sábado, 24 de abril de 2010

PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS - PROGRESSÃO COMPLEXA

PROGRESSÃO COMPLEXA

trata-se da fragmentação dos princípios do modelo de jogo para treina-los de forma mais propensa a determinado objetivo. José Guilherme Oliveira coloca: “Montagem” e “Desmontagem” dos Princípios e dos Subprincípios e sua Hierarquização durante o Padrão Semanal e ao longo dos Padrões Semanais, consoante a evolução da equipa. É a Periodização da Dimensão Táctica.

Ainda por José Guilherme Oliveira é considerada de duas formas:

Curto-Prazo: Jogo á Jogo ( Á mais importante )
Médio e Longo Prazo: Competições

Alguns fatores devem ser levados em conta, em termos de progressão, na semana, relacionados ao desgasdte emocional:


O desgaste emocional de determinado exercício/jogo esta diretamente relacionado a intensidade de concentração que o jogador deve desprender para conseguir ter sucesso no objetivo proposto. Quanto mais complexa for a situação, mais desgaste mental/decisional será desprendido, consequentemente maior será a fadiga do SNC interrelacionada a fadiga fisiológica pós-exercício/jogo.

Considerações Pessoais:

Outra situação que considero pertinente e relacionada a Progressão Complexa é a complexidade dos princípios. Alguns princípios são mais complexo do que outros, e se interligam, por exemplo:

Zona pressionante - consiste em pressionar o homem da bola e as opções próximas formando dobras de pressão, para recuperar a posse da bola e circula-la novamente o mais rápido possível.

Ou seja, não adianta eu pressionar muito bem, se não consigo ter posse de bola após este desarme, vou viver em transições e isso desgasta muito, portanto derrepente seria melhor mudar de modelo.

Outro exemplo:

- Retirada da pressão: Consiste em retirar a bola de uma zona pressionada pelo adversário, a fim de encontrar um novo espaço menos ocupado para progredir em segurança.

Para retirar a bola da pressão, preciso de amplitude e de um bom jogo posicional, portanto se não tiver estes princípios, não terei sucesso nos outros.

Portanto acredito que, ao se iniciar a temporada, deva-se se apegar em poucos princípios, e sub-princípios, para que, depois vá os tornando mais complexo, de acordo com a aquisição dos hábitos por parte dos jogadores.

Princípios fundamentais seriam:

- Posse e circulação

- Abertura - Transições ofensivas rápidas

- Compactação - Transições defensivas rápidas

Alguns sub-princípios inicialmente importantes distribuidos em diversos princípios:

- Passe - Fundamental na circulação e valorização da posse:
Tipo de Passe: Curto / Longo
Direção de passe: frontal / Diagonal / frente / Costas
Velocidade do passe: Rápido e forte
Altura: Rasteiros / Altos

- Primeiro toque - fundamental na manutenção da posse e na velocidade coletiva:
Para dominar
Para passar

- Criação de linhas Diagonais - Fundamental na circulação da bola:
Sentido de direção
Ocupação de espaços vazior entre linhas

- Momentos de finalização - Fundamental na finalização de jogadas de ataque:
Criação do espaço
Visualização do espaço
Passe no espaço
Tipo de finalização

Quando se escolhe um princípios, sub-princípio, etc.. deve-se ser lógico entre eles, pois é comum existir conflitos entre princípios, ou seja, quero posse de bola, porém meus zagueiros treinam dando balões para o setor de ataque, ou seja, esta indo um princípio contra o outro, cobro uma coisa, mas realizo outra, e isso é ruim.

Fatores que influenciam o desgaste emocional - progressão complexa:

Complexidade do ou dos Princípios
Complexidade da Dinâmica
Quantidade de Jogadores
Espaço de Jogo
Tempo de duração dos exercícios

Estes fatores se relacionam diretamente, e na montagem do exercício todos devem ser levados em consideração ao mesmo tempo, pois afetará diretamente o desgaste emocional.

Exemplos:

Complexidade do ou dos princípios:

Esta diretamente relacionado a intensidade de concentração que o jogador deve dar a um, dois ou mais princípios, ou sub-princípios, quanto mais complexo, mais concentração.

Complexidade da dinâmica:

Esta ligado as regras e objetivos do exercício, quanto maior o número de regras, mais concentração exige e mais complexo se torna, muitas vezes o excesso de regras torna o exercício desfocado dos princípais objetivos que é a melhora de determinado princípio.




Quantidade de Jogadores:

Esta diretamente relacionado as variáveis de tomada de decisão, quanto maior o número de jogadores, em termos coletivos e setoriais, maior será a complexidade no desenvolvimento dos grandes princípios.


 Espaço de jogo:

Esta relacionado a velocidade de decisão do jogador, condicionada por outros fatores como a presença ou não de desarme. também condiciona a sub-dimensão fisiológica, pois quanto menor o espaço, maior a solicitação de participação do jogador dentro de determinado objetivo, se houver igualdade, um leve superioridade em espaços reduzidos o índice de deslocamentos aumenta, consequentemente aumenta a quantidade de contrações excêntricas. Esta também diretamente relacionado ao tempo de exercício.


Tempo de jogo:

Esta relacionado ao tipo de exercício, numero de jogadores e principalmente ao princípio que se irá treinar. Quanto mais coletivo for este princípio, maior é o espaço, quanto mais individual for este sub-sub princípio, menor é o espaço, porém, pode-se treinar sub-subprincípios em espaço grande, por estarem inseridos hierarquicamente dentro dos grandes princípios, mas recomendo que o foco principal sejam os princípios maiores.


E para finalizar este post, fiz um gráfico que representa a relação Progressão complexa e Alternãncia horizontal em especiificidade, que será o próximo post sobre este assunto:


Acredito que o mais importante, além de entender o que significa cada princípio metodológico, deve-se entender que eles se relacionam diretamente.

Grande Abraço
Luis Esteves

__________________________

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

OLIVEIRA; José guilherme; Periodização Táctica - Um modelo de treino - Universidade do Porto - Porto - Portugal. Sem data.

2 comentários:

Julian Tobar disse...

Luis...

Parabéns pela excelente postagem, muito bem elaborada e bastante elucidativa para os que buscam saber mais sobre esta metodologia que tanto nos fascina.

Com certeza um treinador, antes de pensar em algum exercício deve levar estes fatores em conta e o momento vivido pela sua equipe, em todas as esferas (físico, psicológico, técnico, tático...e resultados também)

Um M de J bem definido desde seus grandes princípios até seus pormenores e bem operacionalizado ainda não é, e creio que nunca será garantia de um completo sucesso, mas com certeza ajudará bastante a chegar até o mesmo. Por isso que o futebol é muito bom, nem sempre o melhor vence! mas como diz a velha frase : A vontade de se preparar tem que ser maior que a vontade de ganhar.
E com certeza nós dois temos isso Luis, tenho certeza que conseguiremos atingir nossos objetivos, com muita luta e trabalho sério.

Grande abraço professor

Luis Esteves disse...

Bla professor
tem razão

Um grande abraço