação ao assunto direitos autorais de determinados trabalhos publicados no meio acadêmico, afinal não sou escritor nem jornalista, sou treinador de futebol e faço publicações neste blog por puro lazer e muitas vezes com um certo altruismo.

Respeito embora não conheça a fundo, as normas gerais de publicação de determinados trabalhos, porém certas situações são totalmente anti-lógicas e vão de encontro a evolução metodológica do jogo de futebol.

Recebi um e-mail, com uma crítica (com razão é verdade) sobre uma das minhas publicações , informação esta que publiquei na íntegra, tive um trabalho de 3 dias para formatar de forma idêntica a original, coloquei referência e autor, porém não pedi nenhuma autorização ao mesmo.

Seguindo a lógica de que esta informação pode ser facilmente conseguida através do google, e de que estas publicações NÃO CONTÉM E-MAILS DE CONTATO DOS AUTORES, decidi pelo bem metodológico do futebol, que é o que defendo aqui, publicar .

Porém, a partir de agora, não publicarei mais estas coisas, pois vou respeitar o preciosismo autoral dos profissionais (?) que tem estas ideias.

Qual o sentido de fazer um trabalho que pode gerar um entendimento grande de pessoas que estão começando no futebol, um aperfeiçoamento metodológico pros que já estão no meio, uma luz para os que estão perdidos, senão o de abrir ao público.

Aproveito aqui para deixar bem claro que autorizo a publicação de qualquer coisa aqui escrita por mim sem necessidade de autorização, desde que seja reproduzida de forma idêntica e com citação do autor. Todos os exercícios que posto aqui foram realizados em sessões minhas de treino, todas as postagens fazem parte de um contexto diário fragmentado nos dias da semana, absolutamente este blog é um retrato da vida diária de uma equipe de futebol, e um retrato das coisas que me fazem pensar desta forma, que geraram determinada influência, que pode servir como exemplo para outras, ajudando a formação de jogadores mais capacitados.

Qual o sentido de produzir um trabalho, e coloca-lo em PDF travado para impressão? Medo do que? de que alguém roube informações? Copie e cole? Só vai demorar mais, porquê mesmo travando isso é possível de fazer... Engraçado, o Mestrado do Garganta é passível de ser impresso, mas a monografia de alguns que nasceram agora pro futebol não são, e nesse ponto quero parabenizar o Bruno Gaiteiro, pois produziu um dos melhores trabalhos sobre o Mourinho e deixou disponível para a impressão, parabenizo também o Abílio Ramos que produziu um dos melhores trabalhos sobre pressão, quero parabenizar o Jorge Maciel que produziu a melhor monografia até hoje sobre periodização tática e também, deixou disponível para a impressão.

Bom, um grande abraço.

Luis Esteves
Para retirar informações de qualquer postagem, por favor me contacte em:
la_futeboll@hotmail.com
este também é meu msn.

5 comentários:

Nuno Monteiro disse...

Professor Luis Esteves, Voce É Enorme!!!!! Já tive oportunidade de te dizer pessoalmente.
O teu trabalho certamente deveria ser pago por qualquer federação de futebol....

Nuno Monteiro

Unknown disse...

Amigo luís sou dos que assiduamente leio o seu blog em procura de informação, tenho pena que algumas pessoas não tenham a abertura que o senhor tem.
O seu blog é fantástico, faz-nos pensar o que queremos e ajuda-nos a escolher o caminho através de uma sequência de artigos muito bem escolhidos.
Grande Abraço Luis Carvalho

Luis Esteves disse...

Obrigado professores

Fico feliz de poder ajudar e ser ajudado por todos que aqui passam diariamente.

Um grande abraço!

Unknown disse...

quero lhe avisar desde já que irei usar várias figuras aqui postadas no meu estudo monográfico entitulado: releitura dos princípios de treinamento em futebol sob a luz da periodização tática- uma abordagem metodologica. claro farei as devidas citações mas quando ela estiver pronta será desponibilizada para leitura impressão e podem citar e até transcrever se quiserem o conhecimento existe para ser disseminado isso é o que vc faz aqui esteves por isso parabéns e continue nos suprindo de tudo que abrange este marivilhos modo de pensar o futebol.

Gilterlan disse...

É incrível como nos dias de hj, coisas como essa, ainda acontecem. O conhecimento é universal, n devendo ser tratado como monopólio. Acompanho assíduamente este blog e mais uma vez digo: esse espaço é o melhor lugar para se adquirir conhecimento sobre periodização tática e sobre treinamento em geral. Tenho um blog tbm e deixo à disposição a utilização de seu conteúdo. Conhecimento é pra ser disseminado! Parabéns ao professo Luis Esteves, continue com sua caminhada! Abraço!!!