terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

MÉTODOS DE ENSINO

"Queiram ou não queiram os doutores do futebol, jogar bem ou jogar mal será sempre o reflexo do estado mental em que se encontra uma equipe. Nem só de pernas vive um grande time. "
Armando Nogueira, 1999.
Citado por Regina Brandão, 2004.



Quadro utilizado por José Guilherme em uma apresentação sobre Periodização Tática em que coloca os diferentes métodos de ensino, isso me lembrou uma entrevista dada por Ibrahimovic ao site da FIFA, em que perguntado sobre os treinadores Mourinho e Guardiola, comparou-os da seguinte forma: "A grande diferença é que Guardiola é mais activo e com isso quero dizer que quando ele explica algo nos treinos também demonstra fisicamente o que pretende", referiu Ibrahimovic em entrevista ao site da FIFA.

O fato é que temos 3 tipos de canais para a aquisição de informação, e um deles se sobressai sobre os outros alguns assimilam bem uma informação apenas escutando, outros precisam ver e outros precisam realizar para entender e assimilar.

Os estilos de aprendizagem utilizam 03 formas de percepção de informações e são elas:

- Visual: faz uso da visão como meio de obter e reter as informações;

- Auditivo: vale-se da audição para absorver informações e;

- Cinestésico: aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações.

Cada indivíduo, em regra, tem predominância em um destes (predominância, e não totalidade).


EXERCÍCIO
RECUPERAÇÃO ATIVA


Abraço

Luis Esteves

la_futeboll@hotmail.com

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARROS, Turíbio Leite; GUERRA, Isabela; Ciência do Futebol. Editora Manole. Barueri -SP - 2004. 338 Páginas.

OLIVEIRA, José Guilherme; Periodização Táctica: Um modelo de treino. Apresentação de slides. Faculdade de Desporto - Universidade do Porto - Porto - PT. Sem data.

4 comentários:

João Henrique T.L.C disse...

Luis, muito legal esse post. Tinha lido algo bem parecido com o que falaste numa coluna passada do Leitao. Este tinha falado que no momento em que o treinador precisa demonstrar algum comportamento que ele deseja que os jogadores facam, algo precisa ser revisto na metodologia. Em contra partida, voce nos mostrou esse quadro apresentado pelo prof.Doutor Jose Guilherme Oliveira bem como a informacao de que cada ser humano tem uma certa facilidade para algum dos tres tipos de percepcao de informacoes, o que deixa em aberto um possivel melhor "meio" para ser um canal reprodutor que visa transmitir percepcao de informacoes. Nao tenha uma convicao plenamente formado sobre o assunto, mas concordo com o Leitao, e acredito que nao existe essa necessidade de demonstrar, ee necessario sim uma boa capacidade de se explicar e dar adequados feedbacks, como exemplo Mourinho. EE o que penso no momento... realmente muito bom esse tema que abordaste.

Um abraco!

Luis Esteves disse...

Fala professor
obrigado
bom, vejo esse assunto da mesma forma como vejo a variedade de possibilidade de exercícios. Temos uma tônica, mas podemos em certos momentos usar um ou outro artifício pra atingir determinado resultado, o próprio Mourinho diz utilizar de vez em quando exercícios analíticos, portanto é só uma questão de saber o momento, quanto a demonstrar não vejo como falha, mas se vc faz isso sempre, logicamente esta desequilibrando a favor deste método, o que gera problemas, assim como nunca demonstrar nada, também pode gerar erros e dúvidas, pois nem todos tem a mesma capacidade cogntiva e nem todos os treinadores tem a possibilidade de escolha que o Guardiola e o Mourinhotem.

Grande abraço
e estousabeno que as imagens não estão abrindo, vou ver se consigo corrigi isso.

João Henrique T.L.C disse...

Entendi teu ponto de vista, professor Luis... Realmente tens razao, o importante ee saber mesclar os metodos para as diversas situacoes e nao "viciar" o jogador com um ou outro metodo, ate pela questao das diferentes percepcoes de informacao que colocaste. Interessante tambem saber que Mourinho usa esporadicamente exercicios analiticos, nao sabia... Professor, em relacao as imagens, caso esteja as upando pelo proprio blog nao faz sentido que nao estejam abrindo grande, talvez o erro seja que estejas upando externamente (nao sei se estas fazendo isso).

Um abraco!

Beatris disse...

Luis,

Este tema é interessantíssmo! Parabéns por ter abordado-o!!

Bom, gostaria de contribuir com a minha visão, enquanto psicóloga, neste assunto:
Essa estruturação elaborada por R. Dilts, Richard Bandler e Jonh Grinder, precursores da Programação Neurolinguística, é extremamente relevante e vem sendo utilizada por profissionais de diversas áreas com o intuito de buscarem maior assertividade na comunicação.

Na área empresarial, em treinamentos de equipes, por exemplo, é raríssimo um treinador que não utilize em sua comunicação, uma linguagem e/ou técnicas para explicarem o que desejam a partir destes 3 principais sistemas representacionais.

No que diz respeito a área de vendas, então isso já é quase uma unanimidade. O mercado está cheio de cursos para vendedores conseguirem identificar o canal perceptual de seus clientes para que consigam efetivar mais vendas e fazê-las gerando mais satisfação aos consumidores.


Penso, como acredito q vc tb, que tb no caso de treinamento de atletas, é importante q o treinador busque se comunicar utilizando linguagem que facilite o entedimento de informações em qq um destes sistemas representacionais, já q nós, estudiosos na área sabemos que a probabilidade de atingirmos os objetivos que temos com as informações passadas aumenta significantemente se atingirmos o sistema representacional principal das pessoas.

Preciso dizer que amei a frase que inicia a reportagem!! Espetacular!!! E isso abre muitas possibilidades de discussões e aprendizagens mútuas!!!

Mais uma vez, parabéns pelo blog e pela visão diferenciada de enxergar o atleta.

Beatris