MUDANÇAS
Como disse a alguns meses atrás, modifiquei o título do blog. Os motivos são simples, primeiramente por não querer misturar opiniões minhas, a opiniões da Periodização Tática, no caso representada em seu expoente máximo pelo professor Vitor Frade. Ou seja, se amanha ou depois faço uma crítica aqui, esta crítica é minha, mas não é necessariamente uma crítica da metodologia em sí.
Um exemplo são os exercícios, pode-se pensar que existem exercícios de periodização tática ou não, quando na verdade isso não tem nada a ver, posso publicar um exercício aqui que alguns treinadores irão achar útil, e outros não, depende de cada contexto e de cada operacionalização.
Outro fator que achei importante é a mistura do programa que vendo com o nome da metodologia, alguns poderiam ligar uma coisa a outra e pessoalmente não gostaria que isso acontecesse.
Agora abro um título que futuramente irei utilizar em alguns projetos que tenho, o de Organização de Jogo.
Este blog continua e sempre será exclusivamente sobre futebol, treino, Periodização Tática e assuntos afim, a única coisa que muda é o título, e com o passar dos anos, o layout.
Peço aos amigos que atualizem o link do meu blog em seus blogs por favor, já que ao entrar na página antiga a mensagem é de que exclui meu link.
________________________________
ENTREVISTA
JORGE MACIEL
Em breve publicarei aqui uma entrevista que fiz com o professor Jorge Maciel especificamente sobre Periodização Tática, uma das pessoas mais indicadas para falar sobre o tema pela capacidade e conhecimento que tem em discutir suas ideias e pelo contato com o professor Vitor Frade. Foram 50 perguntas de diferentes sub-temas, ou seja, é bastante assunto e acredito que será de bom proveito a todos que gostam do assunto.
________________________________
EXERCÍCIO
Exercício que visa alguns pontos importantes, pessoalmente dou ênfase a transição defensiva (que simularíamos no momento do lançamento, imaginando que alí houve a perda da bola) e a partir daí os sub-princípios que formam a zona pressão, seguida pela zona pressionante, com grande preocupação na mudança de postura na perda da bola.
1- Momento: Equipes posicionadas. Equipe Vermelha dividida, sendo que 4 jogadores estão espalhados em quatro campos com uma goleira cada, sendo referências de lançamentos.
2- Momento: A bola é lançada para uma das referências, a partir daí a equipe em superioridade (verde) deve iniciar o processo de pressão, primeiro com o jogador que esta próximo e depois com o restante da equipe, valorizando apenas um quadrado, porém sem a obrigação de estar dentro do mesmo, pois a retirada da pressão necessita de algumas referências um pouco mais distantes. Neste momento os outros jogadores do vermelho espalhados nos quadrados devem ajudar o jogador que recebeu a bola e tentar o gol na goleira pequena.
Com referência longa de retirada da pressão.
4-Momento: Desarme, e manutenção da posse da bola com retirada da pressão em passes curtos, sem muita profundidade.
4-Momento: Desarme e retirada da pressão em profundidade, buscando um jogo direto com apoios em 2ª bola.
5-Momento: Jogo 10 x 11 buscando a finalização, caso a mesma não tenha acontecido na transição ofensiva.
Grande abraço
Luis Esteves
la_futeboll@hotmail.com
Grande abraço
Luis Esteves
la_futeboll@hotmail.com
2 comentários:
Professor,
Gostaria primeiramente de lhe parabenizar pelo bom trabalho realizado no blog.
Tenho seu blog na minha sidebar como "blogs que sigo", porém mesmo atualizando o endereço ele continua a buscar a url antiga.
Deixo esse comentário para alertá-lo pois pode estar acontecendo em outras ocasiões.
Abraço,
parabéns professor pelo Blog e pelos artigos, fkei preocupado quando procurei o blog e não encontrei, e fkei feliz quando lendo o blog do amigo Gilterlam lhe reencontrei aqui, vlw e obrigado pelos exercícios muito criativos e oportunos.
Postar um comentário