quarta-feira, 3 de agosto de 2011

AQUECIMENTO


Aquecimento que desenvolvi para jogos. É bastante simples, agradável para os jogadores e funcional para qualquer categoria.

Deve-se no vestiário dividir o grupo de jogo em 3:

5 jogadores de defesa
5 jogadores de ataque
6 reservas
2 goleiros (com o preparador de goleiros, e posteriormente entram em um dos exercícios)

A demarcação de cores irá ajudar a comunicação e a velocidade na troca entre os exercícios, bem como a divisão de equipes no aquecimento.

o Tempo total de aquecimento varia de 20 à 30 minutos, portanto deve-se valorizar mais ou menos determinado exercício de acordo com o contexto em que se encontra, exemplo:

- Clima
- Espaço
- Local
- Tempo disponível

O alongamento ativo estático deve ser rápido, com movimentos de 10 segundos, apenas para um aumento articular, evitando um estiramento grande muscular. O efeito psicológico também é importante, já que alguns profissionais não utilizam o alongamento antes dos jogos, pelos indicios científicos atuais dos prós e contras do mesmo. A colocação do mesmo antes ou depois do alongamento balístico fica a critério de cada um.


 Estrutura geral do aquecimento, com distribuição de campos, bolas e circúito.


+ou- 3 minutos: Primeiro momento, coordenativo para aumento de mobilidade articular, com diferentes movimentos conhecidos pelos atletas. É válido iniciar em movimentos de pouca amplitude e explosão passando gradativamente para movimentos de maior amplitude e explosão muscular.

+ou- 2 minutos: Após este momento, ocorre a primeira parte do alongamento ativo estático, valorizando a musculatura adutora, abdutora e flexora da coxa.

 +ou- 3 Minutos: Segundo momento, circulação livre de passes independente de cor, com muita comunicação e participação em todo o espaço.

+ou- 2 Minutos: Neste mesmo espaço, em um terceiro momento, os jogadores que não irão começar o jogo servirão de apoio segurando as bolas do campo, arremessando-as aos jogadores que irão começar o jogo para que os mesmos cabeceiem de volta, de forma aleatória.

+ou- 2 minutos: Após este momento, ocorre o segundo alongamento passico estático, valorizando a musculatura extensora da coxa, extensores e flexores do quadril, e extensores e flexores da perna.


+ou- 3 Minutos: O próximo momento é dado ênfase a circulação rápida de bola em superioridade, com toque liberado para possiveis fintas ou dribles, porém dando velocidade a circulação da bola. Neste exercício em que 4 ficam por fora e 1 pelo meio, a regra é simples, quem erra o passe vai ao meio, fica mais uma rodada se acontecer um passe cruzado por dentro do quadrado, ou uma troca de passes acima de 10 passes.

O grupo que não inicia o jogo fica com 6 atletas, sendo dois por dentro.


+ ou- 5 minutos: Após isso, as 3 equipes se direcionam para a área onde ocorre um pequeno jogo de 5 contra 5 + 6 apoios. A regra fica a critério do preparador, pode-se utilizar a referência de número de passes, ou a utilização de um apoio pelo menos antes de finalizar, ou até mesmo deixar livre.

+ou- 3 minutos: No último momento os dois grupos que irão iniciar o jogo passam em um circuito de mobilidade e velocidade para uma maior estimulação neural. Os movimentos podem ser variados, porém multidirecionais, utilizando os dois lados, frente e costas.

O grupo que não inicia o jogo vai novamente para o exercício de 4x2.

_____________________________________________________
Grande abraço
Luis Esteves

9 comentários:

Gilterlan disse...

Como sempre, muito bom!

Luis Esteves disse...

Obrigado professor.

Grande abraço

Blessing disse...

Boa tarde professor,

Estava realmente a faltar algo sobre o aquecimento e está óptimo como sempre.

Professor gostaria de lhe colocar uma questão que é da maior relevância. Falta menos de um mês para minha equipa começar a pré-temporada e tive oportunidade de ler 2 dos livros que recomendou na biblioteca (Marisa Gomes e Porque tantas vitorias). Estive a fazer continuamente pesquisas sobre o tema e me deparei com a falta de informação sobre essa fase da época. Parece-me super importante conseguir um esclarecimento. Nos livros citados Mourinho, Rui Faria, Marisa, Guilherme Oliveira e Professor Vitor Frade citam que a única semana diferente de treino de toda época é a primeira semana de treino. Significa isso que nessa semana o treino deixa de ser em função de modelo de jogo? deixa de ser aquisitivo? É uma simples adaptação dos jogadores ao esforço? É uma adaptação aos métodos de trabalho do treinador? Me parece pertinente que isso seja esclarecido pois tenho visto imagens como já tinha reparado na época passa com André Villas-Boas vários treinos de circuito "físico" durante essa semana, e mesmo Mourinho no Inter e no Chelsea, como agora no Real procedeu da mesma forma. Entendo que esse treino possa ser direccionado ao "físico" devido ao tempo de paragem que os jogadores tiveram e como tal se cansam muito facilmente e não adquirem nada do nosso modelo. Mas gostaria de uma explicação promenorizada da sua parte.

Abraço

Blessing Lumueno

Francesco Lupi disse...

very interesting, as usual. I find your page very useful for anyone who wants to extend his knowledge on football methodology.
I'm very interested in PT and after some years of learning I will try to operate it with my team...your experience and the sharing of it are a big support for me.
Mnay, many thanks!!

Francesco Lupi disse...

very interesting, as usual. I find your page very useful for anyone who wants to extend his knowledge on football methodology.
I'm very interested in PT and after some years of learning I will try to operate it with my team...your experience and the sharing of it are a big support for me.
Mnay, many thanks!!

Rafael Vieira disse...

Há muito tempo que admiro o teu trabalho!!

Parabéns!!

Rafael Vieira disse...

Há muito tempo que admiro o seu trabalho!!
Sempre muito objectivo!!

Abraço

Rogério disse...

Acompanho o seu trabalho já há algum tempo e os seus artigos têm me sido deveras importantes. De qq maneira e aproveitando este tema de aquecimento, gostaria se possivel q fala se de um aquecimento tipo antes de um jogo Oficial, ou seja, q tipo de aquecimento acha o mais correto a ser executado antes de um jogo?

organizaçaodejogo disse...

Obrigado aos professores.

O aquecimento acima utilizei em 8 jogos, em 7 dias, e tive bons resultados, ganhando todos os jogos, elaborei ele baseado em exercícios que, se controlados em termos de tempo e espaço, acabam não desgastando o jogador em nenhuma dimensão, e dão uma boa ativação em todas as dimensões que irão solicitar o jogo oficial.

Tive recentemente uma pequena discussão sobre este aquecimento com um professor português que opinou sobre o tempo, ao qual é variável de acordo com a idade, em todos os exercícioe e consequentemente no contexto geral do aquecimento.

Portanto é preciso ter essa noção de tempos, numa categoria sub-10 por exemplo, em que o jogo aqui são 2x25, não tem sentido se fazer este aquecimento por 30 minutos, mas 10 ou 15 sim, é possível, com paradas adequadas para recuperação e hidratação, não há desgaste considerável.

Fora este, tenho outro awuecimento chamado Aquecimento Tático, ao qual se colocam situações parecidas, mas com uma contextualização mais posicional em alguns momentos, que é exatamente o que se vai fazer depois no jogo, com uma complexidade um pouco menor pela quantidade menor de adversários.

São duas possibilidades.

Grande abraço