sábado, 7 de abril de 2012

EXERCÍCIOS

" Quando eu tinha dezessete anos lembro de ter lido algo como:
"Se você vive cada dia como se fosse o último,
um dia você acerta"
Isto me impressionou.
E desde então ao passar de trinta e três anos,
eu olhei no espelho toda manhâ me perguntando:

Se esse fosse o meu último dia de vida,
eu desejaria fazer o que farei hoje?
Quando a resposta foi não por dias demais,
eu soube que precisava mudar algo."

Discurso de Steve Jobs  para a turma de formandos de 2005 da Stanford University.
______________________________________________________________________

Peço desculpas pelas poucas postagens, mas ultimamente tenho tido menos tempo para elas, porém este blog continuará sempre em atualização mais ou menos regular, não buscando a quantidade, mas sim a qualidade em termos de postagem. Agradeço a todos os que continuam acompanhando este blog.

EXERCÍCIOS

Vou postar três exercícios interessantes que utilizamos nos últimos tempos aqui no EC Pelotas. Créditos ao professor Martinho Inácio (Preparador Físico do EC Pelotas) pela realização dos exercícios, ao qual na verdade se não estão ai da forma original, sofreram pequenas adaptações apenas.

EXERCÍCIO 1

Situação de finalização:

Exercício simples de finalização, em situações diversas. Basicamente três filas de jogadores, cerca de 3 ou 4 por fila, dependendo da recuperação desejada, onde cada fila possui um número, e cada número poe dentro do campo determinada equipe, que podem variar diversos confrontos, dentre eles 1x1, 2x2, 3x3, 2x1, 2x2, 3x2, 3x3, 3x1.



Este exercício exige grande concentração, pois o que define a situação é o comando de voz do treinador. Ao dizer uma sequência de números, determinado grupo de jogadores irá sair e jogar.

Por exemplo: O treinador fala 1, 2, 4, e 6, então estes jogadores saem e jogam.  (Neste caso citado, seria uma situação 3 contra 1).

Bom, vamos ao exemplo do gráfico acima:

No caso ocorreu uma situação de 3 contra 2, onde o time azul possui a superioridade Não considerando o goleiro), desta forma deve atacar a goleira grande. A equipe verde, em inferioridade deve ao recuperar a bola e rapidamente procurar sair da pressão azul buscando uma das goleiras pequenas.

Porém, quando o treinador usar a palavra TODOS, ou até mesmo citar todos os números, ou quando citar sequências em que haja igualdade numérica, como 1x1, 2x2, as duas equipes devem finalizar na goleira grande. No caso de 2x2, ou 3x3 pode-se colocar um número de passes mínimos como 1 ou 2 passes antes de finalizar para haver alguma circulação, ou até mesmo deixar livre para finalizar assim que recuperar a posse da bola.


EXERCÍCIO 2

Retirada da Pressão:

Exercício interessante para buscar uma transição ofensiva rápida e objetiva. Dois grandes grupos com uma goleira no centro do campo, o objetivo é finalizar, porém não antes de uma retirada da zona de pressão no jogador coringa do outro lado, após isso a equipe pode finalizar normalmente.



Exemplo: Acima o grupo verde tem a bola, e neste espaço de campo, a superioridade do coringa (jogador vermelho) é desta equipe, cabendo a estes buscar o gol. Já a equipe amarela deve tentar recuperar a bola e buscar o jogador coringa que esta isolado do outro lado do campo, e a partir dai buscar finalizar ao gol, cabendo ao verde ir recuperar a bola imediatamente.

para haver uma aleatoriedade na disposição dos campos de ataque das equipe, deve-se, a cada finalização, manter a bola com a equipe que finalizou, porém, sempre no outro lado do campo, dessa forma as equipes sempre estarão atacando em campos diferentes, evitando a fixação do campo de ataque e defesa. 


EXERCÍCIO 3

Bobinhos com alternância de campo:

Exercício em que dois, três ou até mesmo quatro campos são colocados em distâncias que podem variar de 10 a 20 metros, até mais dependendo dos objetivos do treino.


Exemplo acima: São neste caso 3 campos, onde jogam 8 jogadores, sendo 3 por fora e 2 por dentro. O objetivo de cada equipe que esta por fora, em cada campo é trocar determinado número de passes, ou simplesmente fazer um passe por dentro da dupla que está no meio, fica a critério do treinador, pois o número de passes estimulará mais a circulação, já a passagem da bola pelo meio, estimulará mais o fechamento de espaços da dupla que defende.

Se algum jogador que esta por fora, errar o passe, imediatamente ele e o jogador ao lado direito devem se deslocar para o campo seguinte, sendo a partir daí a dupla de meio deste campo. Caso o grupo que esta por fora com 6 jogadores consiga o seu objetivo, a dupla que esta no meio deve seguir para o próximo campo e continuar no meio como bobo.

Pode acontecer em alguns momentos uma dupla chegar e outra ainda estar no campo, nesse caso, uma alternativa é um comando de voz da dupla que esta chegando, fazendo imediatamente a dupla que esta dentro, caso ainda não tenha atingido seu objetivo, saia e passe para o outro campo.

 ______________________________

LIVRO


Com enorme satisfação que publico aqui o livro do professor Bruno Pivetti, direcionado especificamente a Periodização Tática. Merece destaque pela qualidade. Já publiquei aqui em 2010 um relatório do próprio Bruno, no qual ele descreve o estágio que fez no FC do Porto com o então treinador e professor José Guilherme Oliveira.


Este relatório pode ser visto em:


Inclusive aproveito para anunciar que em breve estarei publicando uma entrevista com o próprio Bruno Pivetti, relacionada a Periodização Tática e outros assuntos do contexto do futebol.

O livro pode ser adquirido em:


____________________________


TREINADOR DESTAQUE


Gostaria de aproveitar e parabenizar a campanha que o professor Fabiano Daitx vem fazendo no Guarany, clube de Camaquã, pela segunda divisão do estado, onde com uma grande campanha vem liderando seu grupo, a frente de clubes maiores, com mais tradição e investimento que o Guarany. Parabéns Fabiano e a comissão técnica do Guarany, bem como o grupo de jogadores.





__________________________
Um grande abraço
Feliz páscoa a todos.

Luis Esteves

Um comentário:

Futebol disse...

Obrigado por publicá-lo era de vários dias à procura de um livro sobre as táticas do futebol.