terça-feira, 17 de novembro de 2009

EXERCÍCIO ESPECÍFICO

"Não acredito, no futebol de hoje, em equipes bem fisicamente e outras mal. (...) há equipes adaptadas, ou não, a forma de jogar do seu treinador. O que nós procuramos é que a equipe consiga se adaptar ao tipo de esforço que a nossa forma de jogar exige."


José Mourinho
Citado por ROMANO (2007) Página 13


Esqueci de colocar as regras do exercício em espaço longo.

.
O objetivo é a circulação qualificada e o jogo apoiado, ou seja com aproximações sem perder a posse, já criando uma mentalidade de recuperação fisica com a posse de bola, variando entre bolas curtas e longas, pois obviamente a circulação curta em um dos quadrados irá por vezes ser contrangida a ponto de ter que acontecer uma virada longa, ai já estaremos a treinar mais um princípio o da abertura, e uma refer~encia de virada, no caso do 4.3.3 os pontas, no caso do 4.4.2 os laterais..ou o jogador que se achar interessante pra isso.

No caso, existem duas goleiras por lado, e apenas 1 goleiro, que tem que defender as duas goleiras, isso também irá gerar uma situação, a de atrair de um lado, para tentar entrar pelo outro... pode-se cortar o campo horizontalmente para efetuar dois tipos de marcação (mas sem desarme, pois o desarme intensifica o desgaste fisiológico) a marcação zona e a pressão com dobras, e as dobras, meu time esta com problema nesse ponto hoje, pressiona em todas as partes, faz faltas próximas a nossa área, pois quer roubar a bola, sendo que entre o jogador e a bola existe o adversário e ele não pode ser encostado para que a bola seja roubada, ai se torna importante a dobra de pressão, que nada mais é do que a pressão vinda do outro lado, portanto é interessante as vezes não pressionar, para haver uma re-organização, seguida de uma pressão bem feita. As linhas definem as zonas em que eles devem realizar cada tipo de marcação.
.

Quanto a linha vertical, coloquei ali pelo motivo de, caso se roube a bola (na interceptação apenas, se assim terão que criar linhas de passe ou serão constantemente interceptados) terão que fazer o gol, na goleira contrária ao quadrado que se está, isso obriga a utilização de viradas curtas e longas. Também serve esta linha como guia de compactação em relação a amplitude da equipe, pois é interessante ocupar defensivamente o lado do quadrado em que a equipe está defendendo.
.

Ai coloquei 3 times, dá pra fazer até com 4 times, no caso a ideia inicial era que dois times ficassem no campo largo recuperando ativamente, enquanto dois times ficasse, no campo curto em um 5x5, é possível fazer isso também. Fisiologicamente a ideia e estimular a força, colocamos pequenos circuitos de força ao lado dos mini-campos, revezando estímulo específico e estímulo fisiológico, para a recuperação mental e interessante o fisiológico, o campo largo se encarregar-á de recuperar a parte fisiológica depois. Pode-se fazer isso de diferentes formas, ou circula-se as equipes, ou forma-se grupos e ficam certo tempo em cada situação, ver o que é mais interessante.
.

NO CAMPO GRANDE, COLOCAR OS PRINCÍPIOS RELATIVOS AO MODELO DE JOGO, ATENÇÃO AO FOCO DO EXERCÍCIO, EM RELAÇÃO AOS TOQUES NA BOLA, EM CAMPO PEQUENO 2 TOQUES (É NECESSÁRIO INTENSIDADE MÁXIMA FISIOLÓGICA NESTA PARTE), NO CAMPO GRANDE LIBERADO, POIS EXISTE A NECESSIDADE DE PENSAR E NÃO É INTERESSANTE USAR A CONCENTRAÇÃO (INTENSIDADE MÁXIMA RELATIVA NOS PRINCÍPIOS) NA CONTAGEM DO NÚMERO DE TOQUES NA BOLA.

.
Um abraço
Luis Esteves

Nenhum comentário: