segunda-feira, 14 de junho de 2010

A RELAÇÃO ENTRE O DOMÍNIO,O CONTROLE DO JOGO, JOSÉ MOURINHO E SUN TZU...


"Antigamente os combatentes aguerridos se tornavam invencíveis. Depois aguardavam que seus adversários ficassem vulneráveis, e jamais se engajavam em guerras que previam ter desfecho desfavorável.

Tinham como princípio que só pode ser vencido por erro próprio, e só se atinge a vitória por erro do inimigo.

Conhecer os meios que asseguram a vitória não significa obtê-la. É por isso que um exercíto pode saber como vencer (e vencer) determinado adversário sem ter forças para isso.

A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante."


Sun Tzu
A arte da guerra



Dominar o jogo é diferente de controlar o jogo. Posso controlar sem dominar, porém se domino posso não estar controlando.

Vamos a um exemplo, uma equipe mais fraca joga contra uma equipe mais forte. Neste contexto normalmente  equipe mais forte terá o domínio do jogo, porém a equipe mais fraca pode ter o controle, e sair vencedora, mesmo sendo mais fraca e sendo dominada.

Definição de conceitos:

Domínio do Jogo - Situação em que se consegue manter a posse no campo do adversário, conseguindo criar situações favoráveis a nossa equipe com frequência.

Controle do Jogo - Situação em que temos a bola em posse e circulação, porém não conseguimos infiltrar no campo do adversário com frequência.

Controle do Adversário - Situação em que o adversário tem a bola, porém não consegue gerar desta posse situações de gol, pois nossa equipe não possibilita estas situações. Muitas vezes deixamos que o adversário tenha a posse e condicionamos esta posse a uma falsa sensação de domínio, quando na verdade isso nada mais é do que um condicionalismo, pois queremos que a bola circule bem longe do nosso gol, isso é típico de equipes com qualidade inferior, jogador à menos ou algum outro problema.

Em muitos casos buscando a recuperação ativa com a posse da bola se mantém a posse sem risco de perde-la em jogadas de profundidade, reduzindo assim o desgaste físico/mental que é proporcionado pelas transições ofensivas e defensivas decorrentes de perdas de bola.

Controlar um adversário mais forte é muito difícil, principalmente quando este adversário possúi um modelo de jogo evoluido em termos de princípios, Exemplo: FC Barcelona.

Um caso clássico foi a semi-final da liga dos campeões deste ano. José Mourinho situou a equipe da FC Internazionale de forma extremamente defensiva no Camp Nou (Sun Tzu -Antigamente os combatentes aguerridos se tornavam invencíveis. Depois aguardavam que seus adversários ficassem vulneráveis, e jamais se engajavam em guerras que previam ter desfecho desfavorável). , já que tinha a possibilidade de perder por 1 gol de diferença. Praticamente abdicou do ataque, e deixou que o FC Barcelona dominasse o jogo, porém conseguiu (com um pouco de sorte é verdade) controlar a equipe do FC Barcelona, que fez apenas um gol, sendo assim eliminada em casa.(Sun Tzu - Conhecer os meios que asseguram a vitória não significa obtê-la. É por isso que um exercíto pode saber como vencer (e vencer) determinado adversário sem ter forças para isso).É de fato uma estratégia muito arriscada, e exige muita concentração (Sun Tzu -Tinham como princípio que só pode ser vencido por erro próprio, e só se atinge a vitória por erro do inimigo), pois o mínimo erro individual ou coletivo gera gols, e estes gols podem desativar toda a estratégia, modificando todo o planejamento, o que certamente irá gerar problemas para retomar o resultado da partida (Sun Tzu - A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante).



É interessante que, Sun Tzu, em seu manual de estratégia militar a muitos anos atras já dizia que: É possivel se saber como conquistar um adversário sem ter forças para o mesmo. Isso nada mais é do que controlar um adversário superior, forçando-o a fazer o que você espera que ele faça, e dentro dos momentos favoráveis, aproveitar e pontuar buscando a vitória.

Grande abraço
Luis Esteves
la_futeboll@hotmail.com

Um comentário:

Julian Tobar disse...

o meu tu quer ser um líder??? tu quer ser um líder???

luis esteves dando mais um exemplo de como ser um lider hehehehehe

outro exemplo: Campeonato Gaúcho Sub-14. Gremio FBPA (3-3) E.C Cruzeiro-POA

ainda vou editar esse jogo

grande abraço