quarta-feira, 14 de abril de 2010

RETIRADA DA BOLA DA ZONA DE PRESSÃO - UM EXERCÍCIO ESPECÍFICO?

Visto que muitos são os princípios que podemos seguir, para a criação de um modelo de jogo, vamos a retirada da bola da zona de pressão, exemplificando um exercício que realizei hoje mesmo.

A retirada da pressão pode seguir o conceito:

- Princípio que visa valorizar a posse, evitando perder a bola imediatamente após a sua recuperação, ou em meio a posse e circulação, evitando em determinadas zonas, o confronto direto, procurando sempre um jogador nosso em espaço vazio para a manutenção da posse.

EXERCÍCIO

VAMOS BASEAR EM 4 MOMENTOS O OBJETIVO DO EXERCÍCIO:

1º MOMENTO- O MICRO-CONFRONTO:


Como disse o professor Cícero, amigo do grupo de estudos do CDD, em uma palestra sobre Periodização Tática a algum tempo, o futebol não deixa de ser um jogo de Micro-confrontos, dentro de um macro-confronto, vão sempre ocorrer duelos de diversos números 1x1, 2x2, 3x1, 3x5, etc...

Aproveitamos este princípio do jogo, o da Inferioridade numérica para criar uma situação de inferioridade da equipe principal, que possui 10 jogadores. Dois jogadores desta equipe, jogam contra 6 jogadores de uma equipe adversária, que posteriormente irá defender a goleira, estes 6 jogadores tem o objetivo de trocar 10 passes, afim de fechar 1 ponto. Já os dois jogadores titulares( Amarelo no campo), devem o mais rápido possivel, desarmar a equipe de 6 (Azul no campo). Neste momento podemos trabalhar pequenos sub ou micro princípios que nos interessem, tipo dobras, pressão em conjunto, dentre outras coisas setoriais.


2º MOMENTO - OPÇÕES DEVEM SER CRIADAS COM PEQUENOS DESLOCAMENTOS DIAGONAIS - CRIAÇÃO DE LINHAS DE PASSE

Baseado no conceito do prncípio, devemos ter, para manter a posse, opções estratégicas de passe circundando os jogadores na pressão, afim de que ao roubar esta bola, estes jogadores possam retira-la da pressão em segurança. No campo todos devem ser opções, algumas com mais outras com menos risco, porém todos devem ser opções. Neste caso, o jogador dependendo da zona entra em outro Micro-princípio da manutenção da posse: O tipo de passe - Seguro ou de risco? depende do treinador...




3º MOMENTO - RETIRADA DA PRESSÃO - VALORIZANDO A POSSE

Após o desarme, e as opções criadas, por fim o jogador tira essa bola da zona pressionante, e a partir daí a equipe abre mais, ocupando o máximo de campo e circulando até chegar ao gol adversário, repare que os 6 jogadores  adversários que estavam no campo pequeno, acabam se posicionando a frente da área, ou onde o treinador quiser, depende do que quiser treinar - Princípio das Propensões.



4º MOMENTO - MANUTENÇÃO, CIRCULAÇÃO E FINALIZAÇÃO

A circulação acontece, dentro dos mecanismos ofensivos, e movimentações, até a finalização. Bom este é um exercício específico senhores...ao meu modelo de jogo.

Variantes:

- Colocar o goleiro para circular quando colocar os zagueiros no micro-confronto.
- Colocar 3 ou mais jogadores no micro-confronto
- Variar o adversário com 6 para uma coluna verticar com 2 - 2 - 2 para dificultar mais a circulação horizontal da equipe, e ter uma pressão maior a circulação nos zagueiros.
- Aumentar para 7, 8 , 9 ou 10 Oponentes no exercício.
- Limitar o número de passes.
- Aumentar o tamanho do campo de micro-confronto ( maior desgaste da dupla de pressão)

___________

GRANDE ABRAÇO.
LUIS ESTEVES

3 comentários:

João Henrique T.L.C disse...

Professor Luis, muito interessante esse exercicio e tambem o ultimo que fazia a intersetorizacao de losangos. Estou sempre olhando e tentando compreender os exercicios que o professor coloca para ver se consigo tambem fazer pelo menos no papel algum exercicio interessante.

Grande abraco e parabens!

Luis Esteves disse...

Fala João

Obrigado, estes são todos exercícios do dia á dia, que realizo baseados em algum princípio que quero treinar, alguns funcionam melhor outros não, mas são bons exercícios, este se mostrou um exercício muito bom para a retirada da pressão.

Grande abraço

quando fizer algum exercício, coloque no seu blog para que possamos também realizar no treino.

João Henrique T.L.C disse...

Professor Luis, quando tiver mais seguranca/entendimento e fizer alguma coisa, obviamente bem simples, postarei sim, ate mesmo para os professores opinarem e eu ter a oportunidade de ir melhorando aos poucos.

Um grande abraco!