domingo, 30 de janeiro de 2011

EXERCÍCIO ESPECÍFICO



"O Princípio das Propensões, aliás é um termo do Popper que eu uso, que eu retiro do Popper, porque propensões é o contexto estar mais propenso a X do que a Y, porque normalmente as pessoas dizem, «eu quero que faça isto ou faça aquilo.» Não! Eu quero que ele faça em função de um contexto determinado. Portanto eu tenho que parir é o contexto, não os comportamentos e isso é uma confusão do caraças das pessoas. Um é o Principio das Propensões… eu tenho que articular, em função de como eu jogo, defendo de determinada maneira para poder atacar de determinada maneira por exemplo, portanto eu estou preocupado com a transição defensiva, com a ofensiva."


Vitor Frade
2010


Este exercício desenvolvi para tentar contextualizar as interações dos setores de meio e centro de ataque, portanto é um exercício intersetorial. As relações são diretas, são necessárias a criação de:

- Organização através da mobilidade - trocas de posições e funções
- Linhas de passe em segurança - manutenção;
- Linhas de passe de risco - progressão;
- Timming de assistência;
- Timming de finalização;
- Linhas de passe em ultrapassagem - ruptura;
- Finalização;
- Mudança de atitude def/ata ata/def de acordo com a situação;
- Abertura e compactação do bloco
- Retirada da pressão;
- Retirada da pressão vertical aproveitando desorganizações;

Jogam dois meias, um primeiro volante e o atacante de centro, com o objetivo de finalizar a bola na goleira oficial. Já o trio defensivo composto por dois zagueiros e um volante, mais o goleiro, tem o objetivo de recuperar a posse e pontuar a bola em uma das goleiras pequenas.

____________________________________

GERENCIADOR - LA FUTEBOLL

Comunico aos amigos europeus, principalmente os portugueses, que finalmente consegui resolver os problemas relacionados ao pagamento vindo de Portugal. Portanto quem tiver interesse, e por ventura estiver esperando por alguma definição minha nesse sentido (pois já contactei todos os que a principio estavam a espera desta definição) , por favor entre em contato pois já estou com este setor funcionando perfeitamente.


____________________________________
CURSO

Estou para lançar um curso em parceria com o professor Cyro Leâes em breve postarei aqui informações mais precisas sobre. Por enquanto faço a citação do curso a distância do professor Rafael Cotta, especificamente sobre o treinamento físico no futebol em suas diferentes dimensões. Recebi o material e achei de alto nível o teor de informações. Mesmo que não defenda a dimensão física como ponta do processo de treino, seria no mínimo irresponsável dizer que a mesma não é importante.

O curso pode ser melhor visualizado em:

http://cdfp-cdfp.blogspot.com/

Grande abraço
Luis Esteves
la_futeboll@hotmail.com

2 comentários:

Douglas Tajes Jr. (Juca) disse...

Boa noite Professor Luis!

Gostei muito deste exercício e, peço permissão para reproduzi-lo com uma adaptação no meus trabalhos de campo com os meus jogadores. Abraço Juca.

Luis Esteves disse...

Douglas

Não precisa nem pedir, fique a vontade, se quiser publica-lo também.

Grande abraço