sábado, 28 de novembro de 2009

MONTAGEM DA PRELEÇÃO - UMA OPINIÃO SOBRE A MONTAGEM NA SEMANA

O futebol nos responde tudo...se soubermos como perguntar.
Júlio Garganta citado por Prof. Cícero e Rafael
Seminário sobre Periodização Tática

Um dos fatores determinantes na semana de um time é a preleção, e quando falo preleção posso estar sendo conceitualmente errado, pois considero preleção uma junção de informações que o jogador recebe em uma semana de trabalho, que culmina no jogo e inicia na avaliação do jogo anterior, envolvendo diretamente a parte estratégica do jogo e da competição, e levando em primeiro lugar a preocupação com o proprio modelo da equipe.

Para exemplificar, vou colocar um exemplo meu de algumas situações de preleção que faço ou fiz.

Começando, se temos um Modelo de jogo, temos uma avaliação pós-jogo, que chamamos de RELATÓRIO DE JOGO, juntamente com uma AVALIAÇÃO DE GRUPO, que é feita imediatamente após a saída dos jogadores do campo.

São estas, RELATÓRIO E AVALIAÇÃO:

RELATÓRIO DE JOGO



AVALIAÇÃO DA EQUIPE




Lógico que estas avaliações só tem sentido se partirem de uma ideia de jogo, quem vem do modelo, como temos um definido, podemos avaliar de forma qualitativa na comissão e jogadores, o resultado que obtivemos em termos de produção no jogo, se são ou não os que buscamos da equipe.

Após isso, chegamos as conclusões de que princípios temos que melhorar dentro dos momentos, e pelo principio das propensões, montamos a semana de treino, buscando determinado resultado ou crescimento para o próximo jogo.

Mas voltando a semana de treino, para a preleção, após o jogo, iniciada a semana de treino, podemos iniciar a preleção, por exemplo, terça-feira na representação, podemos fazer uma avaliação qualitativa do rendimento, podendo colocar situações quantitativas para auxilio, como passes errados ou número de finalizações no jogo.

Com a interação dos jogadores, o que é fundamental, chega-se ao final da avaliação do jogo anterior. Passamos então a recuperação ativa para o treino de terça, ou alguma aquisição, depende do planejamento da comissão, e para o próximo jogo.

Aqui colocarei um exemplo, de um jogo nosso pela categoria júnior, já pela estreia da 3ª fase, onde haviam apenas 8 equipes, nossos grupo era composto por:


-*CE Aimoré (Não classificou)

-*EC Cruzeiro (Acabou em 5º lugar no geral)

-AE Garibaldi (Acabou em 3º lugar no geral)

-SC Internacional (Acabou sendo o campeão)

*Na fase anterior, estivemos no mesmo grupo do CE Aimoré, onde classificamos em 2º lugar atrás exatamente do CE Aimoré, não classificaram EC Novo Hamburgo e EC São Luiz - Ijuí.


PRELEÇÃO - EC CRUZEIRO X CE AIMORÉ

3ª FASE CAMPEONATO ESTADUAL 2009


TERÇA-FEIRA

Na terça-feira, como se iniciou uma nova fase, podemos colocar novas metas, neste caso as metas foram definidas pela equipe, em conjunto com a comissão técnica. Pode-se colocar imagens do jogo anterior, como erros e acertos de determinaram o resultado, dentro das previsões do modelo de jogo.


QUARTA-FEIRA

Na quarta-feira, podemos colocar em forma de vídeo no projetor com imagens, situações relacionadas ao adversário, como posicionamento, equipe base, sistemas pontos fortes e fracos , de forma rápida e objetiva, como segunda opção pode-se utilizar um quadro magnético grande para realizar isso, ou até mesmo um quadro com folhas, tanto faz, o importante é, que a equipe tenha conhecimento dos setores, sistema e cultura de jogo do adversário. Podendo até mesmo formular opiniões e soluções para determinada situação, levando em conta o modelo de jogo que já existe, o nosso. Ou seja, neste dia definimos como podemos ganhar ou perder o jogo.


OBSERVAÇÃO: No caso deste jogo, tínhamos súmulas que ficam disponíveis no site da FGF e dois vídeos do Aimoré, dos dois jogos anteriores a este contra nós, aos quais em São Leopoldo perdemos por 2x0 e no último jogo da fase, no qual empatamos em Porto Alegre por 2x2, nestes dois jogos minha equipe apresentava um 3.5.2 / 3.6.1, sendo que tentei colocar um 4.4.2 na estreia, mas tive que mudar ainda no primeiro tempo, pois a equipe se encontrava adaptada demais a uma forma de jogar, bem diferente da minha, então modifiquei minha filosofia. A equipe do EC Cruzeiro tinha uma característica de molde ao adversário presente ao seu modelo, com marcação individual e contra-ataques, princípios estes que eu não utilizo, porém me adaptei a situação.


OBSERVAÇÃO: O Slide acima contém dois erros, um a nomenclatura do Meia, que está como 2º volante, e outro o momento, está como O.D. (Organização Defensiva) e era na verdade O. O. (Organização Ofensiva).
OBSERVAÇÃO: Fizemos uma análise do CE Aimoré, baseado em vídeos (02) de jogos contra nossa equipe, e percebemos que eles apresentavam características de comportamento de um modelo de jogo mais rudimentar, era uma equipe com pouca circulação, com muita dificuldade em armação de jogadas pelo meio, porém com bolas laterais/verticais chatas, e descobriu nisso a fórmula de ganhar da nossa equipe, no primeiro jogo já que jogávamos com 3 zagueiros e dois alas (deixando um espaço laterai a zaga) , e de criar muitas situações de finalização no segundo jogo. Além disso tinha bons jogadores no setor ofensivo, em especial o número 10 e 9, jogadores que já estavam na categoria profissional, e que desciam para jogar pelos juniores.

Eles marcavam de forma zona, sem pressão, bem compactados, em um 4.4.2 quadrado, e com a bola em transição passavam para um losango, com o meia virando um 3º atacante. Desta forma nos ganharam na estréia da 2ª fase, e empataram na nossa casa, por 2x2, jogando de forma idêntica, com uma pequena diferença no posicionamento do bloco de marcação, fora de casa era bem defensivo, em casa era médio. Porém por saberem que nossa equipe jogava na maioria das vezes com apenas um atacante, mais lento e centralizado, e assim jogou os dois jogos, eles encaixavam uma marcação dos dois zagueiros e liberavam os dois laterais, já que o jogo dessa equipe era totalmente concentrado pelo lado em que a bola se encontrava, raríssimas vezes um dos volantes fazia uma virada de lado. Ver imagens acima.


Quarta-feira é o primeiro dia aquisitivo, muitos morfociclos indicam um treino de resistência de força, ou força específica neste dia, colocadas por arrasto na divisão dos sub-princípios que se pode treinar, ai é problema da comissão e do treinador achar exercícios para isto. Lembrando que, pode-se formular o exercício que quiser, levando em consideração determinada situação do adversário, JÁ QUE TEMOS O MODELO DE JOGO DO MESMO, OU PELO MENOS PENSAMOS QUE TEMOS.


QUINTA-FEIRA


Quinta-Feira é o melhor dia, temos o maior ganho pois há a globalização da equipe, já que normalmente setorizamos os exercícios na terça, quarta e sexta, pela menor complexidade e exigência mental na resolução de problemas e informações. Neste dia sim, a complexidade do treino é máxima, entramos na composição da própria equipe, e da equipe adversária, utilizando exercícios que proporcionem a situação que julgamos que irá ocorrer no jogo, corrigindo e potencializado nossos pontos fortes em relação ao jogo que esta por vir.


OBSERVAÇÃO: Então neste jogo coloquei minha ideia de sistema, já vínhamos utilizando alguns princípios como manutenção da posse, compactação, abertura, dentre outros, porém alguns princípios eram prejudicados por o sistema em uso não apresentar geometricamente uma estrutura mais adequada a realização dos mesmos em termos de equilíbrio posicional no campo.


Então para este jogo utilizei um 4.5.1 / 4.3.3 e troquei a funções de dois jogadores de ataque, buscando o aproveitamento do espaço que o CE Aimoré dava nas costas dos dois laterais, já que seguindo um pensamento lógico, nosso time jogava com apenas um atacante, e para isso dois zagueiros eram o suficiente, eles então liberavam os dois laterais, e concentravam os ataques por ali. Então decidi que liberaria a marcação dos dois zagueiros do CE Aimoré, e com isso liberei mais um sobra, ou sejá, além de um dos zagueiros que normalmente sobra (Esta equipe era muito dependente da sobra em todos os lances) tínhamos do lado da bola mais um sobra, o lateral. Com a decida quando necessário de um dos atacantes de ponta normalmente tínhamos superioridade numérica no meio e nos lados, detalhe que a dupla de zaga do CE Aimoré não tinha potencial de subida com bola, o que facilitou essa estratégia.


Para a infiltração no espaço que a dupla de laterais deixava, criamos um mecanismo que visava o seguinte: Tínhamos para este jogo um jogador rápido e pequeno (REBOLLO), ao qual posicionei entre os dois zagueiros, o que a princípio parece absurdo, já que este não tem imposição física, e coloquei em uma das pontas, o centroavante, mais lento e alto (JONAS), fazendo que, quando estivéssemos com a posse da bola, o atleta REBOLLO saísse em velocidade para receber a bola em qualquer um dos lados, e JONAS infiltrasse no seu espaço para finalizar, junto com a movimentação dos outros jogadores, dentre eles JORTER que era um meia aberto, que também infiltrava pelo meio.


SEXTA-FEIRA

Na sexta-feira a complexidade é baixa, a oposição também e voltamos a setorização, as vezes treino a bola parada na sexta, sem oposição. Neste jogo nossa preocupação com a bola parada do CE Aimoré era pequena, pois não tinham eles grande eficácia nesse princípio. Más nossa preocupação com nossa própria bola parada era grande, como verão em seguida.

Finalizamos a semana com algumas informações mais detalhadas, quase individuais.







RESUMO DO JOGO:

E.C.CRUZEIRO 3 X 2 C.E.AIMORÉ



Primeiro gol: aos 6 minutos, Rebollo recebe uma bola pelo lado esquerdo do nosso ataque, e sofre falta. Cruzamento no primeiro poste, e Dalmoro devia a marca 1x0.

Segundo gol: Pressão e bola roubada no meio de ataque, bola enfiada dentro da área entre o espaço do zagueiro e lateral, e Jorter marca, 2x0.

Terceiro gol: Bola roubada na nossa lateral esquerda, virada até o meio, circulada cerca de 7 passes até chegar na entrada da área, onde Cleivan finaliza e faz 3x1.

Acredito que, a análise e o planejamento deste adversário tenha sido fundamental para nossa equipe ganhar o jogo.



OS SLIDES ACIMA FORAM APRESENTADOS ANTES DO JOGO, CERCA DE 11:00 DA MANHÃ, ANTES DO ALMOÇO DOS JOGADORES.

OU SEJA, FIZEMOS UMA REVISÃO DE TODA A SEMANA, ANTES DO JOGO. É PRECISO TER CUIDADO COM O EXCESSO DE INFORMAÇÕES E COM O TEMPO!

NESTA MESMA COMPETIÇÃO UTILIZAMOS ALGUMAS VEZES VÍDEOS MOTIVACIONAIS, NÃO SOU MUITO ADEPTO DISSO, MAS ACREDITO QUE EM ALGUNS JOGOS AJUDOU A CONCENTRAR A EQUIPE, DENTRE ELES:

EC NOVO HAMBURGO 0X2 EC CRUZEIRO - JOGO QUE NOS CLASSIFICOU PARA A 3º FASE.

CE AIMORÉ 0 X 4 EC CRUZEIRO - JOGO ESTE QUE DEFINIU A CLASSIFICAÇÃO, SENDO QUE TÍNHAMOS QUE GANHAR POR 3 GOLS DE DIFERENÇA, E TORCER PARA QUE O INTERNACIONAL GANHASSE POR 2 GOLS DO GARIBALDI, INFELIZMENTE GANHAMOS POR 4X0 PORÉM O INTER ACABOU PERDENDO EM CASA POR 1XO, O QUE NOS ELIMINOU POR TABELA, CLASSIFICANDO O GARIBALDI.

EM OUTRO POST COLOCAREI VÍDEOS QUE FORAM MONTADOS EM DIFERENTES PRELEÇÕES. NEM TODAS AS PRELEÇÕES SEGUEM ESTE PROTOCOLO. NESTA MESMA EQUIPE TIVEMOS PRELEÇÕES DIVIDIDAS EM DUAS OU ATÉ TRÊS PARTES, SENDO UMA TÁTICA E OUTRA MOTIVACIONAL, OU UMA TÁTICA, OUTRA MOTIVACIONAL E OUTRA ESTRATÉGICA, DEPENDE DO PLANEJAMENTO DA COMISSÃO.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: SÁBADO E SEGUNDA FOLGAMOS, MAS EM CASO DE TREINO SEGUNDA PODERÍAMOS SEPARAR MELHOR O CONTEÚDO DE INFORMAÇÕES, ISSO NÃO É FIXO VAI DO BOM SENSO DA COMISSÃO EM SENTIR A DISPONIBILIDADE DE CONCENTRAÇÃO DO GRUPO.

Um abraço
Luis Esteves
la_futeboll@hotmail.com

Nenhum comentário: