segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MINDWALK - O PONTO DE MUTAÇÃO

Com prazer venho nesta postagem publicar o filme "Mindwalk - O Ponto de Mutação" que é uma produção baseada no livro, que também possui este mesmo título.

O filme é simples, e se dá através de uma série de conversações entre três protagonistas, sendo a principal a cientista/física, e em segundo plano o político e o poeta.

A pertinência desta postagem esta para além da metodologia de treino em sí. Percebi que a raiz das discussões sobre metodologias não advém das metodologias em sí, mas sim, da forma como as sociedades, e as pessoas que nelas estão inseridas, concebem a vida, e todos os fenómenos.

A exemplo disso trago uma resposta que Matías Manna me deu, quando perguntei como Guardiola entendia os princípios de jogo nos quatro momentos do jogo, e a resposta foi:
 
"Mediante esa Idea, se entiende AL equipo de Guardiola. Y no hay momentos autônomos, defensa y ataque. Si atacamos bien, defenderemos mejor. Guardiola entiende El juego de uma manera global, como um todo."


Ou seja, mesmo com minha preocupação em tentar "perceber o todo", ainda utilizo as partes para o entendimento, e isso acaba sendo exatamente o que o pensamento analítico busca, e consequentemente a maior parte das metodologias e métodos vigentes, pois são os que estão formatados para a mente das pessoas hoje, é um problema de "percepção", como diz o Capra. Portanto é uma questão muito mais subliminar do que se imagina, para todos que foram criados assim ao longo dos anos, e não se muda isso em um ou dois anos. Separar as partes para entender o todo de fato simplifica demais qualquer entendimento, porém o que esta por trás disso é que este entendimento já não será mais sobre a mesma coisa, pois no momento em que a separação de um fenómeno complexo, como por exemplo o futebol, acontece, este já não é mais o que era, se torna um outro fenómeno, ainda complexo, mas não tanto quanto era, pela perda das relações e interações que existiam antes, ou seja, o entendimento que se tem a partir daí, quando se retorna para o nível acima novamente, já não é condizente com a realidade.


Antes de percebermos como se concebe uma metodologia tão complexa como a periodização tática por exemplo, acredito que devemos perceber a realidade de uma forma mais "real", com seus problemas e configurações de fato complexos, pois é muito difícil que se entenda algo, colocando-o em outro contexto, que não seja o seu, ou seja, possivelmente para treinar de acordo com a ideia que a periodização tática original determina, é preciso romper com a barreira que o pensamento cartesiano embutiu na sociedade ao longo dos anos, é preciso perceber que, hoje, isso não é mais o suficiente, não soluciona os problemas que foram gerados exatamente pela trilhagem deste caminho, não se resolvem a maioria (se não todos) dos problemas complexos, com soluções analíticas. E o filme trata disso, assim como o livro. Eis o desafio.

O FILME









































FONTE DA SINOPSE:


Sinopse:

Um político estadunidense (Jack Edwards, interpretado por Sam Waterston) vai à França visitar um velho amigo poeta (Thomas Harriman, interpretado por John Heard). Lá, conhecem uma cientista (Sonia Hoffman, interpretada por Liv Ullman) e, juntos, tecem uma profunda discussão sobre questões existenciais. Filme baseado na obra "The Turning Point" (O ponto de Mutação), de Fritjof Capra.

Elenco

Liv Ullmann ... Sonia Hoffman
Sam Waterston ... Jack Edwards
John Heard ... Thomas Harriman
Ione Skye ... Kit Hoffman
Emmanuel Montes ... Romain
Rest of cast listed alphabetically:
Jean Boursin ... Sacristan
Gabrielle Danchick ... Tour Guide
Jeanne Van Phue ... Tourist #1
Penny White ... Tourist #2

Ficha Técnica

Título no Brasil: Ponto de Mutação
Título Original: Mindwalk
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 112 minutos
Ano de Lançamento: 1990
Direção: Bernt Amadeus Capra
_________________________________________
Grande abraço
Luis Esteves
la_futeboll@hotmail.com
www.organizacaodejogo.blogspot.com







Nenhum comentário: