sexta-feira, 23 de outubro de 2009

UMA REFLEXÃO SOBRE TRANSIÇÕES X ORGANIZAÇÕES


TRANSIÇÕES X ORGANIZAÇÕES

Assintindo a partida FC Barcelona x Rubin Kazan, time russo que eu talvez por ignorância não conhecia, cheguei a uma ideia sobre a definição referente a modelo de jogo no futebol.


A proposta é esta:


Existem somente dois tipos de modelos de jogo no futebol:


O de ORGANIZAÇÃO

O de TRANSIÇÃO


Todos os outros são variantes, lógico que dentro de ambos existem também organizações e transições, só que a proposta ou se encaixa em uma ou em outra, e também é possivel haver uma mudança de modelo em meio ao jogo frente a determinado resultado, mas nunca foge disso.
Por exemplo:
Na partida acima citada, em que o desconhecido Rubin Kazan, venceu o ótimo time do FC Barcelona por 1x0 em pleno Camp Nou, foi um exemplo clássico de modelos de jogo, nitidamente propostos, com seus prós e contras dentro de uma partida de futebol.
A idéia não é separar momentos, e sim identificar padrões, pois mesmo uma equipe de ORGANIZAÇÔES terá que ter uma boa transição ofensiva para poder circular a bola de forma qualificada, e uma equipe de TRANSIÇÕES terá que ter uma boa Organização defensiva para poder utilizar suas transições, ou seja, é indivisível, porém, determinados momentos serão potencializados, de acordo com alguns critérios.
FC Barcelona:
  • MODELO DE ORGANIZAÇÃO:

- Privilegia a Posse e Circulação de Bola curta com variações de virada longa.

- Privilegia a Mobilidade Ofensiva com 3 atacantes e dois meias, congruência ao 4.3.3

- Privilegia a Amplitude e a Profundidade. Com aberturas Diagonais por todo o campo.

- Privilegia o Jogo Diagonal - lateral.

- Privilegia a Circulação curta, com muitos começos de jogo, muita circulação coma defesa.

- Privilegia a Pressão em bloco alto, ou médio.

- Privilegia o jogo bonito, plástico, propôe o jogo sempre. Em raras ocasiões se submete ao adversário.

Rubin Kazan:
  • MODELO DE TRANSIÇÕES:

- Privilegia a compactação. Porêm a Abertura é rápida, mas vertical.

- Privilegia a marcação zona / lateral no caso com duas linhas de 4 - congruência na proposta de sistema x modelo.

- Privilegia as transições Ofensivas como possibilidade de pontuação.

- Privilegia o erro do adversário para uma nova transição, ou seja quer sempre o contra-ataque.

- Tem dificuldades grandes na organização Ofensiva, normalmente retorna a bola pela falta de Mobilidade. Porêm tem facilidade na Organização Defensiva.
- Privilegia o bloco baixo, muito compacto.

- Privilegia o jogo vertical, pouquíssima circulação lateral, porém com ótima eficácia de passes.

- Privilegia a bola parada como possibilidade de gols. É mais dependente deste fator do que o modelo de Organizações.

- Privilegia a circulação longa, com variações para a bola curta, posse de bola mais fugáz, ou seja, cerca de 3 ou 5 passes curtos e um vertical longo

Observação:

De uma forma simples, nestes exemplos nota-se a característica dos modelos bem explícita, um assume o risco, o outro não, um agrada aos que gostam do futebol bem jogado, o outro agrada os que querem ganhar sempre (Existem os que querem ganhar sempre com o futebol bem jogado), de qualquer forma. E qual a importância disso?
A escolha destes modelos, por parte do treinador, na definição do modelo de jogo da equipe no início da temporada, deve ser levada em conta a partir de alguns critérios:
  • Qualidade dos jogadores (será que o Barcelona circularia a bola da mesma forma com jogadores de nível inferior? só porque tem um modelo de jogo definido?)
  • Modelo histórico do clube (Menos importante se houver vitórias, Paulo Autuori esta sofrendo deste mal, os gremistas preferem furar a bola, mas ganhar o jogo).
  • Realidade do clube (Alguns modelos exigem mais qualidade, mais estrutura, portanto, as vezes a idéia não condiz com a realidade).
A idéia do treinador, antes de ser colocada, tem que ser analisada dentro destes critérios, para haver uma identificação. Aprofundaremos.
Um abraço
Luis Esteves

Um comentário:

Rafael Périco disse...

Otimo post, é visivel que a equipe do FC Barcelona utiliza uma transição muito veloz defesa x ataque, contando com uma qualidade de passes incrivel, o que propicia essa rapida transição, observei tbm pressao na saida de bola do adversario durante todo o jogo (visto que estava atras no placar tbm), mas em todas as bolas perdidas no ataque, inicialmente os atacantes faziam grande pressao.

abraços