domingo, 16 de maio de 2010

SUB-PRINCÍPIO DA ESCALA DE PROGRESSÃO

" A invencibilidade está na defesa,
a possibilidade de vitória está no ataque.
A garantia de nos tornarmos invencíveis
está em nossas próprias mãos.
Tornar o inimigo vulnerável só depende dele próprio."

Sun tzu
A Arte da Guerra



Uma boa estrutura de jogo deve proporcionar uma(s) possibilidade(s) grande de progressão com a posse da bola, em termos de organizaão ofensiva. É comum ver equipes que, tem muita posse, porém não conseguem entrar na última linha do adversário, não conseguem progredir até á 3ª fase de construção do campo, portanto não conseguem fazer gols, que é o grande objetivo do jogo. Ter a posse da bola só por ter, não significa vitórias, pode até significar recuperação ativa em meio ao jogo, mas não vitórias, quando se tem que fazer gols.

Dentro da Organização Ofensiva podem existir vários princípios e sub-princípios, etc.. um que considero importante, como sub-princípio dentro da circulação da bola é a escala de progressão, com linhas diagonais, que podem ser a frente ou atrás do jogador que tem a bola.

Aliás esse é um dos grandes problemas do jogador brasileiro em um modo geral. Poucos são os que conseguem fazer um movimento tão simples, que é o de desmarcar, para frente ou para trás.

Esse problema pode estar relacionado a muitos outros que no final acabam por desembocar no processo de treino, é a tal tomada de decisão que "alguns métodos e metodologias" não proporcionam.

Por isso a valorização dos "losangos" em determinadas estruturas, o losango com uma pequena movimentação cria 4 possibilidades de linhas em diagonais. Não é necessário correr muito, é necessário apenas se desmarcar bem, receber e passar para um novo jogador desmarcado. Hoje um jogador profissional corre muitos quilometros, amanha o jogador profissional vai correr muitos quilimetros menos, esta é a tendência do futebol de alto, baixo ou médio nível.
 
Fonte: Universidade do Futebol

EXEMPLO DA ESCALA DE PROGRESSÃO EM UMA ESTRUTURA 1.4.3.3

________________________________________
Outros Tempos:
Campeão Metropolitano Invicto sub-14
2006
Equipe que disputou 3 titulos, e esteve em duas finais:

Média gols pró = 4
Médias Gol contra = 0,6

Campeão Metropolitano
Vice-Campeão - Copa Internacional de Vacaria / RS


Final:
CTDOB 2 x 0 Sporting Sul

OBS: Pessoalmente fui Bí-campeão desta competição,
pois havia ganho a mesma no ano anterior com o E.C.São José.

Grande Abraço
Luis Esteves

Um comentário:

João Henrique T.L.C disse...

Professor Luis, muito interessante e didatico o post com a abordagem desse sub-principio da circulacao de bola, parabens.
Em relacao a quantidade da corrida, recordo que vendo alguns jogos do Manchester United os jogadores corriam, em geral, de uns 10 a 14 quilometros em um jogo, caso nao esteja enganado.

Um abraco!