sábado, 27 de fevereiro de 2010

MECANISMO DE INTERCONEXÃO DE SETORES

“ Quem só teoriza, não sabe. Quem só pratica, repete. O saber nasce da conjugação da teoria e da prática.”

Manuel Sérgio


O objetivo deste tópico é colocar um mecanismo simples de conexão de setor. Quando estamos com a bola no setor defensivo, com um dos zagueiros por exemplo, muitas vezes vemos uma circulação horizontal, que é boa, porém o objetivo do jogo é progredir com a bola, até o gol adversário, e para isso existem alguns tipos de saída, pelo meio, lado ou longa. Aqui vou colocar um exemplo simples de saída pelo meio que costumeiramente se pode ver o FC Barcelona fazendo, é bem simples. Porque se chama mecanismo? porque é uma movimentação coletiva previamente treinada, porém não mecãnica, ela depende da situação que ocorre, a qual não temos como prever exatamente, mas podemos tentar prever as hipóteses, preparando a decisão correta para acontecer, como disse não existe somente este tipo de conexão, pode-se fazer o mesmo com o lateral, ou com um atacante buscando, ou com uma bola cavada no fundo, tanto faz, mas vamos ao exemplo.

MOMENTO: Transição Ofensiva (Ao retomar a bola)
PRINCÍPIO: Retirada da bola da zona de pressão (Setor defensivo)
SUB-PRINCÍPIO: Mecanismo de Interconexão de setores

Aqui se vê a equipe posicionada com setores demarcados para melhor entendimento.


O Momento é a Transição Ofensiva, considero a equipe chegando a Organização Ofensiva apenas após a retirada da bola da zona de pressão, antes disso ainda considero Transição Ofensiva, mesmo que fique vários segundos com a bola. No caso o zagueiro direito, ou Zagueiro Central (2) está com a bola e fará a retirada da mesma do setor de pressão, para isso precisa de uma aproximação do volante do seu lado, o que eu chamo de Busca da bola.


O volante busca, ele pode receber ou não. Se receber a bola desmarcado vira e conecta o setor de meio ao ataque, ele pode também apenas chegar tocando, ou como se fala em campo, carimbando a bola e retornando ela devolta ao zagueiro, ao fazer isso ele muda a direção, e busca uma diagonal ofensiva, abrindo um espaço onde estava ocupando.



Gera-se então um espaço vazio, este espaço poderá ser ocupado de diversas formas, uma delas é a nossa prevista aqui, outra poderia ser a saída do próprio zagueiro com a bola, poderia ser a busca do meia paea receber.




No caso utilizaremos o volante do lado oposto para ocupar este espaço e fazer a conexão do setor, ele recebe, desmarcado e vira, conectando o meia ou o volante.




Movimentação triangular dos jogadores de Meio, por alguns instantes existem dois meias, após determinada definição de lance volta-se aos dois volantes.





Movimentação ocorrida, conexão feita, a partir daí entra-se em novos princípios.

Abraço.
Luis Esteves

3 comentários:

João Henrique T.L.C disse...

Luis, bastante pertinente a abordagem desse tema, que nao ee uma coisa muito vista ate mesmo na literatura sobre futebol. Esse topico facilita e ajuda o entendimento sobre os mecanismos. E pensando um pouco alem... Acho que os mecanismos podiam ser mais pensados e usadas tambem como uma "analise" de jogo nosso e adversario, afinal ele revela uma estrategia da equipe.

Um abraco!

Luis Esteves disse...

Sem dúvida
O Mourinho me parece que chama isso de coportamento padrão, que na verdade inclui um conjunto de comportamentos que determinada equipe apresenta, dentre eles estão estes mecanismos, que podem ser mecânicos ou não, os mec^nicos são os que ocorrem de forma automática, os não mecânicos são os que ocorrem de acordo com a situação, ou seja são ligados a capacidade decisional do jogador.

A situação ocorre e ele decide, porém não pode ser só improviso só pq quando se trabalha em Periodização Tática buscamos dentre outras coisas melhorar a tomada de decisão do jogador , existe pequeno mecanismos em cada setor, verticalmente e horizontalmente na estrutura de jogo, e isso muda de equipe para equipe, de estrurura fixa e móvel de cada equipe, pois depende dos jogadores que se tem.

O exemplo buscou a saída pelo meio, poderia muito bem ser uma saída pelo lado, eu mesmo utilizo, em caso de fecharem o meio e o lado, meu lateral sobe meu volante abre e recebe e sai pelo lado com a bola é uma opção, porém se o lateral estiver livre ali ele não precisa fazer isso, ou seja, ele tem opções previstas.

Quando percebemos deter minadas situações desse tipo no adversário, fica mais fácil de programar determinada estratégia para algumas ações, dentre elas a pressão por exemplo.

Um grande abraço

João Henrique T.L.C disse...

Entendi, Luis... Lendo o que voce escreveu sobre os mecanismos me veio em mente um texto que encontrei de uma entrevista de Nuno Amieiro a Pep Guardiola que fala de forma bem parecida, nao sei se voce ja viu, caso nao tenha vista eu copiei pro meu blog e aqui esta o link: http://filosofiatatica.blogspot.com/2010/02/apos-conversa-com-guardiola-esboco-de.html

Quando voce citou a pressao como um exemplo de operacionalizacao de mecanismo, me veio tambem o comentario do Leitao sobre a final do Mundial, em que o Estudiantes fez um mecanismo movel setorial com o seu meio de campo para tentar impedir a circulacao de bola e avanco do Barcelona. Ou seja, voce identificando, como falaste, o problema, fica mais facil encontrar uma solucao adequada.

Abraco professor!