terça-feira, 29 de junho de 2010

EXERCÍCIO - 4X1

EXERCÍCIO
4X1

CIRCULAÇÃO E PRESSÃO
VELOCIDADE ESPECÍFICA


Créditos ao Professor José Guilherme Oliveira

Este exercício é relativamente simples e não necessita grande quantidade de materiais. Treinamos princípios relacionados a velocidade de ação e execução. Mentalmente o desgaste é pequeno, pois treina-se com objetivos simples relacionados a um modelo que quer circulação e posse, e pressão ao homem da bola. Fisiologicamente o jogador que pressiona treina em grande intensidade física, com uma média de 190 Bpm, segundo testes nossos mesmo no EC Cruzeiro.

O tempo de exercitação depende do dia, podendo variar de 15 à 1:30 por jogador no centro, sabemos que, dependendo do tempo utiliza-se diferentes meios para haver o suporte energético que a intensidade requer, portanto é válido lembrar disso.

Variantes são interessantes, como a do vídeo, no qual existem 4 x 2, em que a preocupação dos que estão no centro já se torna mais complexa, em termos de escolha, pois enquanto um pressiona, o outro deve ficar numa diagonal, condicionando o próximo movimento de desarme, ou seja, ai já existem mais escolhas, portanto é mais complexo.

No vídeo em questão a velocidade do primeiro exercício da Internazionale é mais relacionada a uma resistência de velocidade específica com valorização do metabolismo lático, resistência esta relacionada a determinado tipo de pressão, com um tempo relativamente maior de 30 segundos a 1:30 ou mais, já no segundo exercício o do FC Barcelona, a velocidade é mais cíclica, com gestos em velocidade relacionados ao modelo, tais como passe e finalização, e tem como principal fonte energética o sistema alático - ATP/CP, e com tempos de recuperação dentro do próprio exercício (jogadores de espera).

EXERCÍCIO


Exemplo de exercício que foi retirado do relatório de Bruno Pivetti, sobre a equipe sub 20 do FC Porto do professor José Guilherme Oliveira. Os tempos de exercitação não são necessariamente os mesmos.

DESENHO DO EXERCÍCIO

RELAÇÃO DESGASTE / RECUPERAÇÃO FISIOLÓGICA


VÍDEO - EXERCÍCIO 4X2


INTENSIDADE FISIOLÓGICA DO EXERCÍCIO BASEADO EM UMA PRESSÃO AGRESSIVA AO HOMEM DA BOLA BUSCANDO O DESARME - 4X1




REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BOMPA, Tudor O; Periodização: Teoria e Metodologia do Treinamento. Quarta Edição. Phorte Editora - São Paulo - SP. 2002 - 424 Páginas.

PIVETTI, Bruno Marques Fernandes; RELATÓRIO DE ESTÁGIO NOS JUNIORES DO FC PORTO - ESCALÃO SUB 20-A - Ministrado pelo treinador José Guilherme Oliveira. Porto - Portugal. 2006.
_________________________

COMISSÃO TÉCNICA
SUB 14 EC CRUZEIRO
2010

Julian Tobar, eu e Marcos Zambiase, faltou o Marcelo que neste dia não estava.
Profissionais de extrema qualidade sem dúvida, três que estão entre os melhores profissionais que já conheci.

Um grande abraço.
Luis Esteves

3 comentários:

Julian Tobar disse...

Obrigado pelos elogios, digo o mesmo. Sem dúvida uma ótima comissão. Muito bom trabalhar com vcs, aprendo a cada dia. ainda mais que o marcos evidencia um caráter fractal, podendo ser reduzido e ampliado independentemente da escala.

Unknown disse...

Valeu professores, é com certeza uma honra trabalhar com profissionais tão dedicados como vocês, uma comissão que com certeza está me proporcionando um grande aprendizado.
Abraços
Marcelo

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.