quarta-feira, 16 de junho de 2010

O GRANDE JOGO



Ensinar a vencer é bom, mas não é o mais importante, e quando se percebe isso ganha-se ainda mais. A preocupação excessiva com a vitória nos limita.

Um dia os jogos, os campeonatos terminam, consequentemente as vitórias também, e cada um segue o seu caminho, e ai a autonomia que estimulamos nas pessoas que nos cercam, essa sim, nunca termina.

Saber escolher é mais importante do que saber jogar.



“Nosso maior medo não é o de sermos pouco importantes. Nosso maior medo é sermos poderosos demais além da conta. É nossa luz, não nossas trevas, que mais nos apavora. Ser pequeno não serve em nada ao mundo, não há nada de sábio em se encolher para que as outras pessoas não se sintam inseguras ao seu redor. Nós todos fomos feitos para brilhar como as crianças. Nos perguntamos, 'Quem sou eu para ser brilhante, grandioso, talentoso e famoso?' Na verdade, quem não somos? Nascemos para manifestarmos a glória de Deus dentro de nós. Não apenas em alguns de nós; mas em todos nós. E quando deixarmos nossa própria luz brilhar, conscientemente daremos às pessoas permissão para fazerem o mesmo. Quando tivermos nos libertado de nosso medo, nossa presença automaticamente libertará aos outros.”

Nelson Mandela


Um grande abraço
Boa sorte.
Luis Esteves

Esporte Clube Cruzeiro
Seleção Sub-14
2010

3 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Realmente, concordo que a preocupação excessiva limita e atrapalha a busca pelo resultado.
Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

João Henrique T.L.C disse...

Professor Luis, (permita desvirtuar um pouco o assunto bem abordado do topico) passei para mandar lembrancas, estou meio sumido...

Queria tambem te falar um palpite meu... Acho que o Brasil nao ficara nem em primeiro nem em segundo lugar do seu grupo, ou seja, o Brasil nao ira se classificar para as oitavas de finais, quem passara sera Portugal e Costa do Marfim.

Um abraco

Luis Esteves disse...

Obrigado pela participação Jefersson, vou dar uma olhada no seu blog!

Quanto a voc~e João, obrigado pelas lembranças, logo vou ali comentar no seu blog.

O Brasil passa com facilidade, e lhe digo o porquê:

1 - Copa do mundo é um evento de preparação curta, e mesmo que você treine em especificidade, é muiuto difícil imprimir um modelo de jogo, já que sabemos que a continuidade num processo de preparação é fundamental, muitos jogadores vem de culturas diferentes e isso atrapalha, é muito diferente de um clube, onde convivemos diariamente com os jogadores, assim a criação de hábitos fica muito mais fácil e contínua, sem quebras.

2 - O Brasil tem jogadores diferenciados no 1x1, e isso será um fator definidor, em uma copa em que a Organização defensiva esta emergindo mais do que a Ofensiva. Morfologicamente o Brasil está diferente, porém ainda tem Kaká, RObinho, Luis fabiano, Julio Cezar, Juan, Lucio.... Só que a postura é concentrada, e de mais estática, por isso defendo a entrada do Daniel Alves, em uma copa defensiva, se ganha com circulações rápidas e qualidade individual no último terço do campo.

Estas coisas me levam a acreditar que, o Brasil ganhará a copa, depois vem Alemanha ( Com um futebol totalmente diferente do que historicamente apresentou, jogadores lisos, criativos, de circulação) Espanha ( Modelo mais rico em termos coletivos) Argentina ( Messi ), Holanda (Desde 1974) ...acho que fica por ai.

Que vença o melhor futebol.

Grande abraço