sexta-feira, 9 de julho de 2010

A LÓGICA DA BURRICE


“Em futebol de alto nível, eu diria que homem-a-homem não existe , «zonal» existe mas não me convence e «zona pressionante» é o futebol de hoje e o futebol de amanhã”.
José Mourinho


HOLANDA X ESPANHA

A final dos dois modelos de jogo mais ricos do mundial? Serão os modelos com maior crença nos seus princípios? Circulação, pressão, retirada da pressão, 4.3.3 / 4.5.1, abertura e compactação, os princípios do futebol moderno... estas equipes me parecem, apresentaram isso, aliado a outros inúmeros detalhes, dentre eles uma enorme imposição mental para impor um jogo sobre o adversário.


DECLARAÇÕES – ESPANHA 1X0 ALEMANHA

Comentários exdruxulos meus:
Jogamos muito bem, os jogadores foram valentes em todos os sentidos. Alguns foram extraordinários. Mas temos outro jogo pela frente, vamos ver se conseguimos ter tranquilidade com a posse de bola. O que precisamos é continuar nos sentindo à vontade em campo (Será isso a imposição mental?) e assim será mais fácil. A Holanda será um adversário difícil."

Vicente del Bosque, técnico da Espanha

"Os meus cumprimentos à Espanha, que vem sendo a melhor seleção dos últimos dois ou três anos. Acredito que os espanhóis ganharão o torneio. Eles são tão bons tecnicamente que conseguiram limitar completamente as nossas possibilidades (É dificil superar o talento) . Não fomos capazes de passar por uma marcação tão forte (Zona pressionante?). Os espanhóis deixam a bola rolar de tal forma que você é obrigado a correr atrás deles o tempo todo (Posse e circulação de bola? Retirada da zona de pressão?). Mal roubávamos a bola e já a perdíamos novamente (Zona pressionante denovo? reação rápida a perda da posse, mudança de atitude?). A nossa jovem seleção fez um torneio excelente, mas hoje as coisas não saíram como havíamos imaginado. É uma pena e é muito triste. Estamos todos decepcionados, mas a Espanha jogou bem demais.(Concordo)"

Joachim Löw, técnico da Alemanha

"Estamos muito felizes. A seleção fez a sua melhor partida até agora. Crescemos ainda mais nos momentos decisivos. Foi o nosso jogo mais completo, embora tenhamos merecido fazer mais gols. Estamos exultantes. O Pedro esteve impressionante, era reserva até a partida contra o Paraguai, mas somos 23 jogadores e todo mundo que entra ajuda a seleção. Nunca tinha passado por isso, o grupo todo tem mérito (Viva o coletivo, para algumas equipes ai que colocam toda a responsabilidade da equipe nas costas de um ou dois jogadores). É muito difícil chegar até aqui. É claro que estamos contentes em disputar a final, era o nosso objetivo, mas agora queremos mais, queremos ser campeões."

David Villa, atacante da Espanha

“Estamos muito contentes pela vitória, que foi merecida. Fizemos um grande trabalho, deixamos a nossa marca e dominamos a Alemanha, sobretudo no segundo tempo. Conseguimos nos sentir bem e controlar a posse de bola. A Holanda é uma grande equipe, com jogadores fortes, especialmente do meio-campo para a frente, e vem numa sequência muito forte. Mas nós temos que jogar nosso futebol, Se jogarmos como hoje, temos uma grande chance de vencer.”

Xavi Hernández, meio-campista da Espanha e Craque do Jogo Budweiser

"O jogo de hoje foi completamente diferente da partida contra a Argentina. Os espanhóis são mais organizados, jogam com toda a equipe para a frente e todos trabalham de forma compacta na defesa ( Não necessita de maiores comentários...aliás, o Messi jogou contra a Alemanha?). Sabíamos que seria um jogo de paciência para nós. Tentamos fazer o possível, mas a Espanha foi melhor no final. Poderíamos ter tentado jogar com um pouco mais de coragem. Infelizmente, ela acabou nos faltando."

Marcell Jansen, jogador da Alemanha
 
__________________
 
A LÓGICA DA BURRICE
 

Curiosidade, dirigido aos nossos diretores, coordenadores e "olheiros" procuradores de talento, treinadores (já que são estes que escalam) ou qualquer nomenclatura que queiram, quais os critérios de escolha de jogadores?
 
Cuidado com o fator estatura... veja só:
 
Sneijder = 1,70
Xavi = 1,70
Iniesta = 1,70
Puyol = 1,78
Pedro = 1,69
Casillas = 1,84
 
Médias muito baixas, já que para jogadores sub-15 por exemplo, querem jogadores com 1,80, 1,90...
 
Só alguns nomes que vão estar nessa final de copa do mundo. Então me parece um tanto cretino e estúpido o protocolo de avaliação que coloca entre seus critérios uma média de altura, isso é ser extremamente idiota, primeiro pelo fator excluidor antes mesmo de uma observação, depois pelo fator MEDIOCRIDADE, nada mais medíocre do que estabelecer médias.
 
Não me custa reconhecer que para algumas posições a altura é relevante, porém SEMPRE será secundária, se não  ÚLTIMA DAS PREOCUPAÇÕES, porque se fosse em muitos clubes aqui do Brasil, o Puyol por exemplo, dificilmente jogaria com esse TAMANHO, como diria o infelizmente aposentado professor Vitor Frade, essa é a lógica da burrice.
 
 
Grande abraço
Luis Esteves

6 comentários:

Alberto Tenan disse...

Caro Luís,
excelente a postagem, concordo integralmente. Atenção especial para o que você disse sobre a altura dos jogadores. Não diria somente a altura, mas qualquer fator físico ou técnico isolados do contexto do jogo. Quando dizemos que temos um bom jogador em nossos clubes, escolinhas... as perguntas que nos fazem é: Ele é grande? É forte? Bate bem na bola? Como você disse é cretino e estúpido! E o pior de tudo... é muito frequente!

Abraço.

Unknown disse...

Ótima postagem companheiro, segue escrevendo e opinando como poucos!!

http://www.glaubercaldas.blogspot.com

Agora resolvi me aventurar nesta área também!!

Forte Abraço

Luis Esteves disse...

Obrigado professore
Um grande abraço a todos!
Vou lhe visitar Glauber.

Anônimo disse...

Luis, excelente post... um adendo ao comentário final do post... sobre detecção de talentos... não podemos fechar os olhos e negar que altura e força são pré-requisitos que não são exigidos atualmente apenas no futebol, mas sim é uma tendencia universal do desporto... pegue os ultimos medalhistas olimpicos de 100m rasos e veja a evolução... o mesmo vem ocorrendo no tênis e, vejam só, até no judô! Não estou defendendo nem atacando esse processo de "privelegização" do aspecto físico, apenas destacando a tendencia contemporanea!
Quanto a detecção de talento... me veio uma questão um tanto quanto intrigante: o que determina um talento?? Sabemos sim que é a combinação de genótipo + fenótipo, mas o que mais precisamente? seria a experiencia motora já adquirida e assim a criança estaria adiantada em relação a seus companheiros? seria questões "neurais/fibrais"??w É de se estudar...
Grande abraço, Gilson

Anônimo disse...

Luis, excelente post... um adendo ao comentário final do post... sobre detecção de talentos... não podemos fechar os olhos e negar que altura e força são pré-requisitos que não são exigidos atualmente apenas no futebol, mas sim é uma tendencia universal do desporto... pegue os ultimos medalhistas olimpicos de 100m rasos e veja a evolução... o mesmo vem ocorrendo no tênis e, vejam só, até no judô! Não estou defendendo nem atacando esse processo de "privelegização" do aspecto físico, apenas destacando a tendencia contemporanea!
Gilson

Luis Esteves disse...

É uma tendência, de fato, e como falei não me custa reconhecer que para algumas coisas a altura é importante, mesmo assim não acredito que seja a preocupação principal.

O que me preocupa é a p´re-avaliação pelas médias, sem nenhuma avaliação qualitativa, esse é o problema, avaliações que definem, e dispensam jogadores, porque não vão crescer ate tanto, ou porque o pai e a mâe são baixos, isso é como disse antes a lógica da burrice, não se pode prever o que vai acontecer com precisão.

Por exemplo, pelas médias.

Se o atletismo na jamaica fosse selecionar todos os atletas pela média, o Usain Bolt nunca teria corrido corridas de velocidade, seria no máximo um fundista, porque existe a ideia de que para ter velocidade deve-se ser baixo, hipertrofiado, etc..

Como se explica então esse fenômeno? a partir de agora muda-se o parâmetro? agora todos vão querer corredores de velocidade com uma passada mais longa? ai seria cair sobre o memso erro.

Quanto aos fatores que influenciam na formação de um jogador acredito que são muitos, dentre eles a questão genética, a questão da estimulação do ambiente, e a questão do conhecimento específico sobre o jogo depois de determinado grau de maturação, com diferentes níveis de complexidade.

Quando se seleciona um jogador, para mim existem diferentes tipos de potencial:

- Potencial técnico - capacidade técnica apurada
- Potencial psicológico - capacidade mental apurada
- Potencial tático - capacidade decisional apurada
- Potencial físico - capacidades físicas apuradas

É muito comum jogadores apresentarem um destes potenciais muito desenvolvido, e outros bem abaixo, porém, todas estas dimensões são importantes dentro do jogo, cada uma mais em um setor o outro em um momento ou outro, em uma estratégia ou outra, o que eu acredito que não possa haver é, pegar uma destas variáveis e usar ela como parãmetro de escolha, acho que não.

Grande abraço