domingo, 26 de fevereiro de 2012

EXERCÍCIO - LOSANGO

EXERCÍCIO
LOSANGO

Exercício bem próximo em termos estruturais à alguns já postados aqui, mas com um fator determinante em termos de tomada de decisão. Diferencia-se de outros exercícios do tipo pela possibilidade de criação de situações baseadas na decisão do companheiro que tem a bola, o que proporciona uma rápida tomada de decisão para quem irá fazer o próximo movimento .

Outro ponto interessante que o exercício estimula é a comunicação. Para o bom funcionamento é importante uma comunicação clara, no tempo certo, o que é fundamental no futebol.

Quanto aos movimentos, depende de cada treinador, no caso ai irão aparecer três movimentos, porém podem ser mais ou menos, depende do que se quer estabelecer em termos de comunicação. É interessante a criação de palavras chave, no caso ai usamos palavras como: Pisa, Passei, 1/2, Vira, ou seja palavras curtas que possibilitam um entendimento e uma antecipação rápida do próximo momento.

Em termos de dinâmica é bem simples, a bola segue uma direção sempre. O jogador passa e segue para a próxima estação, onde, dependendo da ordem que der, irá realizar determinado movimento, podendi inclusive voltar a ser o próximo a passar, como é o caso no exercício abaixo, que em determinado momento o jogador passa a bola, ultrapassa a estação e volta a recebe-la para fazer um novo passe.

É importante salientar que quem dá a ordem é o jogador que esta com a bola, e irá tomar a decisão do que irá acontecer, cabe ao próximo jogador que irá receber a bola, realizar o que foi pedido, e se preparar para no próximo lance escolher uma situação.

Créditos ao professor Ricardo Leão, que nos apresentou este exercício aqui no E.C.Pelotas.

IMAGEM DO EXERCÍCIO:

Cada losango representa um movimento.


VÍDEO:


Grande abraço a todos.
Luis Esteves
la_futeboll@hotmail.com

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

HOLANDA - 1974

Estou colocando um belo documentário que tem como ênfase a análise da seleção holandesa de 1974. Parabéns ao autor e obrigado ao meu amigo Diego Gomes por me mostrar os vídeos.













Grande abraço a todos
Luis Esteves
la_futeboll@hotmail.com