domingo, 18 de abril de 2010

PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS - PROPENSÕES

"Todos são fundamentais, porém ninguém é insubstituível"

Princípio relacionado ao modelo de equipe do
Modelo de Formação do FC Porto



Bom, estava eu pensando no jogo de hoje, nas situações ocorridas para a montagem da próxima semana de treinos, e percebi que até hoje, em meio a diversos assuntos, nunca falei sobre os princípios metodológicos que guiam a Periodização Tática dentro do Morfociclo Padrão.

Eles não são novidades:

Princípio da Especificidade
Princípio da Montagem e desmontagem dos Princípios do Modelo de Jogo
Princípio da Alternância Horizontal
Princípio da Progressão Complexa
Princípio das Propensões

É de certa forma errado nunca ter falado disso, pois não se pode operacionalizar bem uma semana de treinos sem dominar o conceito destes princípios.

Não vou seguir a ordem acima e vou começar falando sobre o PRINCÍPIO DAS PROPENSÔES:

Propensão segundo alguns dicionários significa estar inclinado, ter uma tendência, e é exatamente isso que este princípio vai buscar na semana de treinos e nos exercícios.

Jogamos hoje, e segundo uma avaliação qualitativa chegamos a seguinte conclusão:



Bom, após esta avaliação escolhemos dentro da semana dias mais propícios a determinados princípios, sub-princípios e sub-sub-princípios, por exemplo:

Posso treinar as dobras de pressão  através dos seguintes exercícios:

- As dobras consistem em se formar triangulos em relação ao homem que porta a bola, para que logo haja uma pressão ao homem da bola e logo atrás uma pressão as opções de passe próximas. também pode ser uma pressão vinda do lado oposto ao jogador que tem a bola, prensando o mesmo nas duas direções, frente e costas. É um sub-princípio da ZONA PRESSIONANTE.

Bom, podemos solicitar este comportamento de forma individual, setorizada, intersetorizada e coletiva. Antes de mais nada é válido lembrar que todos os princípios atual junto ao mesmo tempo e não tem sentido em separado, por exemplo, quando se cria situações de propensão a determinado comportamento se leva em consideração a propensão fisica, técnica e psicológica, além da alternãncia horizontal, que irá refletir os estímulos de intensidade de concentração e contração muscular solicitada, que por sua vez serão influenciadas pela progressão complexa, que será determinante para a escolha dos exercícios e dos objetivos em todas as sub-dimensões, por fim, todos estes princípios só tem sentido se zentes com a especificidade do modelo de jogo.

Quando se cria um exercício visando o princípio das propensões, deve-se pensar que o objetivo é tentar fazer que determinado comportamento que queira ser treinado ocorra muitas vezes neste exercício para que a vivencia seja absorvida pelo jogador, ou seja se quero melhorar as dobras de pressão, devo fazer com que isso ocorra muitas vezes, e que as intervenções ocorram sempre levando a este objetivo, lógico que outros sub-princípios irão ocorrer ao mesmo tempo, porém a atenção deve ser canalizada ao que a propensão idealiza.


Terça-feira

Exemplo de um exercício em que posso exigir dobras de pressão de forma a gerar um comportamento individual.

1 contra 1, 2 contra 2 em espaço reduzido


Exercícios de tempo médio/curto ( ações menores que 30/60 segundos), podendo ser com apenas aproximações sem desarme, ou desarmando apenas na interceptação, com preocupações mais relacionadas ao comportamento individual.

Recuperação ativa, ou seja, exercício bem travado, com pausas de recuperação dentro do exercício e intervalos de recuperação com alongamento ou hidratação. Poucas contrações excêntricas, baixa velocidade, duração e tensão de contrações.


__________________________

Quarta-Feira

Exemplo de um exercício intersetorizado que posso provocar a ocorrencia de muitas dobras de pressão, dentre outros Sub-princípios e Princípios.

4 contra 4 ou 5 contra 5 em espaço reduzido

Maior complexidade em termos de densidade de princípios = maior preocupação com a inter-relação aos companheiros, setor, função.

Maior quantidade de contrações excêntricas (tensão de contração) = maior desgaste fisiológico pelo espaço reduzido com médio número de jogadores, ou seja, alta solicitação do jogador em curtos espaços = muitas mudanças de direção, travagens e comportamentos de choque corpo a corpo.


___________________________________

Quinta-Feira

Exemplo de exercício complexo em que posso exigir o mesmo comportamento, de forma coletiva:

10 contra 7, 10 contra, 8, 10 contra 10 em espaços grandes

Com solicitação de grandes princípios do modelo de jogo, dando propensão as dobras de pressão dentro da zona pressionante. Maior solicitação de duração de contração , tempos de exercício maiores, cerca de 10 a 20 minutos, com uma organização coletiva presente, buscando grandes comportamentos soncronizados pelo modelo.


Sexta-feira

Exercícios de aquisição de comportamentos individuais, ou setorizado:

5 contra 1, com pressão a circulação da bola, podendo fazer de diferentes formas 5x3, 6x3, 6x2..

Exercício em alta velocidade de contração e tempos de exercício bem travados = descontínuos. Poucas contrações excêntricas comparado a quarta-feira, e visando a recuperação do jogo do fim de semana.


Exemplo de divisão de Princípios e sub-princípios na semana, relacionados com a sua complexidade:


Quanto mais complexo for o princípio, mais para o meio da semana deve ficar, pois o desgaste emocional é maior, e isso é mais dificil de recuperar, podendo afetar diretamente o desempenho no jogo, por isso é importante colocar os sub-princípios e micro-princípios nas extremidades da semana, pois estes são mentalmente e fisiologicamente mais fáceis de recuperar.

Bom, continuarei falando dos outros princípios na sequência, acredito que este deva ter ficado mais claro.

Grande abraço
Luis Esteves

Nenhum comentário: