“ Quem só teoriza, não sabe. Quem só pratica, repete. O saber nasce da conjugação da teoria e da prática.”
Manuel Sérgio

O objetivo deste tópico é colocar um mecanismo simples de conexão de setor. Quando estamos com a bola no setor defensivo, com um dos zagueiros por exemplo, muitas vezes vemos uma circulação horizontal, que é boa, porém o objetivo do jogo é progredir com a bola, até o gol adversário, e para isso existem alguns tipos de saída, pelo meio, lado ou longa. Aqui vou colocar um exemplo simples de saída pelo meio que costumeiramente se pode ver o FC Barcelona fazendo, é bem simples. Porque se chama mecanismo? porque é uma movimentação coletiva previamente treinada, porém não mecãnica, ela depende da situação que ocorre, a qual não temos como prever exatamente, mas podemos tentar prever as hipóteses, preparando a decisão correta para acontecer, como disse não existe somente este tipo de conexão, pode-se fazer o mesmo com o lateral, ou com um atacante buscando, ou com uma bola cavada no fundo, tanto faz, mas vamos ao exemplo.
MOMENTO: Transição Ofensiva (Ao retomar a bola)
PRINCÍPIO: Retirada da bola da zona de pressão (Setor defensivo)
SUB-PRINCÍPIO: Mecanismo de Interconexão de setores
Aqui se vê a equipe posicionada com setores demarcados para melhor entendimento.

O Momento é a Transição Ofensiva, considero a equipe chegando a Organização Ofensiva apenas após a retirada da bola da zona de pressão, antes disso ainda considero Transição Ofensiva, mesmo que fique vários segundos com a bola. No caso o zagueiro direito, ou Zagueiro Central (2) está com a bola e fará a retirada da mesma do setor de pressão, para isso precisa de uma aproximação do volante do seu lado, o que eu chamo de Busca da bola.

O volante busca, ele pode receber ou não. Se receber a bola desmarcado vira e conecta o setor de meio ao ataque, ele pode também apenas chegar tocando, ou como se fala em campo, carimbando a bola e retornando ela devolta ao zagueiro, ao fazer isso ele muda a direção, e busca uma diagonal ofensiva, abrindo um espaço onde estava ocupando.

Gera-se então um espaço vazio, este espaço poderá ser ocupado de diversas formas, uma delas é a nossa prevista aqui, outra poderia ser a saída do próprio zagueiro com a bola, poderia ser a busca do meia paea receber.

No caso utilizaremos o volante do lado oposto para ocupar este espaço e fazer a conexão do setor, ele recebe, desmarcado e vira, conectando o meia ou o volante.

Movimentação triangular dos jogadores de Meio, por alguns instantes existem dois meias, após determinada definição de lance volta-se aos dois volantes.

Movimentação ocorrida, conexão feita, a partir daí entra-se em novos princípios.
Abraço.
Luis Esteves