sexta-feira, 18 de junho de 2010

RUI FARIA



“Sistemas não podem evoluir (gerar novos padrões) em estados de equilíbrio ou próximos do equilíbrio.”

Ilya Prigogine

Eis ai a importãncia da progressão complexa. A equipe nunca pode estabilizar, já dizia o professor Élio Carraveta em nossas aulas de Treinamento Desportivo que, o treinamento é um desorganizar para reorganizar novamente da forma como queremos.




Erro meu, nos posts todos que coloquei até hoje, citar muito pouco o professor Rui Faria, que no papel de "Preparador Físico" tem acompanhado o Mourinho desde os tempos de Leiria. De fato, é muito difícil achar um profissional deste nível, que concebe o treinamento desportivo de forma complexa tal como o ser humano e respeita todas as dimensões do mesmo, sabendo que o treino não é um processo linear nem mecânico, e que o princípio da especificidade não esta somente relacionado a exercícios dentro do campo.



REFERÊNCIA

Mourinho, José; VÍDEO - Seleção Modelo - Football for Kids - by José Mourinho
Agradecendo ao Professor Julian Tobar pela disponibilidade desde vídeo, que pode ser adquirido em diversos sites portugueses.

4 comentários:

Anônimo disse...

Devemos lembrar professor, que essa é a chave do planejamento desportivo, uma vez que ao sairmos do nosso equilibrio (ou homeostase, como queiram entender), temos um determinado grau de stress que irá ser assimilado e supercompensado pelo organismo (teoria da supercompensação), isso é facilmente avaliado no plano físico como por exemplo a resposta da sintese proteíca num processo hipertrófico onde há a ativação de celulas satélites.
Porém e no plano tático-técnico? Sem dúvida nenhuma envolver dimensões maiores, uma vez que há fatores sociais e cognitivos importantissimos que a cada treinamento serão exercitados ao seu limite, devendo assim trazer maior assimilação!
Excelente post, talvez meu comentário tenha ficado muito físico mas a essa altura da manhã não soube me expressar! Abraços Gilson!

Anônimo disse...

parabéns pelo site professor e continuamos acompanhando, um abraço!

Cristian de Souza

Luis Esteves disse...

Grande professor (ainda não professor, mas já professor, malditos paradoxos) Gilson, obrigado pelo comentário, físico mais importante, o físico é tão importante como todos os outros elementos/dimensões, pois no momento em que eu não valorizo isso, estou sendo analítico como eram os que, valorizavam o físico demais, em outros tempos. O físico esta a serviço do tático, da organização de jogo, porém é muito importante.

Grande abraço

Luis Esteves disse...

Fala Cristian

Como esta professor? E a equipe? Obrigado pela postagem, fico feliz que frequente aqui, é muito importante para o crescimento de todos a participação de profissionais capacitados, na teoria e na prática.

Um grande abraço, mande um abraço ao Marcelo!