terça-feira, 21 de junho de 2011

WWW.PERIODIZACAOTATICA.BLOGSPOT.COM

MUDANÇAS

Como disse a alguns meses atrás, modifiquei o título do blog. Os motivos são simples, primeiramente por não querer misturar opiniões minhas, a opiniões da Periodização Tática,  no caso representada em seu expoente máximo pelo professor Vitor Frade. Ou seja, se amanha ou depois faço uma crítica aqui, esta crítica é minha, mas não é necessariamente uma crítica da metodologia em sí.

Um exemplo são os exercícios, pode-se pensar que existem exercícios de periodização tática ou não, quando na verdade isso não tem nada a ver, posso publicar um exercício aqui que alguns treinadores irão achar útil, e outros não, depende de cada contexto e de cada operacionalização.

Outro fator que achei importante é a mistura do programa que vendo com o nome da metodologia, alguns poderiam ligar uma coisa a outra e pessoalmente não gostaria que isso acontecesse.

Agora abro um título que futuramente irei utilizar em alguns projetos que tenho, o de Organização de Jogo.

Este blog continua e sempre será exclusivamente sobre futebol, treino, Periodização Tática e assuntos afim, a única coisa que muda é o título, e com o passar dos anos, o layout.

Peço aos amigos que atualizem o link do meu blog em seus blogs por favor, já que ao entrar na página antiga a mensagem é de que exclui meu link.

________________________________

ENTREVISTA
JORGE MACIEL

Em breve publicarei aqui uma entrevista que fiz com o professor Jorge Maciel especificamente sobre Periodização Tática, uma das pessoas mais indicadas para falar sobre o tema  pela capacidade e conhecimento que tem em discutir suas ideias e pelo contato com o professor Vitor Frade. Foram 50 perguntas de diferentes sub-temas, ou seja, é bastante assunto e acredito que será de bom proveito a todos que gostam do assunto.
________________________________

EXERCÍCIO

Exercício que visa alguns pontos importantes, pessoalmente dou ênfase a transição defensiva (que simularíamos no momento do lançamento, imaginando que alí houve a perda da bola) e a partir daí os sub-princípios que formam a zona pressão, seguida pela zona pressionante, com grande preocupação na mudança de postura na perda da bola.

1- Momento: Equipes posicionadas. Equipe Vermelha dividida, sendo que 4 jogadores estão espalhados em quatro campos com uma goleira cada, sendo referências de lançamentos.


2- Momento: A bola é lançada para uma das referências, a partir daí a equipe em superioridade (verde) deve iniciar o processo de pressão, primeiro com o jogador que esta próximo e depois com o restante da equipe, valorizando apenas um quadrado, porém sem a obrigação de estar dentro do mesmo, pois a retirada da pressão necessita de algumas referências um pouco mais distantes. Neste momento os outros jogadores do vermelho espalhados nos quadrados devem ajudar o jogador que recebeu a bola e tentar o gol na goleira pequena.

3-Momento: Zona pressionantes efetuada. Sem referência longa de retirada da pressão.
Com referência longa de retirada da pressão.

4-Momento: Desarme, e manutenção da posse da bola com retirada da pressão em passes curtos, sem muita profundidade.

 
4-Momento: Desarme e retirada da pressão em profundidade, buscando um jogo direto com apoios em 2ª bola.


5-Momento: Jogo 10 x 11 buscando a finalização, caso a mesma não tenha acontecido na transição ofensiva.

Grande abraço
Luis Esteves
la_futeboll@hotmail.com

2 comentários:

Luca Lameira Antunes disse...

Professor,

Gostaria primeiramente de lhe parabenizar pelo bom trabalho realizado no blog.

Tenho seu blog na minha sidebar como "blogs que sigo", porém mesmo atualizando o endereço ele continua a buscar a url antiga.

Deixo esse comentário para alertá-lo pois pode estar acontecendo em outras ocasiões.

Abraço,

alexisrael7 disse...

parabéns professor pelo Blog e pelos artigos, fkei preocupado quando procurei o blog e não encontrei, e fkei feliz quando lendo o blog do amigo Gilterlam lhe reencontrei aqui, vlw e obrigado pelos exercícios muito criativos e oportunos.